no Brasil não é assim que funciona
um exemplo claro foi o que aconteceu um tempinho atrás
começaram a cobrar bagagens despachadas em vôos nacionais alegando que isso diminuiria o valor da tarifa, na prática não foi o que aconteceu, as tarifas continuaram iguais e as bagagens começaram a ser cobradas, alguns meses após a lei ser criada ela foi revogada.
Concordo que a empresa não vai ser boazinha e repassar a diminuição do custo para o preço do serviço/produto. Eles querem é lucrar mais (obviamente), rsrs...
Mas eu também não descarto que isso pode ter sido causado pelo aumento do preço de combustivel de avião e outros custos. O preço das passagens tem aumentado bastante, e dá para ver essa dificuldade até no mundo das milhas (antes emitia qualquer coisa em executiva a preço de banana, agora é bem mais dificil). Talvez elas tivessem aumentado ainda mais com as bagagens gratuitas.
Quanto a revogação da lei, parece que a decisão foi vetada pelo Bolsonaro:
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/15/bolsonaro-veta-despacho-gratuito-de-bagagem-aprovado-pelo-senadoNo mundo inteiro os passageiros pagam por sua bagagem despachada. Esse negócio da pessoa passar um fim de semana em outra cidade do país e levar 20kg de bagagem tem custo pra empresa aérea, e esse custo é simplesmente embutido na passagem aérea entre todos os passsageiros.
Eu sempre viajei muito em voos domésticos, e no meu termômetro o preço das passagens caiu após essas medidas (pq eu viajo sem bagagem). Lógico que essa lei tem muitos anos (2016 se nao me engano) e não dá pra comparar os preços daquela época com a de agora.
O Bolsonaro está certo em vetar. Vai aumentar os custos pra quem viaja sem bagagem. Contudo, como falei em outro tópico, um veto não impede que a Lei acabe saindo se o Congresso insistir.
seria ótimo ter essas cias low cost no Brasil, imagina fazer uma ponte aérea entre grandes capitais pelo preço de um ônibus? só que com a velocidade de um avião
Acho muito improvavel. Com um congresso desse, q quer empurrar despacho de bagagem grátis, como que vai ser low cost?
É outra cultura de viagem. Uma bagagem despachada ( ou até uma bagagem de mão) pode custar mais caro do que uma passagem do passageiro nessas low cost européias. (como o joker comentou, a passagem custa 15 e a bagagem custa até 60, e isso é normal e eu ja até paguei esses valores)
E aqui ainda estamos discutindo se a companhia aérea pode cobrar ou não de uma pessoa que quer levar uma bagagem gigantesca de 20kg num voo gratuitamente.