Fala, pessoal. Acabei não prosseguindo nessa publicação. Mas felizmente, após uma longa jornada, entre erros e acertos, hoje sou desenvolvedor blockchain.
Então, irei continuar contando sobre minha experiência. Quando fiz esse post, em Outubro de 2021, eu estava começando a pesquisar mais sobre como me tornar um desenvolvedor blockchain.
Realizei vários cursos, contribuí em um projeto open-source e, após isso, no dia 31 de Outubro de 2022, comecei a trabalhar como estagiário em desenvolvimento blockchain em uma empresa do mercado financeiro com tokenização de recebíveis.
Após seis meses como estagiário, recebi bons feedbacks e fui promovido a desenvolvedor blockchain junior, meu atual cargo.
Parabéns!
É bom saber que você conseguiu se tronar desenvolvedor blcockchain em menos de 2 anos. É sinal, que você estava totalmente empenhado e procurou sempre fazer o melhor trabalho possível.
Ficaremos na espectativa de ir conhecendo mais sobre a sua experiencia, e como foi esse processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Nesse sentido, levando a primeira pergunta: por onde você começou aprender?
Acho que antes de tudo, é bom você ter uma boa base do mercado cripto. Entender bem o que é blockchain e suas aplicações (Saber utilizar a Metamask, entender as aplicações de DeFi, o que são contratos inteligentes e etc).
A partir disso, você pode começar a estudar a parte de programação em si aprendendo a sintaxe básica de Solidity. Aqui vai algo que eu demorei tempo para evoluir, pois fiquei muito tempo fazendo cursos e aprendendo teoricamente a programar, mas o que vai fazer vc aprender de fato é programar na prática. Então, desde o começo, eu recomendo você ir codando pequenos projetinhos e ir testando o que você aprendeu.
Para codar contratos inteligentes e testá-los, recomendo utilizar a IDE do Remix. Lá você consegue codar os contratos, fazer o deploy para testar e interagir com os contratos que você fez.
Para aprender a programar em Solidity, tem muito conteúdo na internet, hoje em dia tem até em português canais pouco conhecidos. Em português, recomendo muito o canal da web3escola (tem várias playlists sobre Solidity).
Para aprender a programar de forma prática, recomendo bastante o Cryptozombies. Basicamente é você aprendendo Solidity através de um joguinho de zumbi. É bem intuitivo e massa para aprender