Pages:
Author

Topic: Lightning Network L2 - FAQ - page 3. (Read 373 times)

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
May 31, 2023, 06:43:42 AM
#11
Isto não se admite! xD
Toca a meter nodes a funcionar carago! Bitcoiner que é Bitcoiner tem que ter um node para ajudar a rede. Um Raspberry ou outra board qualquer... É uma cena barata e pouco ou nada gasta! Vá lá, vamos ver esses nodes a correr. É um processo de aprendizagem muito interessante!

Estou naquela fase de comodismo.  Tongue

Tenho de ver se tiro um tempo, para reorganizar o PC (preciso de fazer umas limpezas  Roll Eyes ) e (re)instalar o Bitcoin Core. E colocar o node a trabalhar.

Vocês tem todos um node a trabalhar?
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
May 31, 2023, 06:22:32 AM
#10
Vá lá, tens que reservar umas horas num sábado para meteres essa porra a funcionar. Não tens um node Bitcoin a rodar algures? Quem tem um node Bitcoin a rodar, também pouco mais trabalho dá meter um node LN a rodar também. É mentalizares-te e estabeleceres esse objectivo. Nem que não abras logo um canal, mas pelo menos meteres o node a rodar! Depois abrir o canal, pode ficar um pouco para mais tarde!

Já tive! Neste momento não tenho nenhum node Bitcoin.  Lips sealed

Por isso, tenho de reorganizar todo essa área. Mas, concordo que é tudo uma questão de estabelecer esse objetivo.
Tenho de pensar/analisar sobre isso.

Neste momento o node está com que tamanho 400GB?

Isto não se admite! xD
Toca a meter nodes a funcionar carago! Bitcoiner que é Bitcoiner tem que ter um node para ajudar a rede. Um Raspberry ou outra board qualquer... É uma cena barata e pouco ou nada gasta! Vá lá, vamos ver esses nodes a correr. É um processo de aprendizagem muito interessante!
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
May 30, 2023, 02:13:04 PM
#9
Vá lá, tens que reservar umas horas num sábado para meteres essa porra a funcionar. Não tens um node Bitcoin a rodar algures? Quem tem um node Bitcoin a rodar, também pouco mais trabalho dá meter um node LN a rodar também. É mentalizares-te e estabeleceres esse objectivo. Nem que não abras logo um canal, mas pelo menos meteres o node a rodar! Depois abrir o canal, pode ficar um pouco para mais tarde!

Já tive! Neste momento não tenho nenhum node Bitcoin.  Lips sealed

Por isso, tenho de reorganizar todo essa área. Mas, concordo que é tudo uma questão de estabelecer esse objetivo.
Tenho de pensar/analisar sobre isso.

Neste momento o node está com que tamanho 400GB?
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
May 30, 2023, 12:31:46 PM
#8
Sim, Electrum tem L2 mas o objectivo é "montarem" um node Lightning e "participarem" na rede!
Eu tenho preferência por Core Lightning e nunca usei outra implementação. Vou também colocar no primeiro post, uma lista de wallets mais conhecidas e mais simples de usar. Sim, porque pode-se usar a L2 sem ter obrigatoriamente que correr um node! Mas a desvantagem é que teremos sempre que estar a usar nodes terceiros... E aprendemos menos!

Pois, foi por isso que eu ainda nunca abrir um canal ou montei um node.
O tempo não estica, e não tenho tido a oportunidade de analisar com mais detalhe o LN.

Veremos...

Vá lá, tens que reservar umas horas num sábado para meteres essa porra a funcionar. Não tens um node Bitcoin a rodar algures? Quem tem um node Bitcoin a rodar, também pouco mais trabalho dá meter um node LN a rodar também. É mentalizares-te e estabeleceres esse objectivo. Nem que não abras logo um canal, mas pelo menos meteres o node a rodar! Depois abrir o canal, pode ficar um pouco para mais tarde!
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
May 30, 2023, 12:25:30 PM
#7
Sim, Electrum tem L2 mas o objectivo é "montarem" um node Lightning e "participarem" na rede!
Eu tenho preferência por Core Lightning e nunca usei outra implementação. Vou também colocar no primeiro post, uma lista de wallets mais conhecidas e mais simples de usar. Sim, porque pode-se usar a L2 sem ter obrigatoriamente que correr um node! Mas a desvantagem é que teremos sempre que estar a usar nodes terceiros... E aprendemos menos!

Pois, foi por isso que eu ainda nunca abrir um canal ou montei um node.
O tempo não estica, e não tenho tido a oportunidade de analisar com mais detalhe o LN.

Veremos...
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
May 30, 2023, 09:36:23 AM
#6
Um pequeno desafio...
Aos 5 primeiros que tiverem o node LN a correr e a funcionar, eu enviarei 5000 sats a cada um. Não quero pôr um prazo, mas vá, vamos apontar para 1 mês... Até dia 30 de Junho a ver se temos aqui a comunidade com mais alguns nodes LN a correr!

Nunca abri um canal LN. Apesar de já ter olhado e pensado nisso.
Mas, preciso de mais tempo de analise para perceber todo o funcionamento. Obrigado pelo o tópico.

Eu gosto de usar o Electrum. Posso fazer isso nele?

Aqui tem um passo a passo na electrum. Contudo, sei que não é trivial.
https://bitcointalksearch.org/topic/electrum-lightning-network-walkthrough-5259973

Eu abri uma vez um canal na lightning, muitos anos atras (la pra 2018) utilizando uma wallet bem ruim, a Eclair.

Acabou saindo bem caro abrir e fechar o canal, dai eu resolvi nao mexer nisso por uns anos... Acredito que hoje a situação está melhor.

Sim, a cena com abrir e fechar canais é tal e qual uma TX onchain, e termos de fees. Temos que olhar a isso também no momento de abrir e fechar canais. Mas teoricamente, um canal pode estar aberto indefinidamente. E agora com o lixo dos Ordinals, BRC-20 e ORC-20, a situação complica um pouco em termos de fees! Mas também temos que pensar que é um sacrifício que se faz para bem de Bitcoin e para bem da Lightning Network!
Maior parte de nós, terá um node para funcionar como routing node e não como uma prestação de um serviço!
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
May 30, 2023, 09:28:40 AM
#5
Um pequeno desafio...
Aos 5 primeiros que tiverem o node LN a correr e a funcionar, eu enviarei 5000 sats a cada um. Não quero pôr um prazo, mas vá, vamos apontar para 1 mês... Até dia 30 de Junho a ver se temos aqui a comunidade com mais alguns nodes LN a correr!

Nunca abri um canal LN. Apesar de já ter olhado e pensado nisso.
Mas, preciso de mais tempo de analise para perceber todo o funcionamento. Obrigado pelo o tópico.

Eu gosto de usar o Electrum. Posso fazer isso nele?

Aqui tem um passo a passo na electrum. Contudo, sei que não é trivial.
https://bitcointalksearch.org/topic/electrum-lightning-network-walkthrough-5259973

Eu abri uma vez um canal na lightning, muitos anos atras (la pra 2018) utilizando uma wallet bem ruim, a Eclair.

Acabou saindo bem caro abrir e fechar o canal, dai eu resolvi nao mexer nisso por uns anos... Acredito que hoje a situação está melhor.
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
May 30, 2023, 09:02:14 AM
#4
Um pequeno desafio...
Aos 5 primeiros que tiverem o node LN a correr e a funcionar, eu enviarei 5000 sats a cada um. Não quero pôr um prazo, mas vá, vamos apontar para 1 mês... Até dia 30 de Junho a ver se temos aqui a comunidade com mais alguns nodes LN a correr!

Nunca abri um canal LN. Apesar de já ter olhado e pensado nisso.
Mas, preciso de mais tempo de analise para perceber todo o funcionamento. Obrigado pelo o tópico.

Eu gosto de usar o Electrum. Posso fazer isso nele?

Sim, Electrum tem L2 mas o objectivo é "montarem" um node Lightning e "participarem" na rede!
Eu tenho preferência por Core Lightning e nunca usei outra implementação. Vou também colocar no primeiro post, uma lista de wallets mais conhecidas e mais simples de usar. Sim, porque pode-se usar a L2 sem ter obrigatoriamente que correr um node! Mas a desvantagem é que teremos sempre que estar a usar nodes terceiros... E aprendemos menos!
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
May 30, 2023, 07:47:59 AM
#3
Um pequeno desafio...
Aos 5 primeiros que tiverem o node LN a correr e a funcionar, eu enviarei 5000 sats a cada um. Não quero pôr um prazo, mas vá, vamos apontar para 1 mês... Até dia 30 de Junho a ver se temos aqui a comunidade com mais alguns nodes LN a correr!

Nunca abri um canal LN. Apesar de já ter olhado e pensado nisso.
Mas, preciso de mais tempo de analise para perceber todo o funcionamento. Obrigado pelo o tópico.

Eu gosto de usar o Electrum. Posso fazer isso nele?
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
May 30, 2023, 06:48:45 AM
#2
Um pequeno desafio...
Aos 5 primeiros que tiverem o node LN a correr e a funcionar, eu enviarei 5000 sats a cada um. Não quero pôr um prazo, mas vá, vamos apontar para 1 mês... Até dia 30 de Junho a ver se temos aqui a comunidade com mais alguns nodes LN a correr!

Requisitos:
1 - Instalar um node LN e estar a funcionar.
2 - Eu tenho que conseguir ligar-me ao node.
3 - Só para novos users. Os que já têm nodes a correr, não conta.
4 - Instalar apenas uma wallet não conta!

É uma forma de incentivar novos nodes na rede e uma forma de incentivar a malta a aprender. Portanto, vocês que já têm nodes a correr e já percebem da poda, não contam! xD
hero member
Activity: 1176
Merit: 647
I rather die on my feet than to live on my knees
May 30, 2023, 05:14:23 AM
#1
Olá.

A rede Bitcoin baseia-se na tecnologia Blockchain como todos sabemos. É um sistema quase perfeito a quase todos os níveis e que não nos deixa grandes dúvidas sobre o potencial acumulado e que ainda precisa de ser libertado.
No entanto, no actual cenário, e com competição da mais forte que nos podemos lembrar, como a esfera política, a esfera dos grandes grupos económicos e claro a rede Visa, sabemos que uma das grandes críticas é o TPS na rede Bitcoin (onchain, L1) e que precisa urgentemente de escalar para poder competir com VISA e MBWay.

Para tentar resolver este problema, a comunidade dev está a desenvolver um protocolo conhecido como Lightning Network, L2, whatever, como lhe quiserem chamar.
Este protocolo baseia-se na criação de canais entre peers e estes canais podem depois movimentar teoricamente uma infinidade de sats, tirando um enorme número de TXs da L1 (rede Bitcoin, onchain).
Teoricamente, é também possível um TPS infinito, matando por completo qualquer concorrência, aka VISA, MBWay, you name it.
Este protocolo começou a ser desenvolvido em maior escala em 2018 embora já houvesse desenvolvimentos, pelo menos desde 2015 / 2016.

Criei esta thread para incentivar a malta a adoptar a LN e a começar a aprender mais sobre ela por forma a ajudar a L2 a crescer! Sendo ainda um protocolo muito recente, é necessário alguma cautela e bastante pesquisa. Naturalmente tem ainda imensas limitações e bugs que vão sendo corrigidos sempre que possível.
Sem ser um grande expert, eu posso ir ajudando a malta a começar a dar os primeiros passos. Instalar, configurar, regras básicas, truques e dicas, recursos, etc.

Vou deixar alguns links que serão quase de leitura obrigatória para obtermos algum conhecimento básico sobre a LN e que nos permitem começar a dar os primeiros passos.
Vou também contar com users mais experientes que eu para irem contribuindo sempre que possível, pois também pretendo aprender mais sobre a LN.

Vou ainda tentar aqui ilustrar como funciona a LN de uma forma muito básica, só para tentar dar umas luzes sobre o seu funcionamento, mas obviamente que a malta tem que pesquisar muito e ler muito e perguntar ainda mais!

Links úteis:
Lightning Network paper
https://lightning.network/lightning-network-paper.pdf

Como funciona a LN (não concordo em absoluto com as traduções, mas dá para perceber)
https://academy.bit2me.com/pt/lightning-network/

Clientes para a Lightning Netowrk
Core Lightning by Blockstream
LND by Lightning Labs
Eclair by ACINQ
Rust-Lightning and LDK by  Rust Bitcoin Community in cooperation with Square Crypto
Electrum (in Python) by Electrum
LNP Node by  LNP/BP Standards Association

https://medium.com/@fulgur.ventures/an-overview-of-lightning-network-implementations-d670255a6cfa


Não é fácil encontrar informação em português sobre como funcionam os canais na LN, mas deixo este link em inglês:
https://medium.com/suredbits/lightning-101-what-are-lightning-channels-cfb80f440298

Quem tiver dificuldades com inglês, pode sempre usar um tradutor e se mesmo assim houver, dúvidas, é para isso que serve esta thread. Eu tentarei sempre responder o melhor que souber e quando estiver errado, agradeço que me corrijam.

Para já a thread fica assim, e poderei adicionar mais conteúdo à medida que for necessário e oportuno!
Vamos aumentar o uso da LN e aprender sobre esta solução que pode ajudar Bitcoin com a mass adoption!
Venham essas perguntas e dúvidas!

Algumas considerações sobre o funcionamento da Lightning Network
A LN funciona com base em canais abertos entre dois peers. Estes canais não são mais que Bitcoin enviado para uma address Bitcoin Multi-sig 2-of-2. Este Bitcoin fica "bloqueado" nesta address e a quantidade bloqueada é a liquidez do canal, ou por outras palavras, é a quantidade de Bitcoin disponível neste canal.
Este canal aparece depois como activo na nossa implementação de LN e pode depois ser usado para enviar sats para o outro peer.
No entanto, para podermos receber sats, é necessário percebermos outro conceito. Liquidez Inbound e Outbound. Podemos pensar num canal como tendo "dois lados". O Inbound e o Outbound. O lado Outbound é onde está o Bitcoin que nos pertence (local balance) e portanto é este Bitcoin que nós podemos movimentar. Do outro lado do canal está o lado Inbound. Tem este nome porque o Bitcoin deste lado do canal pertence ao outro peer, e como no nosso lado, o outro peer só pode movimentar esse Bitcoin (enviar para nós), portanto, do ponto de vista do nosso peer, é uma via de entrada de Bitcoin, daí o nome Inbound (o remote balance).

Sem querer complicar muito, temos trÊs circunstâncias para abertura de canais.
1 - Nós abrimos o canal para outro peer, e este canal fica apenas com Outbound Liquidity. Ou seja, só podemos enviar sats do nosso lado do canal para o outro lado. De início, não é possível receber sats porque só nós entrámos com Bitcoin para a abertura deste canal, logo o canal não tem Inbound Liquidity. Nesta circunstância, só podemos receber sats depois de eventualmente termos já enviado sats para o outro lado do canal (ou para o outro peer).
2 - Algumas implementações da LN permitem que dois peers abram um canal e o canal fica automaticamente com a mesma quantidade de Inbound e Outbound liquidity (Dual Funded Channels na implementação Core Lightning). Neste cenário, o balanço do canal é perfeito, de 50% para cada lado do canal. Ou seja, quando abrimos um canal usando esta feature, eu entro com 0.1BTC e o outro peer também entra com a mesma quantidade e portanto o canal fica automaticamente com 0.1BTC de Incoming Liquidity e 0.1BTC de Outbound (ou Outgoing) Liquidity e podemos enviar e receber sats neste canal logo de início.
3 - O outro peer abre um canal para o nosso peer, e este canal, do nosso ponto de vista, tem apenas Inbound Liquidity. Ou seja, apenas podemos receber sats neste canal inicialmente. Só depois de recebermos sats neste canal é que poderemos enviar sats através deste canal


Lista de carteiras Lightning Network
Breez Wallet
https://breez.technology/

Phoenix Wallet
https://phoenix.acinq.co/

Wallet of Satoshi
https://www.walletofsatoshi.com/

Blue Wallet
https://bluewallet.io/

Muun Wallet
https://muun.com/

Electrum Wallet
https://electrum.org/

Zap Wallet
https://zaphq.io/

Eclair Wallet
https://www.walletmart.io/product/eclair-wallet/
Pages:
Jump to: