O problema é fazer coisas imorais pra isso. Comprar likes e tweet eu considero imoral, e acho difícil levar a sério um projeto que promove esse tipo de campanha.
Assinaturas eu acho ok, o objetivo é mais de SEO e de promover um produto no fórum, onde só pessoas que mexem com cripto usam.
O fórum usa
nofollow, o que não faz mudar nada no SEO, então tem o mesmo propósito do Twitter.. Ambos são ferramentas de marketing para gerar visibilidade..
Eu comecei a questionar muito esses projetos quando conheci chainlink, um projeto bem sucedido que nunca investiu 1 centavo em marketing.
Enquanto a maioria dos projetos são scams é investem quase 100% do dinheiro que precisam em marketing e listando as moedas em Exchange (coisas totalmente inúteis para o produto final de qualquer projeto), chainlink fez uma ico super restrita e foi listado apenas na binance quando ela não era nada, provavelmente nem pagou pela listagem.
No começo a Binance cobrava até 5 milhões para listar um projeto.. Esse foi um dos principais motivos dela crescer tanto, listando scams como DENT, CTR e outras..
O
anúncio foi feito dia 28/09/2017 e infelizmente o
EtherScan só mostra as últimas 100.000 transações.. se tiver tempo e paciência, pode procurar que você provavelmente vai encontrar alguma transação gorda de LINK para a carteira da Binance (talvez o CZ utilizasse alguma carteira não oficial, não sei) antes da listagem oficial, que serviu como pagamento..
Embora exista NDA nessas listagens, pode-se encontrar artigos falando sobre essas taxas que a Binance cobrava na época, felizmente depois dela crescer e não precisar mais desses milhões, ela vem listando moedas apenas por mérito..
Além disso, há 350k LINK em circulação de um total de 1kk LINK, quem é o holder desses 650k? para que serão utilizados? Um belo dia a fabrica de imprimir moedas da LINK vai abrir e você vai ver uma inflação de 200% desvalorizar suas moedas em 2/3?
edit: pagar por listagens, eu acho um belo desperdício de dinheiro.. ainda mais em tokens ERC20 que podem ser negociados gratuitamente em uma DEX, embora em outros casos (
não-ERC20) seja necessário permitir que os usuários negociem suas moedas em uma exchange mais segura do que ser roubado em uma BitGrail da vida..
Outro excelente exemplo é o Bitcoin. Sabe qual foi o orçamento necessário para fazer o Bitcoin? Não deve custado nem mil dólares.
Quanto os atuais desenvolvedores do BTC ganham por mês?
Pq esses projetos inúteis precisam de tanto dinheiro? Pra promover marketing e pagar pra listar a moeda em Exchange, o que não contribui em nada pro projeto.
Pagar funcionários (como no caso do BTC acima e outros), etc.. varia muito de projeto para projeto pois eles atuam em vários setores.. ou seja, nem todos gastam em marketing, EOS e Tezos devem ser 2 grandes que arrecadaram bilhões e eu nunca vi marketing..
edit: como você falou, do caso da IOTA ter fechado parcerias com muitas empresas, caso essa parceria não tiver envolvido pagamentos da IOTA -> empresa(s), continua sendo algo limpo, porém gera hype.. assim como sites grandes começando a aceitar BTC.. ETH e Microsoft.. Samsung e Enjin.. etc
outro edit: vale lembrar também que antigamente os projetos não tinham pre-mine, pré-venda, etc e mesmo assim os devs conseguiam roubar as pessoas.. por isso eu digo que o uso do marketing não é uma forma de taxar um projeto como golpe..
+1 edit: ainda sobre pagar por tweets, o Twitter ainda é uma grande ferramenta na divulgação de criptomoedas, mesmo e principalmente o final da ICO (caso exista), aqui um gráfico das 20 moedas mais
populares no Twitter em maio
Embora ninguém ali esteja pagando por tweets, a maioria dos
tweeteiros é holder e tem interesse direto na divulgação do projeto (incluindo o BTC).. qual a diferença disso e de uma campanha?
Almoço grátis não existe.