(...)
Então é isso, não existem atalhos. O blocktime é esse, e o block size é esse. A evolução tem que ser por uma inovação, e não apenas mudando parâmetros em variáveis já conehcidas.
(...)
Mais correto impossível. Desde de 2017 estou estudando e tentando criar soluções que solucionem a questão da escalabilidade. O que vc falou é muito real.
Criei várias simulações para entender a fundo e ver na prática os limites desses parâmetros. E é um trade-off não é possível escalar o Bitcoin mexendo nesses parâmetros. Ou é segurança ou é escalabilidade.
Tenho um artigo muito bom aqui falando sobre isso:
https://www.gsd.inesc-id.pt/~ler/docencia/rcs1314/papers/P2P2013_041.pdfDepois deem um lida. Muito bom.
Diminuindo o blocktime aumenta a chance de forks e, se aumentar o tamanho do bloco, aumenta o tempo de propagação do bloco na rede aumentando assim a chance de forks. Pequenos forks ocasionais são um problema, mas não são um grande problema. A partir de uma certa frequência isso prejudica muito a segurança da blockchain.
Quando eu explorei mais os limites, chega um determinado momento que a rede perde o consenso total.
Trocar o algoritmo de consenso de PoW para PoS pode talvez resolver. PoS mais simples, possuem muitos pontos de falha. E mesmo assim, só resolve 1/3 do problema da escalabilidade.
- Largura de banda para trafegar transações e blocos
- Armazenamento da blockchain - fullnodes
- Transações por segundo
Os algoritmos recentes como Ouroboros, Casper conseguem escalar vertical e horizontalmente. Isto é, consegue aumentar a capacidade de transações que a rede consegue trafegar como um todo e quantidade de transações que cada nó pode validar.