Antes o Brasil era super previsível, o partido poltiico no poder, com mais dinheiro, mais coligações e intimidade ($) com a midia era simplesmente soberano. Quando Lula tentou se eleger da primeira vez e perdeu, foi pelo simples fato de a midia ter o massacrado, colocando como alcoólatra, vagabundo, tudo de ruim e mais um pouco. Já na eleição que ele ganhou, não foi bem assim, a midia ja via os beneficios com sua candidatura, então apoiou. E foi dito e feito, nunca receberam tanto dinheiro como na época dele. As revistas/Jornais tinham poder sob a classe media/burguesa, e o que passasse na tv era absoluto para os sem acesso a muita informação. O que aconteceu com o Brasil nesses ultimos anos, é de longe a maior ruptura com esse modus operandis.
O candidato que tinha o apoio de ''todos'' que antes, sempre funcionara, com tempo de tv e dinheiro de sobra de campanha, não conseguiu sequer ser levado a sério. Isso grande parte se deve à internet, sim, ao simples fato de ter mais uma ''fonte de informação'' aos mais carentes da mesma. O gado eleitoral sempre será gado eleitoral, não tem como você ensinar filosofia, historia, macroeconomia, geo-politica, ou coisas do tipo para a sua tia que mal tem tempo pra cuidar dos filhos ou sua vó, coitadas. Essas mudanças graduais ocorrem com a morte, e a renovação de ciclos humanos, sim soa cruel mas é assim que funciona, as gerações vão morrendo, e com elas, ideias que somente elas ainda relutavam em ter, morrem junto.
A liberdade está sendo debatida pela primeira vez de forma séria aqui, pois a liberdade é apartidária. Isso tem um peso enorme nas mudanças que irão ocorrer ao longo dos anos, eu sei que muitos tem visões pessimistas extremas, porém estou um pouco otimista quando se fala de Brasil, sério, pode soar estranho, mas como vocês citaram acima, ''A legalização das drogas não ocorre, ou aborto ou direitos individuais'' mas pra esse tipo de coisa ocorrer, ela tem que simplesmente vir a debate, e quando digo debate eu digo essa coisa tem que ser vista, simples. As drogas não são legalizadas porque isso simplesmente não é debatido, não se engane, se tem marcha da maconha, ou o pessoal do meio que usa cannabis que fazem um barulho, mas isso sequer esta nos niveis do debate que é preciso para essa coisa ser vista. Pois droga pra ser liberada aqui, no maximo daqui alguns muitos anos, a maconha, conforme o mundo todo for legalizando, pois a visibilidade será enorme e o debate, inevitável.
Porém estamos nesse ponto onde a liberdade é conhecida pelas pessoas, elas entendem que mesmo invisível, pode ser pega na mão, e quando eu digo isso, não digo o gado eleitoral, que grita amo lula, ou amo bolsonaro, digo quem realmente se deparou com essa coisa fantástica, e jamais irá abrir mão. A liberdade financeira que estamos presenciando, é uma coisa jamais vista nos últimos milênios de humanidade civilizada, é talvez a melhor época para se estar vivo, sério, esse marco jamais será esquecido para as gerações futuras e esse capitulo da história, será marcado com negrito nos livros.
Podemos desfrutar de sermos donos de nós mesmos, pela primeira vez, de fato. Só que isso é apenas uma pequena parte do ''nós'' Liberdade econômica, digamos é 1/10 do que realmente importa, nós estamos apreciando isso nascendo. E sinceramente, só 1/10 do todo, ja causa um caos no sistema vigente, no mundo. Todos estão desesperados, não é teoria da conspiração, banqueiros, antes mais poderosos que o próprio Odin, estão se vendo com dores de cabeça, e isso mal começou, mas eles são inteligentes, sabem que isso é um processo que não tem volta.
A liberdade esta nascendo em sua mais pura forma, aquela que não pode ser esmagada, corrompida, ou modificada, ela esta no ar, e quem não gosta disso, não tem como combater tal coisa. E estamos debatendo esse tipo de coisa, porque essa coisa esta aqui, pra nós, sendo vista, é parte da nossa realidade. Porém, não é realidade da maioria, e muitos desses vão morrer sem respirar esse ar puro que esta nascendo. Porém, vai ter gente que vai nascer já respirando ar puro, e vão ter o rastro daqueles que nasceram em um ar mais nocivo do que o de Marte. O histórico e a luta destes, que irão passar o bastão adiante, é uma coisa que já não tem mais volta. E estamos debatendo isso hoje, isso está acontecendo, hoje sonhamos com liberdade absoluta, estamos falando disso, de liberdade absoluta, de meios possiveis
de como de fato diminuir os estados e até extingui-los, vemos exemplos de paises próximos a isso, e ja estamos começando a murmurar.
O problema é que somos imediatistas, queremos tudo pra hoje, não costumamos olhar na escala evolutiva ou civilizatória dos nossos ancestrais, ou dos futuros descendentes. Porém estamos debatendo, de um fórum [olha como falar isso seria ridiculo 20 anos atrás] o mundo está sendo mudado. Hoje temos 1/10 da luta que é pela liberdade financeira, que constitui em outros 1/10 das outras liberdades que precisamos para evoluir como seres humanos.
Ainda não atingimos a auto-suficiência sequer financeira, mas é questão apenas de tempo. E através de 1/10 dessa liberdade incompleta, já estamos falando naqueles outros 10/10 das outras liberdades tais como, cartórios na blockchain, viagens, hotéis, sites de apostas, mobilidade urbana, saúde, educação, segurança, essas coisas básicas, sem nem termos concluído a primeira de 10 etapas, da liberdade financeira, para então partirmos para a 2/10 das outras lutas, porém, nós já estamos falando delas,e isso é simplesmente único na historia da humanidade, estamos falando da verdadeira liberdade.
E isso está sendo difundido também no Brasil, se Haddad assumisse, quebrasse o governo, ou qualquer coisa do tipo, esse processo apenas iriia ser acelerado, se bolsonaro ganha, e ocorre um golpe militar, esse processo também só será acelerado, na escala civilizatória, após esses acontecimentos, o salto para o lvl 2, na verdade seria um salto para todos os leveis, ao mesmo tempo. Mas voltemos a analisar de maneira gradativa, independente do que aconteça, esse processo não será revertido, é inevitável não ser otimista com tais fatos batendo na sua cara. Se eu estiver vivo para presenciar, que sejam, 5/10 desse processo concluído, ou quem sabe a abolição pelo menos da moeda sendo emitida pelo estado, eu serei o cara mais feliz do mundo. Nós estamos fazendo história, não se incomodem com uma eleição ou duas, a nossa vitória é a passos lentos, pois a cada passo dado em direção da liberdade, no nosso modelo, não há nada que possam fazer para retroceder nosso caminho, assim como o bitcoin vem desde 2008, hoje 10 anos depois, nada que possam fazer vai anular esse processo. Então, meus amigos, sejam otimistas, nem tudo está perdido, se soubermos apreciar o que realmente importa e o que será lembrado na época em que vivemos, como o de mais importante, assim como lançaram muitas coisas na época de Nicola Tesla, e tinham fazendeiros ricos e gente importante, e gente inventando bugigangas, apenas o feito mais importante de ter dado luz ao mundo é realmente o que importa.