Pages:
Author

Topic: Diário de um Desenvolvedor Blockchain - page 2. (Read 513 times)

legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
August 04, 2023, 01:47:59 PM
o que os maximalistas não vêem é que tem coisas que simplesmente será impossível fazer na bitcoin e a ethereum ou outras blockchains serão muito melhores.

Mas para fazer coisas que o blockchain Bitcoin não faz, é necessário criar tokens comerciais/financeiros?

O que infelizmente tenho notado, em muitos projetos que acho realmente interessantes e uteis para a sociedade, é que a curto prazo o focou é ganhar dinheiro em vez de continuar a ser o desenvolvimento do projeto e a sua utilidade.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
August 04, 2023, 12:43:26 PM

O maximalismo é um fechamento e enrijecimento da mente tão grande que dá até uma preguiça de conversar... uma hora cansa de conversar com quem tem muitas certezas.

Mas quem disse que tenho tantas certezas ? Certeza é que 90% ou mais das altcoins lançadas até hoje se tornaram inviáveis ou viraram golpes praticados pelos desenvolvedores. Contra fatos não há argumentos. Ou você quer brigar contra fatos ? Já ouviu aquele "velho ditado": Contra fatos não há argumentos.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
August 04, 2023, 09:55:19 AM
Só não dou merits pela simples razão de teres o objectivo de aprender a programar shitcoins!

Gostei da observação. Infelizmente essa onda de "tokenização" de tudo parece que veio para ficar. Pelo menos tem que ver o lado positivo. Os governos fiscalizarão pesadamente esses tokens e deixarão o Bitcoin livre para nós continuarmos a fortalece-lo. Deixe o pessoal fazer bastante Tokens e o Bitcoin continuará firme e forte para nós.

Sim, também podemos ver por essa perspectiva. Mas ainda assim, um rapaz de 19 anos, que se podia dedicar inteiramente a Bitcoin, e teria imenso por onde aprender, contribuir e evoluir como pessoa, vai-se "perder" em shitcoins! É se calhar um recurso valioso que podia ser alocado em Bitcoin!
Mas desejo sorte na mesmaa e aprecio a dedicação!

Acho meio perigoso isso de enquadrar tudo que não é Bitcoin como Shitcoins. Bitcoin é sim um projeto extremamente disruptivo e valioso, que põe um ponto final no problema inflacionário. Mas, o grande X da questão é entender como a tecnologia blockchain pode tornar outros mercados mais eficientens também.

Por exemplo, ao tokenizar recebíveis, você consegue tornar o mercado muito mais eficiente para transacionar esses ativos 24/7 e trás uma liquidez absurda para um mercado que até então era muito limitado. Além disso, é possível driblar muita burocracia que você teria de lidar com a titulação desses ativos.

exatamente!
o que os maximalistas não vêem é que tem coisas que simplesmente será impossível fazer na bitcoin e a ethereum ou outras blockchains serão muito melhores.
O maximalismo é um fechamento e enrijecimento da mente tão grande que dá até uma preguiça de conversar... uma hora cansa de conversar com quem tem muitas certezas.

parabéns pelo seu crescimento como dev, bem maneiro!

ótimo exemplo de um projeto que seria inviável ou muito difícil de fazer na btc e de como ainda vamos ver muita inovação acontecendo com solidity nas redes EVM
hero member
Activity: 1274
Merit: 681
I rather die on my feet than to live on my knees
August 04, 2023, 07:08:01 AM
Só não dou merits pela simples razão de teres o objectivo de aprender a programar shitcoins!

Gostei da observação. Infelizmente essa onda de "tokenização" de tudo parece que veio para ficar. Pelo menos tem que ver o lado positivo. Os governos fiscalizarão pesadamente esses tokens e deixarão o Bitcoin livre para nós continuarmos a fortalece-lo. Deixe o pessoal fazer bastante Tokens e o Bitcoin continuará firme e forte para nós.

Sim, também podemos ver por essa perspectiva. Mas ainda assim, um rapaz de 19 anos, que se podia dedicar inteiramente a Bitcoin, e teria imenso por onde aprender, contribuir e evoluir como pessoa, vai-se "perder" em shitcoins! É se calhar um recurso valioso que podia ser alocado em Bitcoin!

Acho meio perigoso isso de enquadrar tudo que não é Bitcoin como Shitcoins. Bitcoin é sim um projeto extremamente disruptivo e valioso, que põe um ponto final no problema inflacionário. Mas, o grande X da questão é entender como a tecnologia blockchain pode tornar outros mercados mais eficientens também.

Por exemplo, ao tokenizar recebíveis, você consegue tornar o mercado muito mais eficiente para transacionar esses ativos 24/7 e trás uma liquidez absurda para um mercado que até então era muito limitado. Além disso, é possível driblar muita burocracia que você teria de lidar com a titulação desses ativos.

Perigoso? Perigosas são as shitcoins. Podem fazer mil e uma coisas, podem facilitar imensas funções e etc, mas é o que está por trás delas que faz delas uma potencial falha. São a falta de propriedades e de features que nos dão descanso. E é todo um conjunto de propriedades que Bitcoin tem que mais nenhuma tem que me dão descanso em ter a minha (pouca) riqueza em Bitcoin!

Mas isto é só a minha maneira de estar. Apenas faço o meu trabalho de ir avisando relativamente a shitcoins. Só ouve quem quer.
legendary
**In BTC since 2013**
August 02, 2023, 01:17:09 PM

Mas, para fazer isso você precisa criar um token financeiro/comercial? Não. Alias, nem precisa tokenizar isso, apenas tem de criar uma blockchain e respetivos smartcontracts para realizar as operações necessárias.
member
Activity: 113
Merit: 83
August 02, 2023, 10:34:39 AM

member
August 02, 2023, 10:29:02 AM
Realizei vários cursos, contribuí em um projeto open-source e, após isso, no dia 31 de Outubro de 2022, comecei a trabalhar como estagiário em desenvolvimento blockchain em uma empresa do mercado financeiro com tokenização de recebíveis.

Após seis meses como estagiário, recebi bons feedbacks e fui promovido a desenvolvedor blockchain junior, meu atual cargo.
parabens.

E voce está trabalhando hoje com o que? Desenvolvimento de smartcontracts com solidity?

Isso, estou trabalhando como desenvolvedor de contratos inteligentes com Solidity para tokenização de recebíveis no mercado financeiro.
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
July 24, 2023, 12:19:38 PM
Realizei vários cursos, contribuí em um projeto open-source e, após isso, no dia 31 de Outubro de 2022, comecei a trabalhar como estagiário em desenvolvimento blockchain em uma empresa do mercado financeiro com tokenização de recebíveis.

Após seis meses como estagiário, recebi bons feedbacks e fui promovido a desenvolvedor blockchain junior, meu atual cargo.
parabens.

E voce está trabalhando hoje com o que? Desenvolvimento de smartcontracts com solidity?
hero member
July 22, 2023, 05:53:58 PM

Achas que existe igualmente ofertas de emprego para o mercado inteiramente em Bitcoin?

Por exemplo, em Portugal, temos mercado?

Que linguagem, era preciso aprender para entrar nesse campo?

Em Portugal em específico não sei. Mas penso que para trabalhares em Bitcoin podes aprender muitas linguagens de programação e arrajar emprego, nem que seja como freelancer ou algo do género. Há imensas aplicações a serem desenvolvidas ao redor de Bitcoin e blockchain!
legendary
**In BTC since 2013**
July 22, 2023, 05:40:16 PM
A partir disso, você pode começar a estudar a parte de programação em si aprendendo a sintaxe básica de Solidity. Aqui vai algo que eu demorei tempo para evoluir, pois fiquei muito tempo fazendo cursos e aprendendo teoricamente a programar, mas o que vai fazer vc aprender de fato é programar na prática. Então, desde o começo, eu recomendo você ir codando pequenos projetinhos e ir testando o que você aprendeu.

OK, estudaste Solidity.
Pela experiencia, a pessoa já deve ter algumas luzes de programação, ou ter conhecimento em outra linguagem. Ou é irrelenvante?

Achas que existe igualmente ofertas de emprego para o mercado inteiramente em Bitcoin?

Por exemplo, em Portugal, temos mercado?

Que linguagem, era preciso aprender para entrar nesse campo?
hero member
July 22, 2023, 01:59:17 PM

legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
July 22, 2023, 01:53:38 PM

hero member
July 22, 2023, 01:45:57 PM
Só não dou merits pela simples razão de teres o objectivo de aprender a programar shitcoins! Se a dedicação fosse total em Bitcoin, a conversa era totalmente diferente! Mas independentemente disso, admiro a tua preserverança e desejo-te sorte nesta jornada!
newbie
Activity: 5
Merit: 1
July 22, 2023, 01:25:01 PM
Boa mano, se eu puder compartilhar um pouco da minha experiencia aqui...
Eu sou Dev FullStack SR. Sou desenvolvedor a mais de 6 anos, mas minhas experiencias com Solidity tem apenas uns 3 ou 4 anos no máximo.
Já participei da criação de 1 ICO e 2 contratos de SWAPs.
Atualmente eu trabalho em uma holding de investimentos aqui no Brasil, estamos tokenizando ativos, mais especificamente recebiveis.
Se eu puder ajudar com qualquer coisa, tirando duvidas e etc...
member
July 22, 2023, 12:59:20 PM
Recomendo muito também o roadmap de Blockchain Developer da roadmap.sh

Tem um guia completo do que estudar desde o 0 até o avançado.
member
July 22, 2023, 12:57:02 PM
Fala, pessoal. Acabei não prosseguindo nessa publicação. Mas felizmente, após uma longa jornada, entre erros e acertos, hoje sou desenvolvedor blockchain.

Então, irei continuar contando sobre minha experiência. Quando fiz esse post, em Outubro de 2021, eu estava começando a pesquisar mais sobre como me tornar um desenvolvedor blockchain.

Parabéns!
É bom saber que você conseguiu se tronar desenvolvedor blcockchain em menos de 2 anos. É sinal, que você estava totalmente empenhado e procurou sempre fazer o melhor trabalho possível.

Ficaremos na espectativa de ir conhecendo mais sobre a sua experiencia, e como foi esse processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Nesse sentido, levando a primeira pergunta: por onde você começou aprender?

Acho que antes de tudo, é bom você ter uma boa base do mercado cripto. Entender bem o que é blockchain e suas aplicações (Saber utilizar a Metamask, entender as aplicações de DeFi, o que são contratos inteligentes e etc).

A partir disso, você pode começar a estudar a parte de programação em si aprendendo a sintaxe básica de Solidity. Aqui vai algo que eu demorei tempo para evoluir, pois fiquei muito tempo fazendo cursos e aprendendo teoricamente a programar, mas o que vai fazer vc aprender de fato é programar na prática. Então, desde o começo, eu recomendo você ir codando pequenos projetinhos e ir testando o que você aprendeu.

Para codar contratos inteligentes e testá-los, recomendo utilizar a IDE do Remix. Lá você consegue codar os contratos, fazer o deploy para testar e interagir com os contratos que você fez.

Para aprender a programar em Solidity, tem muito conteúdo na internet, hoje em dia tem até em português canais pouco conhecidos. Em português, recomendo muito o canal da web3escola (tem várias playlists sobre Solidity).

Para aprender a programar de forma prática, recomendo bastante o Cryptozombies. Basicamente é você aprendendo Solidity através de um joguinho de zumbi. É bem intuitivo e massa para aprender
legendary
**In BTC since 2013**
July 20, 2023, 01:28:45 PM
Fala, pessoal. Acabei não prosseguindo nessa publicação. Mas felizmente, após uma longa jornada, entre erros e acertos, hoje sou desenvolvedor blockchain.

Então, irei continuar contando sobre minha experiência. Quando fiz esse post, em Outubro de 2021, eu estava começando a pesquisar mais sobre como me tornar um desenvolvedor blockchain.

Parabéns!
É bom saber que você conseguiu se tronar desenvolvedor blcockchain em menos de 2 anos. É sinal, que você estava totalmente empenhado e procurou sempre fazer o melhor trabalho possível.

Ficaremos na espectativa de ir conhecendo mais sobre a sua experiencia, e como foi esse processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Nesse sentido, levando a primeira pergunta: por onde você começou aprender?
member
July 20, 2023, 01:10:31 PM

Acredito que, no fundo, foi até bom eu não ter continuado com esse post, pois na época eu não sabia o que estava fazendo hahahahaha. Mas, a apartir de agora, quero utilizar dessa publicação para passar os conhecimentos que adquiri até então e documentar os próximos passos da minha carreira.

Fiquem a vontade para enviar qualquer dúvida sobre a carreira, cotidiano, mercado de trabalho e etc. Vou responder de acordo com o que eu sei, que não é uma verdade absoluta, mas a forma como eu enxergo e que tem me dado bons resultados e feedbacks no trabalho até então.
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
November 08, 2021, 06:31:32 AM
Agora, estou começando a programar na prática usando Python através de um programinha chamado Anaconda.

Uma observação. Anaconda não é um programinha.

Anaconda é uma plataforma que facilita o uso e instalações de pacotes (bibliotecas) de python, focada em data science e análise de dados. Já vem com os pacotes mais básicos de data science, como pandas, numpy, scikit-learn....

É bastante popular e razoavelmente simples de usar.
member
November 08, 2021, 01:36:13 AM
Semana 1 (08/11/2021)

Para então começar a aprender a programar uma blockchain, eu fui atrás de alguns cursos na Udemy. A priori, estou fazendo um chamado "Blockchain A-Z™: Learn How To Build Your First Blockchain" (https://www.udemy.com/course/build-your-blockchain-az/).

Ele é divido em três partes: Blockchain, Cryptocurrencies, Smartcontracts. Sobre cada um desses temas, ele aborda tanto a parte teórica e conceitual, e também tem a parte prática. Ou seja, no curso, você irá também programar na prática sua própria blockchain, criptomoeda e smartcontract. Tudo isso usando Python e Solidity (pelo o que eu vi por cima).

Finalizei a parte teórica sobre Blockchain, a maior parte eu já sabia, mas foi interessante aprofundar alguns conceitos e revisar. Achei bacana principalmente a parte sobre o Hash SHA 256. Não entendia tanto sobre isso.

Agora, estou começando a programar na prática usando Python através de um programinha chamado Anaconda.

Para a próxima semana, pretendo progredir no curso e dar uma olhada em sites de Freelance para observar quais as principais demandas de quem contrata Blockchain Devs. Acredito que antes de arrumar um emprego mesmo na área, seja interessante fazer alguns Freelances para criar um portfólio e não entrar totalmente "cru" no mercado de trabalho.

Pages:
Jump to: