Pages:
Author

Topic: DAOS e a gestão de territórios e propriedades reais - page 3. (Read 639 times)

legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
A ''sociedade moderna'' foi fundada tendo um Estado Nação como base, mas isso não foi a regra na história da organização humana e o Estado continua extremamente inexistente em comunidades rurais e indígenas por exemplo. O problema de muitas das ''organizações descentralizadas''  que existem na vida urbana, como associações de predios por exempo, é que são associações criadas por pessoas que não escolheram estar junta, não existem vínculos nem qualquer conexão de ethos nelas. A ausência do sentimento de pertencimento faz com que não existam incentivos para a busca do consenso.

Não sei como é no Brasil, mas em Portugal quem vive em apartamentos, formam tipo uma mini associação para gerir o prédio, onde cada proprietário dos apartamentos participa e decide o que será feito para o bem do prédio. Em alguns casos é bem complicado gerir os interesses de todos, para não falar dos desentendimentos. Nem imaginas as chatices que existem as vezes, e problemas que demoram para ser resolvidos. E por vezes começa logo pelo pagamento das quotas, se uns começam a falhar, é uma chatice.

Eu não diria que uma associação de moradores (aqui no Brasil chama-se condomínio) é descentralizada. É um aparato burocrático muito similar ao Estado moderno.

Num condomínio, os moradores votam em um representante que será o síndico. O Síndico centraliza todo o poder, e toma todas as decisões por um tempo determinado dentro de certas regras. O síndico manda, e todos os moradores são obrigados a obedecer.

O Estado moderno é simplesmente um condomínio gigante. Os políticos mandam e a gente obedece, igual num condomínio.

Infelizmente, nem no condomínio nem no Estado voce pode se desvincular da sociedade. Hoje não temos a opção e dizer "Não estou nem ai pra voces. Não vou pagar condomínio (ou impostos)".
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450
Continuando a lista dos projetos e iniciativas cripto focada em novos territórios...

O estúdio italiano Lazzarini Design planeja captar US$ 8 bilhões para a execução do projeto Pangea, previsto para ser lançado em 2033 na Arábia Saudita e executado em oito anos.

A Pangea é uma cidade flutuante em formato de tartaruga com capacidade para 60 mil pessoas. O projeto deverá ser executado no distrito de  King Abdullah, a dois quilômetros do porto de King Abdullah, e deverá ocupar uma área de 390 mil metros quadrados.

A cidade vai ter uma replica no metaverso, sendo que o acesso ao local será feito através da compra dos NFTS, que funcionará para o espaço digital e real ao mesmo tempo.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Mas o segundo caso a solução é realizar ajustes no contrato e os erros podem ser usados para melhorias e teoricamente o sistema fica melhor a cada dia/erro. Já no caso do sistema centralizado, não há a possibilidade de ''melhoria acumulada'' porque os erros humanos são infinitamente maiores e potencialmente infinitos, enquanto os hacks/erros de contrato apesar de sempre também poder existir, acho que tende a ser bem menor a amplitude  de possibilidades.  Não sei se faz sentido isso que disse, mas tendo a pensar assim.

É verdade que o contrato, como estamos aqui a falar, é menos propenso a erros, por dois motivos: faz só aquilo para a qual foi feito; não avalia variáveis que não foram implementadas.
Mas, não podes esquecer que o contrato é feito por humanos imperfeitos, nunca vais conseguir fazer algo que abrange todas as possibilidades nem algo que funcione de forma perfeita.
Um sistema centralizado, também é imperfeito, mas lida com muito mais variáveis e analisa as coisas de varias perspetivas diferentes, coisa que um contrato não faz.

Por isso, acho que só trabalhar com um sistema, em especial as DASO, não é vantajoso porque existe sempre alguma analise que não vai ser considerada. Talvez a combinação dos dois sistemas, pode ser interessante.
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450

A Compound tem um contrato permitindo que pessoas criem propostas onchain com uma transação já embutida e que outros votem nessas propostas usando seus tokens de COMP. Por exemplo, eu posso chamar a função propose do contrato passando uma transação que altera uma variável do sistema ou que faz um mint de 10b de COMP para o meu endereço. Outros podem chamar a função castVote para votar. Se essa proposta passar, a transação embutida é executada.

Enquanto existem outras DAOs que fazem o voto em um sistema centralizado e seus devs ou community members agem de acordo com esse resultado, podendo até não fazer nada (como foi o caso com o Fei Protocol).

O problema desse primeiro caso é que alguém pode ir juntando tokens na surdinha só para mandar e aprovar uma proposta maliciosa, ou achar uma forma de fazer essa transação passar sem realmente ter os tokens na carteira. Isso aconteceu no hack da Beanstalk, onde um endereço fez um flash loan de milhões do token de governança e passou uma tx lhe dando bilhões da moeda: https://decrypt.co/98118/ethereum-defi-protocol-beanstalk-hacked-182-million-what-you-need-know

Mas o segundo caso a solução é realizar ajustes no contrato e os erros podem ser usados para melhorias e teoricamente o sistema fica melhor a cada dia/erro. Já no caso do sistema centralizado, não há a possibilidade de ''melhoria acumulada'' porque os erros humanos são infinitamente maiores e potencialmente infinitos, enquanto os hacks/erros de contrato apesar de sempre também poder existir, acho que tende a ser bem menor a amplitude  de possibilidades.  Não sei se faz sentido isso que disse, mas tendo a pensar assim.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
~~

Esses exemplos mostram, que ainda estamos num estagio muito inicial para este tipo de gestão seja uma realidade pratica.

São essas más experiencias que irão fazer crescer este tipo de propostas, de modo a serem mais seguras e confináveis.

As vezes ficamos é na ideia que as novas soluções tem de ser logo funcionais a 100%, mas as coisas não são assim. Esta ideia também é um pouco imposta pela sociedade atual, mas isso só causa problemas e não verdadeiras soluções. Por isso temos de ter paciência e continuar a testar e experimentar até acertar.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Quando ouço esses casos e venho aqui pensar nessas discussões de governança e vejo o doc do Comp, eu já nem sei mais o que está rolando.
A Compound tem um contrato permitindo que pessoas criem propostas onchain com uma transação já embutida e que outros votem nessas propostas usando seus tokens de COMP. Por exemplo, eu posso chamar a função propose do contrato passando uma transação que altera uma variável do sistema ou que faz um mint de 10b de COMP para o meu endereço. Outros podem chamar a função castVote para votar. Se essa proposta passar, a transação embutida é executada.

Enquanto existem outras DAOs que fazem o voto em um sistema centralizado e seus devs ou community members agem de acordo com esse resultado, podendo até não fazer nada (como foi o caso com o Fei Protocol).

O problema desse primeiro caso é que alguém pode ir juntando tokens na surdinha só para mandar e aprovar uma proposta maliciosa, ou achar uma forma de fazer essa transação passar sem realmente ter os tokens na carteira. Isso aconteceu no hack da Beanstalk, onde um endereço fez um flash loan de milhões do token de governança e passou uma tx lhe dando bilhões da moeda: https://decrypt.co/98118/ethereum-defi-protocol-beanstalk-hacked-182-million-what-you-need-know
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450
Outro caso que mostra porquê as "DAOs" não são tão belos e nem a solução para todos os problemas: https://twitter.com/samkazemian/status/1560922661387001856


Esse é realmente um bom exemplo de como os mecanismos precisam ainda de mudanças drásticas e como a governança nem sempre é algo ''engajante''. E claro que, como a política tradicional, entender um sistema de governança não é nada simples, considerando o estágio que muitas pessoas está. Essa semana me contaram que uma equipe ganhou um grants de uma blockchain após um concurso focado mais em ''soluções sociais'' e a pessoa enviou o valor recebido pra um endereço errado e perderam tudo.  Embarrassed  Embarrassed  Embarrassed

Quando ouço esses casos e venho aqui pensar nessas discussões de governança e vejo o doc do Comp, eu já nem sei mais o que está rolando.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Então, mas se o voto foi SIM, porque é que o sistema não processou os reembolsos?
Que sistema?

Acabou em sim e ninguém fez lada para que ele se concretizasse. Não é toda DAO que roda votações onchain, aliadas à um contrato que já executa certas instruções. Um exemplo desse tipo é o contrato da Compound: https://compound.finance/docs/governance
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
2. Fizeram um voto para reembolsar os prejuízos, e o voto passou.
3. Passaram-se semanas e nada do reembolso.

Então, mas se o voto foi SIM, porque é que o sistema não processou os reembolsos?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Outro caso que mostra porquê as "DAOs" não são tão belos e nem a solução para todos os problemas: https://twitter.com/samkazemian/status/1560922661387001856

1. O Fei Protocol sofreu um exploit e perdeu $80m.
2. Fizeram um voto para reembolsar os prejuízos, e o voto passou.
3. Passaram-se semanas e nada do reembolso.
4. O mercado foi-se por água abaixo e arbitrariamente decidiram refazer a votação. Dessa vez, o voto NÃO passou. Tongue

O fundador da FRAX, stablecoin semi-colaterizada mais famosa, postou suas preocupações lá no thread de discussão e foi totalmente ignorado: https://twitter.com/samkazemian/status/1560922670258016256
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Olha que eles ainda nem escolheram onde vai ser o aeroporto...  Roll Eyes

Depois de alguns anos terminado meu mestrado, sempre que eu vou ler algum documento academico (não livro de academicos, mas tcc, projeto de pesquisa e essas coisas em que as pessoas são obrigadas) eu fico, MEU DEUS porque tu escreveu tantas palavras e não disse nada? Parece aquelas reuniões intermináveis em que ninguém ta interessado em nada do que está rolando.

Em Portugal chamamos a isso "palha". Concordo que é algo irritante.

Mas a questão é que não é só nesses documentos... é em quase tudo. No contrato de compra da minha casa, o meu nome e outros dados pessoas, devem aparecer umas 5 vezes. Pergunto-me porque é que aparece tantas vezes, visto que sou sempre eu...  Roll Eyes

Ou num processo judicial, em que estive envolvido, onde de umas 30 paginas do processo, 10 paginas devem ser repetidas...  Roll Eyes

legendary
Activity: 1316
Merit: 1450
Em Portugal anda-se a 50 anos a falar na construção de um novo aeroporto para Lisboa, acho que com o que se gastou em estudos ao longo desses anos, era-se capaz de construir um ou dois aeroportos.

HAHAHAH com certeza Joker, se tivessem dado o valor gasto com os estudos para os agricultores, pedreiros e galerinha realmente mão na argamassa, uma parte relevante da obra já deveria ter saído. E claro que isso não significa que os estudos não são importante, realmente são. Mas pra qualquer pessoa que ja submeter algo pro Estado ou pra Academia, sabe que é muita enrolação. Depois de alguns anos terminado meu mestrado, sempre que eu vou ler algum documento academico (não livro de academicos, mas tcc, projeto de pesquisa e essas coisas em que as pessoas são obrigadas) eu fico, MEU DEUS porque tu escreveu tantas palavras e não disse nada? Parece aquelas reuniões intermináveis em que ninguém ta interessado em nada do que está rolando.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Incrível esse relato. Parte da comunidade a pensar no bem de todos na comunidade.

Acho que não vemos mais historias dessas, porque as autoridades não permitem esse envolvimento, devido a regras, estudos, analises e afins.
Em Portugal anda-se a 50 anos a falar na construção de um novo aeroporto para Lisboa, acho que com o que se gastou em estudos ao longo desses anos, era-se capaz de construir um ou dois aeroportos.
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450
Não diretamente relacionado com criptomoedas, mas recentemente rolou uma coisa que achei INCRÍVEL pra discussão filosófica que estamos vendo aqui. Esse mês, 150 produtores rurais ajudaram com uma obra de aeroporto que demoraria mais de seis meses pra sair e o aeroporto ficaria inviabilizado e essa ''união dos agricultores da cidade'''fizeram com que a obra saisse em 11 dias, sendo que em dois deles estava chovendo.

Durante muitas conversas com os entrevistados que passaram pelo podcast da Impacta, sempre veio essa ideia das DAOS como 'cooperativas' digitais, ou seja, algo que sempre existiu, só com ferramentas novas.

Eu achei esse exemplo incrível pra essa discussão sobre as obra.s
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
sobre o edit:
normalmente DAOs tem regras para fazer propostas
em alguns vc precisa de determinado número de tokens ou nfts, em outros precisa discutir a ideia no discord antes
variam...

É verdade, pode-se fazer dessa forma.

A única coisa que não podemos esquecer, é que a vida é dinâmica, não linear. As necessidades e circunstancias da vida das pessoas podem variar de um momento para o outro. E um plano mesmo que bem definido, pode deixar de fazer sentido em determinados momentos. Os imprevistos surgem, e como o nome diz, não dá para criar um plano para todos eles.

Por isso, acho que as DAOs até podem fazer sentido, para coisas "básicas" do dia a dia, que independente dos imprevistos, tem de ser realizadas. Para tudo, acho que pode ser um pouco arriscado.

Mas, talvez seja eu que não esteja a ver todas as possibilidades.

no fim acho que os DAOs vão conseguir se adaptar melhor do que mecanismos mais cristalizados de tomada de decisão e gestão de recursos (como a democracia)
tem a possibilidade de que os participantes enviem propostas e mudem a forma de tomar decisões também

não sei... muitas possibilidades
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
sobre o edit:
normalmente DAOs tem regras para fazer propostas
em alguns vc precisa de determinado número de tokens ou nfts, em outros precisa discutir a ideia no discord antes
variam...

É verdade, pode-se fazer dessa forma.

A única coisa que não podemos esquecer, é que a vida é dinâmica, não linear. As necessidades e circunstancias da vida das pessoas podem variar de um momento para o outro. E um plano mesmo que bem definido, pode deixar de fazer sentido em determinados momentos. Os imprevistos surgem, e como o nome diz, não dá para criar um plano para todos eles.

Por isso, acho que as DAOs até podem fazer sentido, para coisas "básicas" do dia a dia, que independente dos imprevistos, tem de ser realizadas. Para tudo, acho que pode ser um pouco arriscado.

Mas, talvez seja eu que não esteja a ver todas as possibilidades.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
gosto desses problemas e dilemas Joker
se só tem dinheiro para pavimentar uma estrada acho que a primeira pergunta não seria "qual devemos pavimentar primeiro?" mas sim "como conseguimos mais dinheiro para pavimentar as duas?"

Wink

Sim era uma possibilidade, mas podias ter o mesmo problema, com uma parte de comunidade, a dizer que devia-se já pavimentar um lado.

Mas, posso por o problema de outra forma:
A única empresa que pode pavimentar a estrada, só pode pavimentar um lado de cada vez, num intervalo de tempo de 3 ou 4 meses. Qual delas será a primeira?


EDIT:
Outra questão é: quem é que decide que pergunta que se tem de fazer!?

sobre o edit:
normalmente DAOs tem regras para fazer propostas
em alguns vc precisa de determinado número de tokens ou nfts, em outros precisa discutir a ideia no discord antes
variam...

Porque a malta do BTC precisa de estacionar os grandes carros que compra.  Tongue

A questão pode ser outra, como por exemplo a agua canalizada ou a rede elétrica. Qualquer coisa que possa só beneficiar parte de uma comunidade, complica logo a toma de decisão.

Prefiro minha bici que anda tranquila na terra também HAHAHAHAHA

Mas acho que da pra lidar, agua canalizada ou rede eletrica por exemplo, podemos resolver no 2 ou 1 qual rua começar e ai na próxima implementação, começa com a outra rua.

Random number generator da chainlink tá aí pra isso
na pior decidimos na sorte e pronto.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
@Disruptivas
Dei-te o ultimo merit que tinha, porque acho que tocas-te no ponto chave e encerras-te o debate da melhor forma possível. Wink

Realmente quando se quer estar numa comunidade, pensa-se e trabalha-se para ela, e boa parte dos problemas são facilmente ultrapassados.
A pessoa passa a pensar no bem comum e não só no seu bem. Acredita que se a comunidade estiver bem, ela estará bem. Não estou a dizer que a pessoa deixa de ter interesses próprios, mas em caso de conflitos fica mais disponível para ceder algum desse interesse.
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450
Ontem eu li uma frase que me fez pensar muito na nossa discussão aqui: ''Anarquismo e antropologia andam bem juntos porque os antropólogos sabem que uma sociedade sem Estado é possível porque ja existiram várias.''


A ''sociedade moderna'' foi fundada tendo um Estado Nação como base, mas isso não foi a regra na história da organização humana e o Estado continua extremamente inexistente em comunidades rurais e indígenas por exemplo. O problema de muitas das ''organizações descentralizadas''  que existem na vida urbana, como associações de predios por exempo, é que são associações criadas por pessoas que não escolheram estar junta, não existem vínculos nem qualquer conexão de ethos nelas. A ausência do sentimento de pertencimento faz com que não existam incentivos para a busca do consenso.

No caso das criptomoedas, das organizações de esportes, das comunidades rurais... esse ethos existe e ninguém é obrigado a fazer algo junto, fazem porque se sentem parte e ai é muito mais fácil encontrar consenso.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Prefiro minha bici que anda tranquila na terra também HAHAHAHAHA

Mas acho que da pra lidar, agua canalizada ou rede eletrica por exemplo, podemos resolver no 2 ou 1 qual rua começar e ai na próxima implementação, começa com a outra rua.

Claro que dá para lidar, vai é depender se as pessoas estão dispostas a fazer a escolhas para o bem comum ou não.

Não sei como é no Brasil, mas em Portugal quem vive em apartamentos, formam tipo uma mini associação para gerir o prédio, onde cada proprietário dos apartamentos participa e decide o que será feito para o bem do prédio. Em alguns casos é bem complicado gerir os interesses de todos, para não falar dos desentendimentos. Nem imaginas as chatices que existem as vezes, e problemas que demoram para ser resolvidos. E por vezes começa logo pelo pagamento das quotas, se uns começam a falhar, é uma chatice.
Pages:
Jump to: