Alguns detalhes que eu não tinha entendido ainda. O Marcel disse que a SEC tem principalmente dois argumentos que sempre usou para não aprovar os ETFs: a maioria do volume de negociação de BTC vir de exchanges não reguladas e com um par não regulado (USDT) e a quantidade de Wash trades que existe no mercado, inflando muito os números. Basicamente, o argumento é que a maior parte das negocições ocorre com pares e empresas sem qualquer regulação e que nesse cenário, a aprovação não poderia ser feita.
O que acham disso?
Faz sentido, como falo abaixo, acredito que pode ser até para evitar processos.
imagina um monte de americano processando a BlackRock, Nasdaq, etc etc pq teve volume fake, manipulacao de preco, stable coin sumindo, etc?
Eles não regulavam, porque o negocio é feito por impressas sem regulação? Se não existe regulação, como é que o negocio é feito sobre regulação?
A SEC não quer expor os clientes deles (cidadaos americanos que operam em bolsa) a um ativo que é negociado num ambiente sem regulacao (as corretoras de cripto). Isso pode até dar uma margem pra processos.
Não existem regras claras de regulação para exchange de criptomoedas. Como a binance, Kucoin, Kraken, Okex... que atuam mundialmente e ocorrem todos os problemas que a Disruptivas mencionou.
Pra voce ter ideia de como esse negocio de operar na bolsa é serio... Aqui no Brasil teve uma epoca que a Presidente da Petrobras estava envolvida em falcatruas e mentiu em varios comunicados oficiais. A Petrobras tem ações no bolsa brasileira em americana.
Os americanos processaram a petrobras nos EUA por conta das alegações falsas, e a petrobras pagou quase 2 bilhoes de dólares por enganar os acionistas.
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/27/economia/1538056663_885119.html