Aqui tem um artigo que fala sobre as inseguranças do PoS https://hugonguyen.medium.com/proof-of-stake-the-wrong-engineering-mindset-15e641ab65a2
O que deixamos passar despercebidos quando avaliamos esses sistemas é a questão do tipo que eles se enquadram, pois o bitcoin é um sistema de missão crítica, ou seja, aqueles que não podem haver falhas, o que custaria perdas financeiras e humanas, igual computadores de bordo de aviões e equipamentos médicos.
Não concordo com o artigo, o cenário 1 (o 2 é igual) é sobre a separação/desligamento de parte da internet..
Imagine uma chain de BTC operando na China ou nos EUA e outra resto do mundo.. Mesmo sabendo-se qual é a chain maior, vai ter muito gasto duplo, etc.. E no PoS os participantes devem chegar a um consenso para escolher qual chain irão usar nesse cenário apocalíptico..
Não vejo muita diferença, o estrago é o mesmo, esse cenário é uma ameaça a qualquer protocolo descentralizado e poderia ter sido escrito por um nocoiner para criticar o BTC/qualquer cripto..
Sobre o cenário 3, é o mesmo que dizer que a China pode sequestrar todas ASICs dos mineradores de lá e tomar conta da rede.. e que então o BTC é inseguro por isso.