Pages:
Author

Topic: DAOS e a gestão de territórios e propriedades reais - page 2. (Read 639 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
A ligação Lisboa-Porto por voo custa 80€ (ida/volta) e demora 1h de voo, alem de mais 1 ou 2 horas no aeroporto, alem do tempo que tem de chegar antes ao aeroporto. No total umas 2h/2h30 de voo.
De carro, Lisboa-Porto demora umas 3h e custa uns 120€ (ida/volta), para combustível e portagens.
Pô, mas essa low cost tá tudo menos low cost. Grin

Eu já paguei 30 euros para ir de Amsterdã para Praga através da EasyJet. Tongue

E se você for flexivel, dá para pegar passagens de última hora bem mais baratas. Por 10 euros você pega um voo na Ryanair de um país para outro (Grin): https://www.ryanair.com/flights/gb/en
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
seria ótimo ter essas cias low cost no Brasil, imagina fazer uma ponte aérea entre grandes capitais pelo preço de um ônibus? só que com a velocidade de um avião

E será que compensa!?

Em Portugal, um pais muito pequeno, uma ponte aérea financiada pelo Estado: Lisboa-Porto
Depois existe, outros voos internos, subsidiados pelo Estado, que ligam varias cidades.

A ligação Lisboa-Porto por voo custa 80€ (ida/volta) e demora 1h de voo, alem de mais 1 ou 2 horas no aeroporto, alem do tempo que tem de chegar antes ao aeroporto. No total umas 2h/2h30 de voo.
De carro, Lisboa-Porto demora umas 3h e custa uns 120€ (ida/volta), para combustível e portagens.

Vais dizer que de carro é mais caro... Sim, é... mas será que os 40€ a mais não pagam a comunidade que ganhas em viajar no teu próprio carro?
Não esquecer que tens de pagar ainda o transporte de e para o aeroporto.

Para viagens de negócios de ir e voltar no mesmo dia, até pode compensar. Mas para a maioria das pessoas não compensa.

Claro que o Brasil é bem maior e o tempo de viagem do carro e muito maior do que de avião. Mas se na Europa que tem muito mais pessoas andar de avião, o preço não é baixo, no Brasil acredito que seja mais difícil baixar esse preço.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
no Brasil não é assim que funciona

um exemplo claro foi o que aconteceu um tempinho atrás
começaram a cobrar bagagens despachadas em vôos nacionais alegando que isso diminuiria o valor da tarifa, na prática não foi o que aconteceu, as tarifas continuaram iguais e as bagagens começaram a ser cobradas, alguns meses após a lei ser criada ela foi revogada.
Concordo que a empresa não vai ser boazinha e repassar a diminuição do custo para o preço do serviço/produto. Eles querem é lucrar mais (obviamente), rsrs...

Mas eu também não descarto que isso pode ter sido causado pelo aumento do preço de combustivel de avião e outros custos. O preço das passagens tem aumentado bastante, e dá para ver essa dificuldade até no mundo das milhas (antes emitia qualquer coisa em executiva a preço de banana, agora é bem mais dificil). Talvez elas tivessem aumentado ainda mais com as bagagens gratuitas.

Quanto a revogação da lei, parece que a decisão foi vetada pelo Bolsonaro: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/15/bolsonaro-veta-despacho-gratuito-de-bagagem-aprovado-pelo-senado

No mundo inteiro os passageiros pagam por sua bagagem despachada. Esse negócio da pessoa passar um fim de semana em outra cidade do país e levar 20kg de bagagem tem custo pra empresa aérea, e esse custo é simplesmente embutido na passagem aérea entre todos os passsageiros.

Eu sempre viajei muito em voos domésticos, e no meu termômetro o preço das passagens caiu após essas medidas (pq eu viajo sem bagagem). Lógico que essa lei tem muitos anos (2016 se nao me engano) e não dá pra comparar os preços daquela época com a de agora.

O Bolsonaro está certo em vetar. Vai aumentar os custos pra quem viaja sem bagagem. Contudo, como falei em outro tópico, um veto não impede que a Lei acabe saindo se o Congresso insistir.


seria ótimo ter essas cias low cost no Brasil, imagina fazer uma ponte aérea entre grandes capitais pelo preço de um ônibus? só que com a velocidade de um avião

Acho muito improvavel. Com um congresso desse, q quer empurrar despacho de bagagem grátis, como que vai ser low cost?
É outra cultura de viagem. Uma bagagem despachada ( ou até uma bagagem de mão) pode custar mais caro do que uma passagem do passageiro nessas low cost européias. (como o joker comentou, a passagem custa 15 e a bagagem custa até 60, e isso é normal e eu ja até paguei esses valores)

E aqui ainda estamos discutindo se a companhia aérea pode cobrar ou não de uma pessoa que quer levar uma bagagem gigantesca de 20kg num voo gratuitamente.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Mas claro que quanto mais merdas fazem, mas o dinheiro tenta fugir. Mas a fuga não é o que causa o problema, é só um sintoma dele pra mim.

Sim, o problema esta na corrupção/influencias e do mau uso dos fundos recebidos, para o interesse de alguns.
Logo, se isso não existisse, nem era preciso tanta receita, então a tributação iria descer e por sua vez menos interesse ou vantagem na fuga.

Enfim, um sistema totalmente podre!
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450

Eu não quis dizer para aumentar a tributação! Alias, acho que o efeito é o contrario.
Se ninguém "fugir", torna-se possível baixar a tributação, pois de modo geral entra mais dinheiro com a tributação existente.

Mas, sinceramente acho que isso é um ciclo difícil de evitar e por isso vamos continuar a ver: aumento de tributação > fuga para offshores > perda de capital a ficar retido no pais.

Realmente também concordo que não acho que o fluxo funcione dessa maneira. Com ou sem uma fuga de capital relevante, a corrupção, ineficiencia do estado e custo de manter a máquina publica, exerce uma força realmente avassaladora para aumento da tributação. Se não houvesse, ou se hoouvesse um valor menor saindo, acho que só haveria a mesmissima situação, com um % maios sendo desviado/ineficiente e uma parte sendo enviada pros locais devidos.

Mas claro que quanto mais merdas fazem, mas o dinheiro tenta fugir. Mas a fuga não é o que causa o problema, é só um sintoma dele pra mim.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
no Brasil não é assim que funciona

um exemplo claro foi o que aconteceu um tempinho atrás
começaram a cobrar bagagens despachadas em vôos nacionais alegando que isso diminuiria o valor da tarifa, na prática não foi o que aconteceu, as tarifas continuaram iguais e as bagagens começaram a ser cobradas, alguns meses após a lei ser criada ela foi revogada.
Concordo que a empresa não vai ser boazinha e repassar a diminuição do custo para o preço do serviço/produto. Eles querem é lucrar mais (obviamente), rsrs...

Mas eu também não descarto que isso pode ter sido causado pelo aumento do preço de combustivel de avião e outros custos. O preço das passagens tem aumentado bastante, e dá para ver essa dificuldade até no mundo das milhas (antes emitia qualquer coisa em executiva a preço de banana, agora é bem mais dificil). Talvez elas tivessem aumentado ainda mais com as bagagens gratuitas.

Quanto a revogação da lei, parece que a decisão foi vetada pelo Bolsonaro: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/15/bolsonaro-veta-despacho-gratuito-de-bagagem-aprovado-pelo-senado

concordo

tiveram outros fatores, a própria pandemia deu um baque grande no fluxo aéreo né, não cheguei a ver dados mas imagino que tenha diminuído muito

interessante! não tinha visto do veto!



seria ótimo ter essas cias low cost no Brasil, imagina fazer uma ponte aérea entre grandes capitais pelo preço de um ônibus? só que com a velocidade de um avião

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Isso é igual na Europa. Temos a EasyJet e a Ryanair, que fazem muito isso.
Por exemplo, na Ryanair um bilhete custa 15€, mas só podes ir com uma pequeno mochila. Se quiseres uma mala pequena trolly, pagas uns 35€, se for mala para ir para o porão pagas 60€. E isto se pesar até 15Kg.
Aqui no Brasil não tem essas low costs tipo Ryanair e EasyJet. Digo isso por que já viajei com todas as companhias grandes aqui no Brasil e já viajei com essas low costs na Europa. Grin

Além do mais, aí parece ter mais concorrencia, então as lowcosts realmente tentam cortar despesas onde dá e repassar a economia aos clientes para ganhar mais mercado.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
um exemplo claro foi o que aconteceu um tempinho atrás
começaram a cobrar bagagens despachadas em vôos nacionais alegando que isso diminuiria o valor da tarifa, na prática não foi o que aconteceu, as tarifas continuaram iguais e as bagagens começaram a ser cobradas, alguns meses após a lei ser criada ela foi revogada.

Isso é igual na Europa. Temos a EasyJet e a Ryanair, que fazem muito isso.
Por exemplo, na Ryanair um bilhete custa 15€, mas só podes ir com uma pequeno mochila. Se quiseres uma mala pequena trolly, pagas uns 35€, se for mala para ir para o porão pagas 60€. E isto se pesar até 15Kg.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
no Brasil não é assim que funciona

um exemplo claro foi o que aconteceu um tempinho atrás
começaram a cobrar bagagens despachadas em vôos nacionais alegando que isso diminuiria o valor da tarifa, na prática não foi o que aconteceu, as tarifas continuaram iguais e as bagagens começaram a ser cobradas, alguns meses após a lei ser criada ela foi revogada.
Concordo que a empresa não vai ser boazinha e repassar a diminuição do custo para o preço do serviço/produto. Eles querem é lucrar mais (obviamente), rsrs...

Mas eu também não descarto que isso pode ter sido causado pelo aumento do preço de combustivel de avião e outros custos. O preço das passagens tem aumentado bastante, e dá para ver essa dificuldade até no mundo das milhas (antes emitia qualquer coisa em executiva a preço de banana, agora é bem mais dificil). Talvez elas tivessem aumentado ainda mais com as bagagens gratuitas.

Quanto a revogação da lei, parece que a decisão foi vetada pelo Bolsonaro: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/15/bolsonaro-veta-despacho-gratuito-de-bagagem-aprovado-pelo-senado
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
No Brasil já passamos muito da tributação ideal, o povo não aguenta mais impostos.

Eu não quis dizer para aumentar a tributação! Alias, acho que o efeito é o contrario.
Se ninguém "fugir", torna-se possível baixar a tributação, pois de modo geral entra mais dinheiro com a tributação existente.

Mas, sinceramente acho que isso é um ciclo difícil de evitar e por isso vamos continuar a ver: aumento de tributação > fuga para offshores > perda de capital a ficar retido no pais.

no Brasil não é assim que funciona

um exemplo claro foi o que aconteceu um tempinho atrás
começaram a cobrar bagagens despachadas em vôos nacionais alegando que isso diminuiria o valor da tarifa, na prática não foi o que aconteceu, as tarifas continuaram iguais e as bagagens começaram a ser cobradas, alguns meses após a lei ser criada ela foi revogada.

a questão aqui não é o dinheiro arrecadado, definitivamente, o Brasil arrecada trilhões de reais de imposto, a questão é a máquina pública que é gigantesca (e crescendo) e pouco eficiente, com muita burocracia.

não sei dizer sobre a situação de Portugal.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
No Brasil já passamos muito da tributação ideal, o povo não aguenta mais impostos.

Eu não quis dizer para aumentar a tributação! Alias, acho que o efeito é o contrario.
Se ninguém "fugir", torna-se possível baixar a tributação, pois de modo geral entra mais dinheiro com a tributação existente.

Mas, sinceramente acho que isso é um ciclo difícil de evitar e por isso vamos continuar a ver: aumento de tributação > fuga para offshores > perda de capital a ficar retido no pais.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Se vc acha justo dar 15 pro bolsonaoro e pro Lula fazerem populismo pelo país, não vejo problema.
Mas se você pode puder, legalmente, transferir pra uma offshore eu não acho q isso vai piorar a vida dos mais pobres.

Esse é o argumento que todos aqueles que tem offshore usam: "Estou a proteger o meu capital, não roubo ninguém, não piora a vida dos mais pobres".

Não querendo discutir politica, porque nem gosto, esse tipo de atitude acaba por prejudicar todo o mundo.
Porque, se entra-se mais dinheiro nos impostos, se calhar muitos países estariam numa situação melhor.


Mais impostos não necessariamente implicam em mais receita pro governo.
Nesse caso mesmo. Tem uma sobretaxacao em uma classe da sociedade que simplesmente transfere seu dinheiro pra um local mais favorável.

Uma vez ouvi uma frase legal : "dinheiro não ouve desaforo, só vai embora."

Esse negócio de taxar "grandes fortunas", arrochar o empresário, etc só gera pobreza.

Tem uma coisa legal  bem conhecida q é a curva de laffer

Quote
Na prática, a curva de Laffer é uma representação teórica que considera o valor obtido entre 0 a 100%. Caso a alíquota seja de 0 não haverá receita tributária.

Porém, segundo a teoria, uma tributação de 100% teria o mesmo efeito, já que desestimularia a produção e o trabalho. Nesse sentido, ela é tipicamente representada graficamente por uma parábola que começa em 0% e eleva-se até à arrecadação máxima (limite aceitável).

Por fim, a parábola se curva até alcançar novamente o 0 quando a tributação é lançada em 100%. Veja um exemplo


https://andrebona.com.br/curva-de-laffer-como-entender-essa-teoria-economica/:

No Brasil já passamos muito da tributação ideal, o povo não aguenta mais impostos.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Se vc acha justo dar 15 pro bolsonaoro e pro Lula fazerem populismo pelo país, não vejo problema.
Mas se você pode puder, legalmente, transferir pra uma offshore eu não acho q isso vai piorar a vida dos mais pobres.

Esse é o argumento que todos aqueles que tem offshore usam: "Estou a proteger o meu capital, não roubo ninguém, não piora a vida dos mais pobres".

Não querendo discutir politica, porque nem gosto, esse tipo de atitude acaba por prejudicar todo o mundo.
Porque, se entra-se mais dinheiro nos impostos, se calhar muitos países estariam numa situação melhor.

Eu sei que vai dizer que os governos usam mal o dinheiro que recebem dos impostos, e ainda por cima continuam a aumentar os impostos - o que concordo.

Mas, não é esse o ponto que eu quero destacar. O que eu quero destacar é que se todos na sociedade (incluindo políticos), cumprirem a sua parte da sociedade, estaríamos todos numa situação melhor.

Agora, não existe interesse em que a situação fosse boa para todos. Enfim... já vou entrar em politica e não gosto.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset

não, o caso das offshore é para imposto de renda também
a galera joga toda entrada de dinheiro para as offshore e trás pro Brasil só o dinheiro que precisa, ou pega um empréstimo com a empresa pra evitar pagar impostos
dá pra fazer isso legalmente e duvido que fechem essas brechas da lei um dia.

realmente pra impostos sobre produtos não dá pra fugir mesmo.


Mas acho que é exatamente o processo de ''distinção'' e previlegio entre os ricos e o resto do mundo. Beleza, todo mundo paga imposto sobre produtos, mas pra vários vários outros tipos, os ricos de todo o mundo estão isentos e o resto da população - no geral a classe média - paga as contas.

Eu não vejo problema ético com os off-shores, achoo que se existem países dispostos a flexibilizar suas leis, as pessoas precisam aproveitar. Mas acho que no cenário macro, pensando nessa diferença entre quem tem e quem não tem muito capital, a história fica éticamente mais complexa pra mim.

o négocio é que pros ricos os impostos sobre consumo pesam muito menos no orçamento total

Eu não vejo problema ético com os off-shores, achoo que se existem países dispostos a flexibilizar suas leis, as pessoas precisam aproveitar.

Nos eua, como os estados têm maior independência do que no Brasil, você pode se mudar pra um estado que tem uma política que combina mais com sua visão de mundo.
É o que chamam de "votar com os pés "

Assim como no caso das offshores, isso gera uma  concorrência entre os estados, e concorrência é sempre saudável.

Quote
Mas acho que no cenário macro, pensando nessa diferença entre quem tem e quem não tem muito capital, a história fica éticamente mais complexa pra mim.

Imagine que você comprou 100 btc em 2015 e segurou até hoje.

Se vc acha justo dar 15 pro bolsonaoro e pro Lula fazerem populismo pelo país, não vejo problema.
Mas se você pode puder, legalmente, transferir pra uma offshore eu não acho q isso vai piorar a vida dos mais pobres.

ainda não li o livro novo do Balajis mas acho que ele toca nesse ponto, chama the network state
essa ideia de opcionalidade de saída dos países é muito trabalhada no Indíviduo soberano também.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Eu não vejo problema ético com os off-shores, achoo que se existem países dispostos a flexibilizar suas leis, as pessoas precisam aproveitar.

Nos eua, como os estados têm maior independência do que no Brasil, você pode se mudar pra um estado que tem uma política que combina mais com sua visão de mundo.
É o que chamam de "votar com os pés "

Assim como no caso das offshores, isso gera uma  concorrência entre os estados, e concorrência é sempre saudável.

Quote
Mas acho que no cenário macro, pensando nessa diferença entre quem tem e quem não tem muito capital, a história fica éticamente mais complexa pra mim.

Imagine que você comprou 100 btc em 2015 e segurou até hoje.

Se vc acha justo dar 15 pro bolsonaoro e pro Lula fazerem populismo pelo país, não vejo problema.
Mas se você pode puder, legalmente, transferir pra uma offshore eu não acho q isso vai piorar a vida dos mais pobres.
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450

não, o caso das offshore é para imposto de renda também
a galera joga toda entrada de dinheiro para as offshore e trás pro Brasil só o dinheiro que precisa, ou pega um empréstimo com a empresa pra evitar pagar impostos
dá pra fazer isso legalmente e duvido que fechem essas brechas da lei um dia.

realmente pra impostos sobre produtos não dá pra fugir mesmo.


Mas acho que é exatamente o processo de ''distinção'' e previlegio entre os ricos e o resto do mundo. Beleza, todo mundo paga imposto sobre produtos, mas pra vários vários outros tipos, os ricos de todo o mundo estão isentos e o resto da população - no geral a classe média - paga as contas.

Eu não vejo problema ético com os off-shores, achoo que se existem países dispostos a flexibilizar suas leis, as pessoas precisam aproveitar. Mas acho que no cenário macro, pensando nessa diferença entre quem tem e quem não tem muito capital, a história fica éticamente mais complexa pra mim.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
em termos de não pagar impostos, pra quem ganha a partir de 7 dígitos BRL/ano já vale a pena montar uma estrutura offshore e pagar praticamente zero imposto tudo legalmente.

Esse caso da offshore é somente para imposto sobre o ganho de capital.

Todos os outros impostos voce paga.
E além disso, até pra comprar um palito de fósforo vc paga imposto. Os impostos recaem sobre toda a sociedade.
Não tem como não pagar impostos, pois eles estão em cima de todos os produtos (e sim, quem paga é o comprador, basta olhar uma nota fiscal).


Quote
até existe a possibilidade mas vc terá que sair do sistema estilo alguns hippies ou "na natureza selvagem"
A única forma é essa mesmo.

não, o caso das offshore é para imposto de renda também
a galera joga toda entrada de dinheiro para as offshore e trás pro Brasil só o dinheiro que precisa, ou pega um empréstimo com a empresa pra evitar pagar impostos
dá pra fazer isso legalmente e duvido que fechem essas brechas da lei um dia.

realmente pra impostos sobre produtos não dá pra fugir mesmo.

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Eu não diria que uma associação de moradores (aqui no Brasil chama-se condomínio) é descentralizada. É um aparato burocrático muito similar ao Estado moderno.

Num condomínio, os moradores votam em um representante que será o síndico. O Síndico centraliza todo o poder, e toma todas as decisões por um tempo determinado dentro de certas regras. O síndico manda, e todos os moradores são obrigados a obedecer.

O Estado moderno é simplesmente um condomínio gigante. Os políticos mandam e a gente obedece, igual num condomínio.

Infelizmente, nem no condomínio nem no Estado voce pode se desvincular da sociedade. Hoje não temos a opção e dizer "Não estou nem ai pra voces. Não vou pagar condomínio (ou impostos)".

Então é igual. Em Portugal também chama-se condomínio.
Também é eleito um administrador, que durante um determinado tempo, irá gerir o condomínio. Mas tem de tomar as decisões com base no que foi aprovado em ata na reunião. Desde que não se desvie muito do que foi aprovado, tem autonomia para fazer o que achar melhor para o bem comum.

O problema surge, em conseguir-se chegar a um acordo, de modo a se pode avançar com manutenções/obras mais complexas. As vezes não é fácil.

Por sua vez, num condomínio, você não pode simplesmente dizer "não estou nem ai", porque você faz parte de uma comunidade que tem custos de manutenção e despesas, que você também usa. Se não quer fazer parte de um condomínio, compra uma vivenda. Mesmo assim, existe sempre uns espertos, que estão nem ai e não pagam as cotas.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
em termos de não pagar impostos, pra quem ganha a partir de 7 dígitos BRL/ano já vale a pena montar uma estrutura offshore e pagar praticamente zero imposto tudo legalmente.

Esse caso da offshore é somente para imposto sobre o ganho de capital.

Todos os outros impostos voce paga.
E além disso, até pra comprar um palito de fósforo vc paga imposto. Os impostos recaem sobre toda a sociedade.
Não tem como não pagar impostos, pois eles estão em cima de todos os produtos (e sim, quem paga é o comprador, basta olhar uma nota fiscal).


Quote
até existe a possibilidade mas vc terá que sair do sistema estilo alguns hippies ou "na natureza selvagem"
A única forma é essa mesmo.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
Continuando a lista dos projetos e iniciativas cripto focada em novos territórios...

O estúdio italiano Lazzarini Design planeja captar US$ 8 bilhões para a execução do projeto Pangea, previsto para ser lançado em 2033 na Arábia Saudita e executado em oito anos.

A Pangea é uma cidade flutuante em formato de tartaruga com capacidade para 60 mil pessoas. O projeto deverá ser executado no distrito de  King Abdullah, a dois quilômetros do porto de King Abdullah, e deverá ocupar uma área de 390 mil metros quadrados.

A cidade vai ter uma replica no metaverso, sendo que o acesso ao local será feito através da compra dos NFTS, que funcionará para o espaço digital e real ao mesmo tempo.

interessante
como será a questão do contrato inteligente? com update de metadata ou tudo congelado?
pensando naqueles casos de scams que comentamos em outros tópicos.
não dá também para termos um sistema em que "caí num golpe, perco a escritura da casa".

<...>
Infelizmente, nem no condomínio nem no Estado voce pode se desvincular da sociedade. Hoje não temos a opção e dizer "Não estou nem ai pra voces. Não vou pagar condomínio (ou impostos)".

até existe a possibilidade mas vc terá que sair do sistema estilo alguns hippies ou "na natureza selvagem"

em termos de não pagar impostos, pra quem ganha a partir de 7 dígitos BRL/ano já vale a pena montar uma estrutura offshore e pagar praticamente zero imposto tudo legalmente.
Pages:
Jump to: