A narrativa da zona tampão entre a NATO e a Rússia pode bem ser outra desculpa para a invasão. A NATO, a meu ver nem tinha que impedir nada. A Ucrânia mostrou interesse (independentemente se tinha segundas intenções ou não) em aderir e a NATO não tinha por que dizer que não. A Finlândia foi outra provocação e até ver a Rússia não foi lá meter o bedelho, aliás como em outros tempos!
O Pacto de Warsow também já foi "quebrado" há muito tempo! Eu não concordo com a invasão Russa mas não concordo que se diga que a Ucrânia também é a única vitima!
Sim, mas nesse campo, entra a questão geográfica e histórica.
Todas as invasões que a Rússia sofreu ao longo da sua historia, vindas da Europa, vieram pela Ucrânia. E porque? Porque aquilo é uma planície enorme. Uma verdadeira "auto estrada" para que tudo passe por ali até a Rússia. Ou seja, com essas ideias imperialistas, ver uma possível aproximação do "inimigo numero um", geram receios de possível invasão.
No caso da Finlândia, o pedido de entrada na NATO só surgiu depois da guerra ter começado e de algumas ameaças feitas. Depois o processo fui tão rápido que acabou por impedir uma reação russa, além de eles estarem entretidos na Ucrânia. Por outro lado, estrategicamente para a geopolítica, a Ucrânia é muito mais interessante que a Finlândia.
Enfim... eu não apoio ninguém!, apenas estou apresentar um enquadramento para os acontecimentos. E na verdade, metade do que realmente se passa, nós não sabemos e provavelmente nunca ficaremos a saber.
Sim, mas a Rússia, no início, quando a Finândia falou em aderir à NATO, a Rússia avisou que se eles aderissem, que atacavam e afinal foi só fogo de vista.
A Ucrânia, pode ter outro ponto de vista que é a quantidade de recursos que existem de baixo do solo na zona de Donetsk. Aquilo tem ali uma série de recursos naturais de extrema importância. Eu tinha visto um vídeo no início da guerra mas agora nãoc onsigo encontrar. Esse vídeo mostrava as zonas em que esses recursos se encontravam, quais eram esses recursos, etc. Lembro-me de haver petróleo e uma outra substância que era necessária à produção de fertilizantes e também gás natural!