Pages:
Author

Topic: [Journal] Minhas aventuras ninja no DeFi - page 3. (Read 642 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
February 10, 2022, 10:54:14 AM
#22
10/02/2022

Estou na mina de ouro!

Coloquei mais do que deveria no Mimas.finance lá no Cronos e tem sido uma maravilha. APR de 90% sem considerar o looping de USDC que eu fiz (estou alavancado em 2x, então o APR é de 180%!!!), sendo que uma boa parte é no token rMIMAS, que representa um timelock de 6 meses para receber o MIMAS que é liquido. Por conta disso, você tem que vender o rMIMAS para outra pessoa via P2P e com um desconto (já vendi por 40% e achei um comprador que paga 50%). Dá um APR verdadeiro de uns 80-90%. Shocked

Me perdi no tracking dos valores diários, mas já fiz 3.5% de lucro desde que comecei o journal (51% APR em 25 dias).
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
February 02, 2022, 12:10:22 PM
#21
O que notei é que fiz com um valor baixo, então mesmo nas rede Fantom e Avalanche, não compensam tantas transações assim, já na Polygon compensa
Precisa de uma quantia mais relevante para que esse ganho seja bom.
No meu exemplo eu ganhei em torno de 5 dólares em um serviço, porém paguei 2 para aprovar FTM, comprar FTM, aprovar o gasto do Defi, dar stake, dar claim e dar unstake. Se eu aumentar a minha quantia em 10x eu ganharia 50 dólares mas gastaria os mesmos 2 dólares de taxas. Aí valeria muito mais
É isso mesmo. Sempre tem que considerar o valor em relação às taxas gastas em tantas operações.

Eu tenho um valor que rende muito mais do que qualquer taxa que eu gaste botando o dinheiro no protocolo e depois fazendo os juros compostos, mas evito 100% a ETH pois as taxas são simplesmente altas demais.

Agora tenho uma dúvida, você estuda muito a fundo o serviço antes de aplicar, ou uma breve pesquisa basta, já que será coisa rápida de alguns dias?
Hoje em dia é um pouco de "gut-feeling" com pesquisa. Eu evito vários projetos por conta dos riscos associados a ele, como problemas no smartcontract e/ou por requerer uma confiança no dev team que não é bem estabelecido (i.e funções arriscadas de governança centralizadas).

Geralmente tenho focado nos forks de projetos bem testados e auditados, e sempre verifico para ver se não tem alguma alteração esperta no código. Também considero vários outros riscos que variam de projeto para projeto, como o risco do colateral aceito em protocolos de lending. Meio que é preciso uma "expertise" em como todo o ecossistema funciona para fazer tudo com maestria e para liminar ao mínimo o risco de levar um rug.



To com preguiça de calcular os profits até então, mas atualmente estou no projeto mimas.finance na rede da Cronos, e no MoreMoney na rede da Avalanche. APR de uns 25% (com +30% lockados em vesting de 6 meses) e 9%+(60% em vesting linear de 1.5% por dia).
legendary
Activity: 2212
Merit: 1303
February 02, 2022, 07:47:57 AM
#20
Ninja, foi uma boa experiência aqui

Aproveitei seu tópico e também fiz alguns investimentos nesses defis e em outros que acabei conhecendo no caminho

Mudou minha forma de ver esses serviços, e agora estou dividindo os Cefis como sendo de longo prazo (Celsius, Nexo, Blockfi) e os Defis para o curto prazo
Não sabia desse método de aproveitar os serviços no começo, que tem mais APR, e ir acumulando, em poucos dias você consegue fazer uma rentabilidade boa e sair rapidamente

O que notei é que fiz com um valor baixo, então mesmo nas rede Fantom e Avalanche, não compensam tantas transações assim, já na Polygon compensa
Precisa de uma quantia mais relevante para que esse ganho seja bom.
No meu exemplo eu ganhei em torno de 5 dólares em um serviço, porém paguei 2 para aprovar FTM, comprar FTM, aprovar o gasto do Defi, dar stake, dar claim e dar unstake. Se eu aumentar a minha quantia em 10x eu ganharia 50 dólares mas gastaria os mesmos 2 dólares de taxas. Aí valeria muito mais

Agora tenho uma dúvida, você estuda muito a fundo o serviço antes de aplicar, ou uma breve pesquisa basta, já que será coisa rápida de alguns dias?


legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
January 25, 2022, 05:53:56 PM
#19
Estes ganhos, são com base no valor colocado a 16/01 e depois foi movimentado de local em local?

Tipo, investiu 1000$ a 16/01 e já ganhou até agora 1.4%, por movimentar esse valor + os ganhos, entre plataformas.

É isto?
Sim. É o valor ganho em cima de todo o capital que eu tenho investido no DeFi, a partir do primeiro relato.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
January 25, 2022, 11:34:09 AM
#18
Ganhos:

16/01 -> 18/01 --- +0.16% (anualizado = 30% APR).
18/01 -> 21/01 --- +0.54% (anualizado = 65% APR).
21/01 -> 24/01 --- +0.70% (anualizado = 85% APR).

TOTAL até então: +1.4% (anualizado = 63% APR)

Estes ganhos, são com base no valor colocado a 16/01 e depois foi movimentado de local em local?

Tipo, investiu 1000$ a 16/01 e já ganhou até agora 1.4%, por movimentar esse valor + os ganhos, entre plataformas.

É isto?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
January 25, 2022, 06:42:47 AM
#17
24/01/2022

E acabou a mamata do farm fácil causado pela guerra do ve(3,3). Ambas farms 0xDAO e VeDAO desligaram as pools de stablecoin, então tive que mover meus fundos. Coloquei cerca de 62% do portfolio no Iron Bank, na forma de DAI, e alavancada em umas 2.7x e com um APR de ~45%.

O restante está na carteira em forma de DAI, pois não queri dar all-in nessa farm e ainda não sei onde colocar o restante.

Ganhos:

16/01 -> 18/01 --- +0.16% (anualizado = 30% APR).
18/01 -> 21/01 --- +0.54% (anualizado = 65% APR).
21/01 -> 24/01 --- +0.70% (anualizado = 85% APR).

TOTAL até então: +1.4% (anualizado = 63% APR)
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
January 22, 2022, 03:00:06 AM
#16
22/01/2022

E a briga pelo ve(3,3) continua! Para quem não sabe, está rolando um "super evento" na rede da Fantom. O Andre Cronje e Daniele Sesta, famoso dev do Yearn e criador do santo graal MIM-TIME-SPELL, respectivamente, revelaram estar trabalhando em um projeto que vai englobar várias mecanicas ponzinomics que deram certo:

ve = criado pela Curve, é a ideia de poder "travar" seus tokens de governança por um período especifico em prol de mais poder de voto e vantagens no protocolo. Por exemplo: se travar 1 CRV por 1 ano, você tem 1.1 veCRV; se travar por 3 anos, você tem 1.6 veCRV. Mais veCRV = mais votos em qual pool deveria receber mais incentivos. Por conta disso, vários projetos foram criados para juntar veCRV e travar uma verdadeira guerra por mais yield.

(3,3) = teoria dos jogos utilizada pela OHM e TIME.

Esse token não terá pre-venda e será distribuido para a governança dos 10 protocolos com mais TVL (liquidez) da Fantom. Por conta disso, surgiram as guerras vampiricas. Primeiro com a veDAO, que estive farmando há alguns dias, onde o proposito do projeto é entrar para o top 10 dos protocolos e ganhar o token, que seria distribuido para os hodlers do WeVE (token deles). Agora a batalha ficou ainda mais acirrada com o surgimento do 0xDAO, o qual eu entrei com 80% do meu portfolio para farmar com 190% APR (0.52% por dia!!).

Só sei que ambos devs são masterminds por botarem lenha na fogueira e ativar a rede completamente, fazendo com que todos os projetos lutem por mais liquidez, para assim receber o santo graal do ve(3,3)...

Agora estou nas farms: 0xDAO, StellaSwap.

Ganhos:

16/01 -> 18/01 --- +0.16% (anualizado = 30% APR).
18/01 -> 21/01 --- +0.54% (anualizado = 65% APR).

TOTAL até então: +0.70% (anualizado = 51% APR)
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
January 21, 2022, 01:51:56 AM
#15
Interessante, e como funciona a liquidez? Posso dar claim a qualquer momento?
Ai depende do projeto... no exemplo mais básico que eu escrevi, você pode tirar tudo a qualquer momento e também dar claim nas recompensas farmadas quando quiser. Todos os projetos que citei até agora são assim.
member
Activity: 111
Merit: 76
January 20, 2022, 03:00:11 PM
#14
Como são as taxas nessas operações DeFi? Vale a pena mesmo com baixos valores?
Quanto mais ou menos?

Vai depender da rede e do projeto. Eu tenho gasto uns $0.15~0.20 por transação na Fantom e uns $0.6~1 por transação na Avalanche. Já na Ethereum, seria práticamente impossível fazer qualquer coisa com valores baixos.

A quantidade também afeta com qual frêquencia você reinveste seus ganhos, então mais = melhor. Com $1k e 0.1%/dia, você ganha $10/dia. Se a taxa é de $0.5 para dar claim, $1 para dar swap, e $0.5 para reinvestir (= total de $2), você gasta 20% do ganho diário para reinvestir os lucros, então pode ser melhor só fazer isso à cada X dias... mas ai tem o risco da moeda de farm dumpar e seus $10 por dia virarem $5 por dia, etc... tem várias pequenas variáveis ai.

Interessante, e como funciona a liquidez? Posso dar claim a qualquer momento?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
January 20, 2022, 01:14:38 PM
#13
Como são as taxas nessas operações DeFi? Vale a pena mesmo com baixos valores?
Quanto mais ou menos?

Vai depender da rede e do projeto. Eu tenho gasto uns $0.15~0.20 por transação na Fantom e uns $0.6~1 por transação na Avalanche. Já na Ethereum, seria práticamente impossível fazer qualquer coisa com valores baixos.

A quantidade também afeta com qual frequência você reinveste seus ganhos, então mais = melhor. Com $1k e 0.1%/dia, você ganha $10/dia. Se a taxa é de $0.5 para dar claim, $1 para dar swap, e $0.5 para reinvestir (= total de $2), você gasta 20% do ganho diário para reinvestir os lucros, então pode ser melhor só fazer isso à cada X dias... mas ai tem o risco da moeda de farm dumpar e seus $10 por dia virarem $5 por dia, etc... tem várias pequenas variáveis ai.
member
Activity: 111
Merit: 76
January 20, 2022, 10:35:49 AM
#12
Como são as taxas nessas operações DeFi? Vale a pena mesmo com baixos valores?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
January 19, 2022, 06:10:31 AM
#11
Desculpa, mas agora fiquei baralhado.
Se ficas na Avax e Fantom, o que são essas plataformas todas que mencionas-te?

Tu tens uma carteira MetaMask e vais usando nas diversas plataformas, fazendo a troca de moedas e colocando no farmer. É isso?
Avax a.k.a Avalanche = blockchain.
Fantom = blockchain.

VeDao = projeto na rede (blockchain) da Fantom.
Axial = projeto na rede (blockchain) da Avax (Avalanche).

Uso a carteira da Frame, que funciona como a MetaMask, e troco as redes quando preciso.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
January 19, 2022, 05:32:05 AM
#10
Também depende de quanto você movimenta, mas na maior parte do tempo eu tenho ficado na Avax e Fantom, onde as taxas são sub $1. Compensa totalmente.

Desculpa, mas agora fiquei baralhado.
Se ficas na Avax e Fantom, o que são essas plataformas todas que mencionas-te?

Tu tens uma carteira MetaMask e vais usando nas diversas plataformas, fazendo a troca de moedas e colocando no farmer. É isso?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
January 19, 2022, 04:23:30 AM
#9
Fazer essas mudanças constantes, não acaba ter de pagar mais taxas?

Os ganhos compensam essas taxas, certo?
Também depende de quanto você movimenta, mas na maior parte do tempo eu tenho ficado na Avax e Fantom, onde as taxas são sub $1. Compensa totalmente.

E eu esqueci de somar os lucros da cBridge durante o período do dia 16 para 18, então a % foi um pouco maior. Tongue
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
January 19, 2022, 04:00:19 AM
#8
Fazer essas mudanças constantes, não acaba ter de pagar mais taxas?

Os ganhos compensam essas taxas, certo?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
January 19, 2022, 01:53:46 AM
#7
19/01/2022

Mudei tudo novamente. Grin

Ontem coloquei 58% do portfolio em liquidez na cBrigde, no lado da Fantom; APR de 40%. Toda minha liquidez foi para a chain da Polygon e ganhei umas boas taxas fora o farm do CELR.

Hoje acordei e já movi 70% do portfolio para o veDAO, na Fantom, com APR de 120%! E vou deixar lá até que não valhe mais a pena, depois voltando ao cBridge que está uma maravilha com 50% APR.

Agora estou nas farms: VeDAO, cBridge, StellaSwap.

Ganhos:

16/01 -> 18/01 --- +0.16% (anualizado = 30% APR).
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
January 18, 2022, 12:05:44 PM
#6
E a Olympus? Acho que você comentou sobre ela em um tópico..

Vi que o preço caiu uns 90% já.. acabou o sonho?
Ponzi sendo ponzi... Aquele jogo do (3,3) estava dando certo, mas agora meio que ativou o (-3, -3)... Grin

O problema é que geral estava alavancado para ganhar mais e mais. Basicamente, você stakava seu OHM e ganhava os 60k%+ APR, ai pegava esse OHM stakado (gOHM) e usava ele como colateral para pegar uma stablecoin. Ai usava essa stablecoin para comprar mais OHM e stakar... e assim alevancando até os dentes...

Ai chega uma hora em que o fluxo de compras cai, o mercado vai ladeira a baixo, e a moeda tem seu grande dip. Um degen alavancado é liquidado, o preço cai mais ainda, outro degen é liquidado...  *cascatas de liquidações depois* = temos o que temos.

Outro detalhe é que a moeda caiu 90%, mas ela é super inflacionaria, então você entra com 1 OHM e sai com 2, 3... a perda é bem menor.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
January 18, 2022, 11:50:42 AM
#5
ambas estão praticamente mortas.

E a Olympus? Acho que você comentou sobre ela em um tópico..

Vi que o preço caiu uns 90% já.. acabou o sonho?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
January 18, 2022, 11:46:06 AM
#4
Eu vi que parei no tempo, pois só estou em alguns defis na rede BSC e Polygon, porém não estão muito boas na rentabilidade
Cara, os pilares do farm no DeFi são: segurança, rentabilidade, e rotatividade.

Eu mudo de farms e chains TODA hora. Já falei muito da ACryptos e Wault, mas ambas estão praticamente mortas. A Wault sofreu muito e fez um revamp com um novo projeto e novo nome, já a ACryptos também perdeu o hype e ficou por isso mesmo. Mas a vantagem de ficar farmando com stables é que a comunidade e o token de governança (e farm+dump) delas morreu, mas suas stables continuam lá... firmes e fortes, só esperando que você as leve para outro lugar.

Um dica: coloca o link das plataformas usadas, só para uma pessoa (como eu que não conhece os "comboios" e as "estações"  Roll Eyes ) ter a ideia de onde isso é feito.
Boa, vou atualizar aqui.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
January 17, 2022, 04:08:10 PM
#3
Eu vi que parei no tempo, pois só estou em alguns defis na rede BSC e Polygon, porém não estão muito boas na rentabilidade

Tu paras-te... Eu nem apanhei o comboio.
Talvez tenha chegado tarde a paragem.  Roll Eyes


@TryNinja
Obrigado pelas dicas/ideias, vai permitir perceber o que se pode fazer, para se conseguir ter ganhos em alguns investimentos.

Um dica: coloca o link das plataformas usadas, só para uma pessoa (como eu que não conhece os "comboios" e as "estações"  Roll Eyes ) ter a ideia de onde isso é feito.
Pages:
Jump to: