Entendi isso, mas ainda acho que é uma frase que é mais errada do que justa.
Digo isso pois você sempre conseguiu armazenar os 15 MB separados em transações diferentes, nada mudou nesse sentido. O software que agora interpreta de forma que consegue olhar 20 transações de 0.75 MB e localmente formar esse arquivo de 15 MB.
Lendo essa frase, é bem fácil de achar que algo realmente mudou nos blocos, até por que tem gente dizendo que os Ordenals estão usando de vulnerabilidades e blablabla (errado, diga-se de passagem).
Concordo, acho que é um jeito errado também. Daria pra falar: agora dá pra relacionar informações maiores que a do tamanho total do bloco???
Nota que eu não questiono se os NFTs tem ou não tem valor. O valor de algo, só depende o que alguém esta disposto a pagar por ele.
O que eu questiono é a forma de gerar ou guardar essa informação. Acho que não devia ser na camada principal do Bitcoin. Mas, os especialistas na área irão concluir se é assim ou não, melhor do que eu...
Fiquei pensando aqui agora. Considerando que o Ordinal adiciona valor ao ecossistema dos NFTs por permitir o armazenamento on-chain do dados que está atrelado ao NFT (aqui partimos da hipótese que descentralização é um valor), fiquei pensando, não poderíamos fazer A MESMA coisa na blockchain do ETH? Resolvendo a crítica feita aos NFTs do ETH, mas dentro do proprio ETH? ou das outras blockchains.