as únicas vantagens que vejo de estar num grande centro urbano hoje são
- facilidade de acesso à alguns produtos e serviços (desde manutenção de computadores, até comprar alguns produtos específicos)
- facilidade de transporte para qualquer lugar do Brasil/Mundo
Existem outras coisas que sinto falta de São Paulo, principalmente relacionadas à vida cultural. Os museus, os bares, a vida intelectual. Isso que tu citou, de acessar produtos e serviços, eu nunca senti nenhuma dificuldade. Talvez você tenha requisições muito específicas. Entretanto, eu penso cada vez mais e mais em ir para o interior, então talvez essas questões comecem a ter um peso maior. Acho que quando pensamos em ilhas ou comunidades rurais, o correio pode fazer bastante falta, até mai do que ''a facilidade de transporte''. Mais algo entre ter vs nao ter, do que ter facilmente vs nao ter.
sobre produtos específicos:
as únicas coisas mais difíceis de encontrar em alguns lugares que acabo consumindo com frequência são: queijos de leite cru (não pasteurizados) e carnes vermelha e branca orgânica/sem antibiótico/sustentável/etc
e o chocolate de vez em quando mas agora que eles atendem diretamente o consumidor final é mais fácil
realmente, a vida cultural é outro ponto muito bom e que muda muito em lugares menores
por mais que hoje tenhamos milhares de opções para streaming e games, ir ao teatro/museu/shows fica bem mais díficil, mas também é algo que se não estiver tão longe assim das grandes cidades dá pra viajar de vez em quando pra assistir algo especial
<..>
Quanto mais e mais e mais eu penso nos aspectos pós e contras da vida na cidade vs campo, eu penso que a MELHOOOOOR alternativa de todas que temos é fundar uma sociedade juntos
Não precisa ser uma ilha hiper cara no meio do nada, só uma comunidade no interior, e ao estar juntos, podemos formar;
- Associação dos Mineradores
- Rede de apoio psicológico aos traders e fundamentalistas que não compraram SHIBA
- Encubadora de experimentações de protocolos DeFi
- Salinha dos gamers play-to-earn
Que mais?
boa! tem a parte social também realmente, mas mesmo na cidade dá pra aprofundar relações e focar em menos gente, mas maior qualidade de presença, por exemplo.
Super topo a parte da sociedade bitcointalkiana! hahaha
inclui aí nesse grupo de traders as salas Degen/DeFi/NFTs