A ''sociedade moderna'' foi fundada tendo um Estado Nação como base, mas isso não foi a regra na história da organização humana e o Estado continua extremamente inexistente em comunidades rurais e indígenas por exemplo. O problema de muitas das ''organizações descentralizadas'' que existem na vida urbana, como associações de predios por exempo, é que são associações criadas por pessoas que não escolheram estar junta, não existem vínculos nem qualquer conexão de ethos nelas. A ausência do sentimento de pertencimento faz com que não existam incentivos para a busca do consenso.
Não sei como é no Brasil, mas em Portugal quem vive em apartamentos, formam tipo uma mini associação para gerir o prédio, onde cada proprietário dos apartamentos participa e decide o que será feito para o bem do prédio. Em alguns casos é bem complicado gerir os interesses de todos, para não falar dos desentendimentos. Nem imaginas as chatices que existem as vezes, e problemas que demoram para ser resolvidos. E por vezes começa logo pelo pagamento das quotas, se uns começam a falhar, é uma chatice.
Eu não diria que uma associação de moradores (aqui no Brasil chama-se condomínio) é descentralizada. É um aparato burocrático muito similar ao Estado moderno.
Num condomínio, os moradores votam em um representante que será o síndico. O Síndico centraliza todo o poder, e toma todas as decisões por um tempo determinado dentro de certas regras. O síndico manda, e todos os moradores são obrigados a obedecer.
O Estado moderno é simplesmente um condomínio gigante. Os políticos mandam e a gente obedece, igual num condomínio.
Infelizmente, nem no condomínio nem no Estado voce pode se desvincular da sociedade. Hoje não temos a opção e dizer "Não estou nem ai pra voces. Não vou pagar condomínio (ou impostos)".