Mas ainda assim e pegando na tua excelente descrição da linhagem de Abraão, Israel como nação (não como pessoa) aparece porque o povo judeu, descendentes de Abrãao, criarou essa nação.
Sem querer tirar todo o mérito à aprte histórica, toda ela hoje tem influência mínima nos conflitos que temos.
Hoje trata-se apenas de Israel reconhecer um estado Palestiniano e a Palestinha reconhecer o estado de Israel.
Aliás, nem o estado de Israel é uniformemente reconhecido mesmo entre o ocidente! A parte histórica e religiosa da questão, hoje é quase negligenciável!
E @joker_josue, por mim podes-te alongar na história. Eu não conheço tão bem a parte religiosa como gostaria. Conheço mais alguns pormenores politico-militares e conheço inúmeros relatos através de vídeos, entrevistas, pod casts (como o que postei) e através da internet claro!
Pois, isso é o Israel de hoje.
Mas para realmente se perceber o que se passa naquela região do Mundo, tem de se olhar mais além.
Porque é que foi atribuído aquela terra ao estado Israel? Palestina e Cisjordânia, também não existiam antes como estado, porque é que apareceram? E que ligação historia e de linhagem tem os dois povos? O problema é negligenciar-se a historia, e só se olhar para os últimos 70 anos.
Outro detalhe, é que os judeus foram como que "compensados" pelo holocausto. Mas, eles não foram o único grupo religioso que também sofreu.
E não foi o povo judeu que fundou a nação, foram 12 tribos dos filhos dos Israel que fundaram a nação, onde um deles se chamava Judá. O nome passou a ser usado, porque a tribo de Judá era a mais importante (entre as 12) e foi a que durou mais tempo até ao exterminou que ocorreu pelos romanos.
O que querias saber sobre a parte religiosa? Eu não gosto de debater muito sobre essas coisas na net, mas posso dar umas luzes. (Alguma coisa, sabes como contactar-me. )
Sim, é verdade. No entanto, volto a frisar que a parte religiosa da história já se desvaneceu. Quero dizer com isto que neste momento, tudo o que vemos, os conflitos, o porquê de geograficamente as coisas estarem como estão, etc, já pouco tem a ver com a parte religiosa. Aliás, nenhum político agora está a pensar na questão religiosa!
Eu não tenho nenhuma dúvida em concreto, é mais uma questão de que ao se falar das coisas, vamos aprender algo que não sabíamos.
Por exemplo, agora que falas no estado de Israel, esse estado alguma vez foi reconhecido por alguém? O tal estado que falas que fora criado pelas 12 tribos dos filhos de Israel, foi reconhecido oficiamente por todas as partes? Porque neste momento é disso que se trata. Israel ser reconhecido pelos árabes como estado e a Palestina ser reconhecida por Israel também como estado!
De fato é complicado esse lance de bloquear ou não os bens de alguém com base nessas ideologias que acabam por criar as guerras que temos vistos.
Ainda quando começaram a bloquear contas de Magnatas russos logo após a invasão à Ucrânia eu já tinha um posicionamento meio que contrário à isso, afinal como que eles garantem ou que a exchange tem a certeza de que os fundos bloqueados realmente são de alguém que ajudando a financiar a morte de centenas de pessoas?
No caso do Hamas, sempre que ouço esse nome logo associo à um grupo terrorista capaz de realizar crueldades inimagináveis para muitas pessoas (segundo o que a mídia veicula), então é um bloqueio de bens do qual eu certamente seria favorável, mas de fato não é preciso que a guerra esteja á tona para que esses bloqueios aconteçam, sendo de um grupo terrorista então isso deveria ocorrer logo que identificado.
Por isso, tambbém fico com a mesma dúvida... porque só agora!?
Eu sei que estamos a ficar cada vez mais offtopic. Se calhar não era má ideia termos uma thread dedicada apenas à Palestina / Israel!
E vou dizer o seguinte: O Hamas são os terroristas aos olhos do mundo ocidente. No entanto, o estado de Israel são os terroristas aos olhos da maioria dos árabes.
Eu condeno o que o Hamas tem feito, sem qualquer dúvida. O que me chateia é a imagem que é vendida de Israel ao ocidente, como se fossem os bons da fita. No entanto isso está muito longe da verdade. Só como exemplo, podem pesquisar quantas crianças palestinianas foram mortas por soldados Israelitas, só porque sim, sem nunca terem sofrido conseguências.
Dou só um dos exmeplos mais mediáticos Aboud Rahman Shadi, de 13 anos foi morto sem razão aparente, quando estava com amigos à porta de um hospital!
Esta é uma foto que está perto do local onde foi assassinado, à entrada do Aida camp:
Não econtro muito mais informação sobre este caso, mas ficou-me na memória quando soube dele e que pesquisei algumas coisas sobre o caso e fiquei a saber que o soldado que disparou não chegou sequer a ser julgado e muito menos condenado!
Por acaso não aparece nesta lista ou então está com outro nome. Mas este é só um exmeplo e muitos que morrem sem culpado!
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Israeli_assassinations