Estava pensando investir em Bitcoin, mas depois de muita pesquisa, percebi que cheguei atrasado.
Há vários indícios que o mercado entrará em colapso em breve:
Em todos os cálculos de viabilidade de mineração, sempre dá prejuízo
Dificuldade com crescimento exponencial
Mineradores experientes estão vendendo suas máquinas com preços bem abaixo do mercado
O mercado vem acumulando perdas consideráveis
O volume de negócios está em declínio
Vários exchanges deram golpes que abalaram significativamente a confiança no mercado
A moeda tradicional, desde que foi abolido o sistema de lastro em ouro, se sustenta através da confiança e da imposição do Estado.
No caso do bitcoin, a confiança está irremediavelmente abalada.
Se for considerada como mercadoria, perde-se sua finalidade e a coloca ainda mais perto do abismo.
A moeda em si não tem valor. A sua valorização se dá pela capacidade de facilitar a troca de mercadorias, estas que realmente possuem o valor (utilidade).
Qual a utilidade do Bitcoin se for considerada como mercadoria? Nenhuma!, pois não há qualquer tipo de valor agregado.
A aceitação do Bitcoin (moeda) está em declinio, e a cada dia menos locais a aceitam para trocar por mercadorias, e consequentemente menos valor agregado.
Restará apenas a especulação no mercado de cambio, que também está em queda, até o ponto de não valer mais nada.
A não ser que entre grandes players no mercado, injetando muita grana real, e trazendo a confiança de volta, o Bitcoin está fadado a morte.
Por outro lado, o mercado pode se equilibrar com a diminuição dos mineradores, e a escassez do bitcoin puxar a cotação para cima, mas mesmo assim, apenas o deixaria moribundo por mais algum tempo.
Mas é claro, quem já está no jogo vai negar isso até a morte, pois precisa recuperar seu investimento.
Agora divagando...
Todos esses golpes de exchanges ocorreram devido a imensa especulação.
O dinheiro real só entra quando ocorre a troca entre bitcoin<>dinheiro real.
Junta a expectativa exagerada de lucros, depois soma-se o imenso número de mineradores injetando bitcoins no mercado, que de valor real não trouxeram nada.
A cotação sobe a valores estratosféricos, e aí todo mundo pensa: está na hora de colher os frutos, vou converter em dinheiro real
Aí um vende, outro vende, e num efeito cascata está todo mundo vendendo (com o mercado em queda, a tendencia é que todos procurem um ativo mais seguro)
Mas espera aí, o dinheiro real é muito pouco se comparar com a imensa valorização e os bitcoins injetados pelos mineradores.
Não há dinheiro real suficiente para fazer a conversão, e a única saída dos exchanges é fechar as portas para não quebrar, ou melhor, dizer que foram hackeados
Duvidam??? Só começar um onda de saques em qualquer exchange que na mesma hora eles fecham as portas, para depois anunciar o ataque hacker.
No tradicional sistema fracionário acontece o mesmo problema, mas pelo menos tem o Fundo Garantidor, como o próprio nome diz, garante que os valores sejam honrados, no caso, até o teto de R$ 250.000,00