Existem alguns lunáticos - muitas vezes anarquistas inclusive- que resolvem construir suas comunidades onde quer que a presença do Estado não seja tão forte- ou realmente comprando terras e se unindo pra fazer coisas.
Lucas, acho que a ideia de formar uma DAO pra comprar uma ilha é algo que Galt gostaria muito que fizessemos nesse século. Acho que tem vários lugares interessantes no brasil que poderiam abrigar uma ideia e um pessoal nesse sentido. Acho que o pessoal da agroecologia com as ecovilas já fazem bastante isso de ''se juntar pra comprar propriedade'', mas normalmente não é nada muito cripto e muito tecnologico.
Acho que como bom brasileiros e cripto, precisariamos fazer uma DAO Solarpunk, pra aplicar os conceitos das criptomoedas com os trabalhos nas comunidades de agroecologia. Se juntamos esses dois movimentos, inclusive solucionamos um tanto a dependencia com a cidade, porque as propostas e estruturas dessas comunidades épra serem o mais independente possivel.
boa! pensei no Vale de Galt também, com o que será que Galt trabalharia hoje em dia se vivesse entre nós? Acho que ele saberia bastante de programação, mesmo se também fizesse outras coisas.
Pelo seu comentário, será que um dos DAOS Solapunks que vem por aí será criado por iniciativa da Invert?
<...>infelizmente eu não sei se isso daria muito certo aqui no Brasil, acho que sempre deve "existir um espirito de porco" para tentar barrar algo desse tipo. <...>
daí a importância de criar tecnologias e formas de proteção que não podem ser paradas ou barradas.
Eu acho a ideia bem interessante, mas eu não sei, mesmo o Brasil sendo um pais privilegiado territorialmente/geograficamente falando, infelizmente eu não sei se isso daria muito certo aqui no Brasil, acho que sempre deve "existir um espirito de porco" para tentar barrar algo desse tipo. Não sei ao certo, claro que essa é a minha humilde visão sobre esse assunto.
Então mas isso já não existe nas favelas do Rio?
Aquilo é controlado pelos barões da droga, e quase tem leis próprias e afins.
Agora a serio, eu concordo contigo, acho que esse tipo de situação não daria certo na maioria dos países, muito por causa de questões socio/culturais. Alem de que acho, que estes projetos só funcionam quando o meio é pequeno, quando as coisas começam a crescer e umas pessoas eventualmente começam-se a sentir superiores as outras, as coisas acabam por dar para o torto.
como já apontado por nosso amigo @Paredao
estado mínimo nem sempre é a solução.
sobre os projetos só funcionarem quando o meio é pequeno, sabemos que é mais fácil atingir o consenso em pequenas comunidades do que grandes
mas acredito que crypto pode mudar isso, bitcoin por exemplo é um consenso, e engloba muita mais gente do que uma pequena comunidade de centenas de pessoas
talvez DAOs sejam o primeiro passo para mudar isso e articular decisões e recursos em grandes comunidades.