@Disruptivas, se não me engano, esse "tipo de nação" já existe atualmente.
edit: Acabei de fazer uma pesquisa e... de fato isso existe, chama-se Liberland, foi criada por Vít Jedlička e esse país se situa entre Croácia e Sérvia.
Não existe nenhum imposto e eles prezam a liberdade economica. As moedas oficiais de Liberland, é Méritos (LLM), acredito que deva ser algum tipo de token, e também o Bitcoin
Isso não é EXATAMENTE uma DAO Solarpunk, mas acredito que seja algo similar a isso!
Eu conhecia já a Liberland e inclusive sempre houve uma fila imensa de pessoas interessadas a ir pra la. Acho que está até fechado os pedidos - talvez até pela pandemia?- não sei.
Mas de qualquer forma, sempre fico pensando no potencial do Brasil de construir algo assim, devido as caracteristicas naturais do nosso pais. No caso desses países, eu não sei como funciona um sistema agroflorestas na neve. Claro que deve ser possível, mas qualquer lugar com neve acho que dificulta bastante a dificuldade de autosuficiencia alimenticia em sistemas de pequena escala. Aqui é muito fácil você conseguir manter uma comunidade, com micro especializações dentro dela e grande variedade de alimentos. Mas acho que quando pensamos em nação, a Liberland deve ser dos melhores cases pra se estudar.
Ali naquela região, mais pra cima inclusive é interessante porque devido as resistencias que foram formadas pra combater o nazismo, existe fortes movimentos libertários que ainda vivem hoje. A
Paralelni Polis é um dos movimentos mais interessantes que conheço. Anualmente há um evento para criptoanarquistas que acontece ali na Republica Checa. Teve uma época que eu estava super procurando similares no Brasil. Achei um que achei legal e até cheguei a me encontrar com eles uma vez.