O pessoal da Swan tem uma tese que você não deveria fazer DCA, e sim aportar tudo que tiver no momento, independente do patamar de preços.
A lógica é que em poucas situações o Bitcoin explode de preço, então se você estiver "dividindo" as compras ao invés de colocar tudo de uma vez, corre-se o risco de perder esses momentos e o preço nunca mais voltar.
Tem todo um debate com relação a ter o dinheiro parado, ou reservar uma quantidade X todo mês e ir investindo.
Um pouco menos conservador, já que você pode comprar mais em um topo, que é onde o DCA é bastante eficiente.. mas válido também..
Acredito que acimade tudo o DCA é uma forma simples de educação financeira.. estar sempre disposto a separar X para investimentos todo mês ao invés de gastar com 'bobagens'.. e funciona para tanto para pessoas inexperientes quanto experientes..
Não considero isso algo visionário, é uma forma comum de se expor a qualquer ativo. Não é exclusividade dos investidores de Bitcoin e criptomoedas.
Em 2011 a maioria das pessoas estava "minerando e vendendo".. difícil encontrar sugestões de investimento assim, vendo potencial de valorização no Bitcoin.. como mostrado no tópico, alguns acreditavam que já estava no topo
Como contraste, o tópico do "HODL" apareceu apenas em dezembro de 2013 quando o Bitcoin já estava nos US$ 1.000+
Pelo pouco que eu conheço do Hal Finney, ele me parece uma pessoa culta e aberta a diferentes áreas do conhecimento.
Verdade..
Falando sobre ele, ontem vi uma matéria falando que o Hal não poderia ser Satoshi.. o argumento é que ele estava numa maratona enquanto Satoshi enviava e-mails. Fonte:
https://cointelegraph.com/news/bitcoin-pioneer-hal-finney-not-satoshi-nakamoto-argues-jameson-lopp