Pages:
Author

Topic: Lightning Network L2 - FAQ - page 2. (Read 373 times)

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
June 02, 2023, 07:38:16 PM
#31
Vamos imagina que 1 ano de serviço te custa 300k sats... Quando enviares 300k sats para o teu service provider, deste canal que abriste comigo, o meu node vai reencaminhar os 300k sats por um route qualquer até chegar ao node do teu service provider. Quando esta transacção se efectuar, o teu canal comigo vai ficar com 700k sats do teu lado e 300k sats do meu lado (antes, estava 1 milhão de sats do teu lado e 0 sats do meu lado).

Até ai eu percebo!
Mas, tu não podes abrir um canal com 0 stas, correto? E o canal não pode ter mais sats, dos que teve quando foi criado, certo?

Então, se eu abro um canal com 500k sats, como é que eu vou receber mais sats? Se não gastar nada desses 500k sats?
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
June 02, 2023, 07:21:10 PM
#30

Se alguém achar que eu estou errado, por favor me falem.

Claaaaarooooo que estás erraaaadooooo! heheeh

A rede LN é precisamente para pequenos movimentos. Não faz sentido pagares fees que se calhar são 20% ou 30% do proprio pagamento.
Para além disso, e a nível pessoal, é uma uestão também de conhecimento. Aprender coisas novas!
Depois, usar a LN só por usar é quase como ter um node Bitcoin sem minerar. Estamos a ajudar a rede. No caso da LN, para ajudar a rede de alguma forma, teremos que abrir canais! O nosso node, com meia dúzia de canais pode servir como routing node, ou seja, reencaminhar pagamentos que outros nodes estejam a efectuar na rede. E quantos mais routing nodes houver, melhor para a rede. Ajuda a diminuir a tentativa de reencaminhamentos falhados!

Vá malta, eu doarei 5000 sats a cada um que tiver o seu node Bitcoin e LN a correr como coloquei já algures aqui nesta thread! 5000 sats malta! É um bom começo!
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
June 02, 2023, 07:13:57 PM
#29
Então.
Eu sou um dos que falo bem da L2 mas nuca usei ela com um node/canal próprio.

Os problemas para isso são vários, o primeiro deles certamente é a procastinação de sentar com um certo tempo na frete do PC para ler a respeito e começar a fazer algo, pois sou daqueles que não faz nada no Bitcoin sem ter a certeza do que está acontecendo e dos riscos, principalmente depois que alguém disse que a brincadeira de abrir e fechar node saiu caro Tongue

Segundo problema é a falta de um pc ligado 24 horas por dia, só tenho um notebook e ele anda alguns km comigo todos os dias, então não dá certo.

O terceiro problema (posso pedir música?) é o porque eu iria abrir um node? Sou um holder de bitcoin, gasto muito pouco em pequenas transferências mensais para fazer minhas apostas de gambling, o resto fica em cold-wallet. Não sei porque ou quando eu iria utilizar a Lightning Network.

Então voltando ao que eu dizia inicialmente.... defendo e continuarei falando bem da L2, mas para mim ela infelizmente ainda não se aplica e/ou não faz sentido eu utilizá-la.

Se alguém achar que eu estou errado, por favor me falem.
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
June 02, 2023, 07:10:56 PM
#28
Mas voltando atrás um pouco, depois de teres o node Bitcoin a correr e o node LN a correr, quem te quisesse doar sats, teria que abrir um canal contigo!

A parte de ter um node e um canal não é dificil. Basta-me instalar Core e fazer o donwload e algumas horas/dias, tenho o node a funcionar.

O que ainda não consegui perceber no LN é a questão de abrir o canal e receber sats, que não os gastar. Voltamos ao mesmo.
Imagina que tenho tudo a funcionar e abro um canal LN. Para abrir um canal é preciso enviar sats para o canal, certo? Mas, se não gastar esses sats, o canal fica cheio e por isso não consigo receber nada, correto? Então, como eu abro o canal para receber sats, sem gastar sats!?  Huh

Pois, ao princípio é difícil de digerir.

Vamos a um exemplo.
Tens um node LN a correr e abres um canal para o meu node de 1 milhão de sats. Este 1 milhão de sats vai ficar registado na main chain de Bitcoin. Este 1 milhão de sats será sempre teu se nunca fizeres pagamento nenhum com o teu node LN. Se por exmeplo, pagares o server do TalkImg usando os sats desse canal (caso o teu server provider aceite pagamentos via LN), então esse 1 milhão de sats vai diminuir pelo valor que pagares do hosting/server/whatever.

Vamos imagina que 1 ano de serviço te custa 300k sats... Quando enviares 300k sats para o teu service provider, deste canal que abriste comigo, o meu node vai reencaminhar os 300k sats por um route qualquer até chegar ao node do teu service provider. Quando esta transacção se efectuar, o teu canal comigo vai ficar com 700k sats do teu lado e 300k sats do meu lado (antes, estava 1 milhão de sats do teu lado e 0 sats do meu lado).

Todos os canais por onde os teus 300k sats passarem, vão sofrer esta alteração. ficarem com menos 300k sats de um lado e mais 300k sats do outro.

Olha aqui um dos meus canais:



Este canal por acaso tem 1 milhão de sats, mas estão 500k do meu lado - Outboud Liquidity, e 500k sats do lado do outro peer - Inbound Liquidity!

Se o cenário que coloquei em cima, acontecesse, aquelas duas colunas do Local (aka Outbound) / Remote (aka Inbound) iam passar de 500k / 500k para 200k / 800k
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
June 02, 2023, 06:58:24 PM
#27
Mas voltando atrás um pouco, depois de teres o node Bitcoin a correr e o node LN a correr, quem te quisesse doar sats, teria que abrir um canal contigo!

A parte de ter um node e um canal não é dificil. Basta-me instalar Core e fazer o donwload e algumas horas/dias, tenho o node a funcionar.

O que ainda não consegui perceber no LN é a questão de abrir o canal e receber sats, que não os gastar. Voltamos ao mesmo.
Imagina que tenho tudo a funcionar e abro um canal LN. Para abrir um canal é preciso enviar sats para o canal, certo? Mas, se não gastar esses sats, o canal fica cheio e por isso não consigo receber nada, correto? Então, como eu abro o canal para receber sats, sem gastar sats!?  Huh
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
June 02, 2023, 06:53:31 PM
#26
São dois conceitos diferentes. Routing node e pagamento de serviços.
Se calhar compliquei ao tentar explicar com muito detalhe. Mas estarei cá para explicar com exemplos e de forma mais simples.

Pegando, então no caso que mencionas-te no topico do TalkImg.

Imagina que eu quero receber donativos via LN. O que teria de fazer?

Para seres completamente independente, seria teres um node Bitcoin, um node LN e com o node LN podias gerar um QR code onde receberias sats doados via LN no teu node. Ou teres por exemplo uma address LN no formato LNurl que te permite receberes sats através de um endereço de email tipo [email protected], por exemplo!

Mas voltando atrás um pouco, depois de teres o node Bitcoin a correr e o node LN a correr, quem te quisesse doar sats, teria que abrir um canal contigo!

No entanto, se quiseres também podes simplesmente usar uma wallet tipo Bluewallet ou outra qualquer e receberes sats nela da mesma forma. A diferença é que aqui estás a "confiar" em terceiros para processarem os donativos por ti, ou seja, serão outros nodes LN a fazer o reencaminhamento dos sats doados, desde o doador até a ti, percebes? Podes começar por aqui. Instalas uma wallet LN no teu telefone, e depois vês como gerar invoices (ou QR codes ou whatever que a wallet permita) e usas isso para receber donativos!

Quando tiveres um node Bitcoin e um LN a correr, passamos à fase seguinte que é teres o teu próprio serviço sem depender de terceiros!
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
June 02, 2023, 06:42:32 PM
#25
São dois conceitos diferentes. Routing node e pagamento de serviços.
Se calhar compliquei ao tentar explicar com muito detalhe. Mas estarei cá para explicar com exemplos e de forma mais simples.

Pegando, então no caso que mencionas-te no topico do TalkImg.

Imagina que eu quero receber donativos via LN. O que teria de fazer?
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
June 02, 2023, 05:21:32 PM
#24
Encontrei uma lista bem interessante com links que ajudam a resolver os problemas de liquidez que os operadores de nodes por vezes encontram.

Agora vem uma pergunta parva. (As perguntas parvas são aqueles que ficam por fazer...)  Roll Eyes

Eu abro um canal com 1BTC. Se o meu canal fica bloqueado com 1BTC até esse valor ser gasto, como é que ele pode gerar liquidez para outros utilizadores?

Quando tu abres um canal, esse canal só te permite enviar sats para o outro owner com quem abriste esse canal.
Neste momento o teu node ainda não pode ser usado para servir outros peers com liquidez porque o teu canal ainda só consegue enviar sats. Se alguém abrir um canal para ti, então aí sim, o teu node já pode ser usado como intermediário para outros nodes enviarem sats usando o teu canal.

Por exemplo, há 4 nodes. A, B, C e D. Se A quiser enviar sats para D mas não te. um canal com D, pode usar os peers B e C se eles tiverem canais entre eles que liguem A e D indirectamente.
Vamos supor que a rede é: A->C->B->D. Isto quer dizer que A não tem canais abertos nem com B nem com D e C não tem com D.
Mas indirectamente há uma rota de A para D, através de C e B, logo A pode enviar para D.

Mas este cenário é um cenário de routing, ou seja, o C envia 1BTC a B porque sabe que vai receber 1BTC mais tarde de A. o mesmo raciocínio se aplica ao todos os nodes deste path de A até D. Portanto, para isto funcionar, os nodes têm que ter canais com liquidez dos dois lados. Inbound e Outbound porque o 1BTC que sai de um dos nossos canais, vai ter que entrar num dos outros canais que nos temos. Isto porque estamos apenas a reencaminhar um pagamento de alguém.
Se estivermos a fazer um pagamento de um serviço com o nosso node, então neste caso só teremos Bitcoin a sair de um dos nossos canais.

São dois conceitos diferentes. Routing node e pagamento de serviços.
Se calhar compliquei ao tentar explicar com muito detalhe. Mas estarei cá para explicar com exemplos e de forma mais simples.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
June 02, 2023, 04:56:46 PM
#23
Encontrei uma lista bem interessante com links que ajudam a resolver os problemas de liquidez que os operadores de nodes por vezes encontram.

Agora vem uma pergunta parva. (As perguntas parvas são aqueles que ficam por fazer...)  Roll Eyes

Eu abro um canal com 1BTC. Se o meu canal fica bloqueado com 1BTC até esse valor ser gasto, como é que ele pode gerar liquidez para outros utilizadores?
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
June 02, 2023, 04:04:34 PM
#22
Encontrei uma lista bem interessante com links que ajudam a resolver os problemas de liquidez que os operadores de nodes por vezes encontram.
Normalmente é mais difícil termos Inbound Liquidity que Outbound Liquidity e este post contém alguns links que nos podem ajudar a resolver o problema do Inbound Liquidity!

https://medium.com/@rajsaraogi/lightning-network-liquidity-3ca09000565


Vale a pena a leitura!
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
June 01, 2023, 08:01:56 AM
#21
Tu estás no Brasil ou em Portugal? Eu mandei vir e não tive que pagar nada.
~~

Portugal, amigo! Wink

OK, vou colocar isso na minha lista de compras e lá mais para o meio do verão talvez investa num bichinho desses.
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
June 01, 2023, 07:12:00 AM
#20
A RockPro64 vem directamente da China. Não sei se há revendedores:
https://pine64.com/product-category/rockpro64/?v=0446c16e2e66

De modo geral, o preço é interessante (claro que tenho de pagar depois alfandega).

Visto que nunca montei um bichinho desses, que peças seriam necessárias comprar para começar?

Tu estás no Brasil ou em Portugal? Eu mandei vir e não tive que pagar nada.

Aquilo é um mini PC e apenas necessita de um SD card para instalar o SO e depois um disco externo onde fica a blockchain. Ah e claro, um cabo de rede para ligar ao router para ter net.
Depois podes aceder através de SSH pelo teu PC.
Eu ainda fiz mais um investimento porque comprei um disco NVMe e para isso precisei de adquirir também uma placa para ligar o disco à board.
https://pine64.com/product/rockpro64-pci-e-x4-to-m-2-ngff-nvme-ssd-interface-card/

E comprei também um dissipador de calor intermédio
https://pine64.com/product/rockpro64-20mm-mid-profile-heatsink/

Depois ou compras também o transformador deles (versão EU ou EUA) ou comprar um nos xeneses!
https://pine64.com/product/12v-5a-eu-power-supply/

Na altura comprei um disco Samsung M.2 (ou NVMe) de 500Gb senão me engano, para ter o SO instalado, mas pode sempre ficar no SD!
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
June 01, 2023, 06:11:39 AM
#19
A RockPro64 vem directamente da China. Não sei se há revendedores:
https://pine64.com/product-category/rockpro64/?v=0446c16e2e66

De modo geral, o preço é interessante (claro que tenho de pagar depois alfandega).

Visto que nunca montei um bichinho desses, que peças seriam necessárias comprar para começar?
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
June 01, 2023, 04:50:54 AM
#18
Pelo que me apercebo parece que há shortage de Raspebrries. Penso que não há shortage das RockPro64 que são uns canhões!

Em Portugal onde se compra a um preço interessante?
Que SO usas?

A RockPro64 vem directamente da China. Não sei se há revendedores:
https://pine64.com/product-category/rockpro64/?v=0446c16e2e66

O Raspberry Pi 4 parece estar em shortage, pelo menos em duas lojas portuguesas onde pesquisei. Mas quem é que precisa de RPis quando temos RP64??? xD Eu gosto muito da RP64 porque podemos simplesmente instalar o Debian normal tal como se instala num PC.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
May 31, 2023, 02:28:19 PM
#17
Pelo que me apercebo parece que há shortage de Raspebrries. Penso que não há shortage das RockPro64 que são uns canhões!

Em Portugal onde se compra a um preço interessante?
Que SO usas?
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
May 31, 2023, 11:39:50 AM
#16
Não faças isso no PC. Obriga-te a teres o PC ligado 24 / 7. Compras um Raspberry ou uma RockPro64. É um investimento inicial mas vale a pena por várias razões.

O meu PC já esta sempre ligado 24/7. Não é problema.  Roll Eyes

Para a parte de aprendizagem, sem duvida o Raspberry é uma boa aposta. Eu já pensei em comprar um para começar aprender um pouco dessa área.

Mas, sei como sou, e sei que vou ter de dedicar algum tempo a esse "mini" projeto. Então tenho de gerir bem essa parte.

Sendo para recomeçar, recomendam um "brinquedo" desses, não é?


Sim, sem qualquer dúvida. Eu prefiro a Pine Rockpro64 por causa de suportar NVMe drives enquanto que o Raspberry acho que apenas suporta NVMe mas depois faz bridge para USB3.0, matando por completo a vantagem destas drives!
Pelo que me apercebo parece que há shortage de Raspebrries. Penso que não há shortage das RockPro64 que são uns canhões!
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
May 31, 2023, 11:31:26 AM
#15
Não faças isso no PC. Obriga-te a teres o PC ligado 24 / 7. Compras um Raspberry ou uma RockPro64. É um investimento inicial mas vale a pena por várias razões.

O meu PC já esta sempre ligado 24/7. Não é problema.  Roll Eyes

Para a parte de aprendizagem, sem duvida o Raspberry é uma boa aposta. Eu já pensei em comprar um para começar aprender um pouco dessa área.

Mas, sei como sou, e sei que vou ter de dedicar algum tempo a esse "mini" projeto. Então tenho de gerir bem essa parte.

Sendo para recomeçar, recomendam um "brinquedo" desses, não é?
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
May 31, 2023, 09:16:57 AM
#14


Não faças isso no PC. Obriga-te a teres o PC ligado 24 / 7. Compras um Raspberry ou uma RockPro64. É um investimento inicial mas vale a pena por várias razões. Em primeiro lugar, ajudas a rede, depois aprendes bastante sobre o assunto porque acabas por ter que "mexer nas coisas" e outro aspecto mais importante é que ganhas mais privacidade. Podes usar o teu node para assinar transacções e não depender de serviços terceiros. Isto é só um exemplo.

E sim, eu tenho uma RockPro64, e tenho lá vários serviços a correr, desde Bitcoin Core, Core Lightning, RTL, irssi (cliente de irc), rtorrent e mais umas paneleirices relacinadas com segurança, tipo ad blockers e outros filtros. Dá muito jeito, em vez de ter o laptop ligado 24 / 7.

Muito boa sua sugestão,  realmente um computador ligado 24/7 é um prejuízo
Além disso, só tenho ssd no computador, o que torna o armazenamento caro.

Certamente é melhor uma maquina dedicada.

Penso tb que uma alternativa,  mais cara, é ter algo em cloud. Assim ainda é possível desenvolver alguma aplicação e compartilhar dados.

Sim, a cloud pode ser uma boa alternativa embora eu pessoalmente não me sinta 100% confortável. O facto de não ter acesso físico à máquina é um downside para mim, embora os uptimes sejam normalmente muito bons e os possíveis problemas que precisem de intervenção humana sejam raros!
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
May 31, 2023, 08:53:23 AM
#13


Não faças isso no PC. Obriga-te a teres o PC ligado 24 / 7. Compras um Raspberry ou uma RockPro64. É um investimento inicial mas vale a pena por várias razões. Em primeiro lugar, ajudas a rede, depois aprendes bastante sobre o assunto porque acabas por ter que "mexer nas coisas" e outro aspecto mais importante é que ganhas mais privacidade. Podes usar o teu node para assinar transacções e não depender de serviços terceiros. Isto é só um exemplo.

E sim, eu tenho uma RockPro64, e tenho lá vários serviços a correr, desde Bitcoin Core, Core Lightning, RTL, irssi (cliente de irc), rtorrent e mais umas paneleirices relacinadas com segurança, tipo ad blockers e outros filtros. Dá muito jeito, em vez de ter o laptop ligado 24 / 7.

Muito boa sua sugestão,  realmente um computador ligado 24/7 é um prejuízo
Além disso, só tenho ssd no computador, o que torna o armazenamento caro.

Certamente é melhor uma maquina dedicada.

Penso tb que uma alternativa,  mais cara, é ter algo em cloud. Assim ainda é possível desenvolver alguma aplicação e compartilhar dados.
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
May 31, 2023, 07:05:18 AM
#12
Isto não se admite! xD
Toca a meter nodes a funcionar carago! Bitcoiner que é Bitcoiner tem que ter um node para ajudar a rede. Um Raspberry ou outra board qualquer... É uma cena barata e pouco ou nada gasta! Vá lá, vamos ver esses nodes a correr. É um processo de aprendizagem muito interessante!

Estou naquela fase de comodismo.  Tongue

Tenho de ver se tiro um tempo, para reorganizar o PC (preciso de fazer umas limpezas  Roll Eyes ) e (re)instalar o Bitcoin Core. E colocar o node a trabalhar.

Vocês tem todos um node a trabalhar?


Não faças isso no PC. Obriga-te a teres o PC ligado 24 / 7. Compras um Raspberry ou uma RockPro64. É um investimento inicial mas vale a pena por várias razões. Em primeiro lugar, ajudas a rede, depois aprendes bastante sobre o assunto porque acabas por ter que "mexer nas coisas" e outro aspecto mais importante é que ganhas mais privacidade. Podes usar o teu node para assinar transacções e não depender de serviços terceiros. Isto é só um exemplo.

E sim, eu tenho uma RockPro64, e tenho lá vários serviços a correr, desde Bitcoin Core, Core Lightning, RTL, irssi (cliente de irc), rtorrent e mais umas paneleirices relacinadas com segurança, tipo ad blockers e outros filtros. Dá muito jeito, em vez de ter o laptop ligado 24 / 7.
Pages:
Jump to: