(...)
Então é isso, não existem atalhos. O blocktime é esse, e o block size é esse. A evolução tem que ser por uma inovação, e não apenas mudando parâmetros em variáveis já conehcidas.
(...)
Mais correto impossível. Desde de 2017 estou estudando e tentando criar soluções que solucionem a questão da escalabilidade. O que vc falou é muito real.
Criei várias simulações para entender a fundo e ver na prática os limites desses parâmetros. E é um trade-off não é possível escalar o Bitcoin mexendo nesses parâmetros. Ou é segurança ou é escalabilidade.
Tenho um artigo muito bom aqui falando sobre isso:
https://www.gsd.inesc-id.pt/~ler/docencia/rcs1314/papers/P2P2013_041.pdfDepois deem um lida. Muito bom.
Diminuindo o blocktime aumenta a chance de forks e, se aumentar o tamanho do bloco, aumenta o tempo de propagação do bloco na rede aumentando assim a chance de forks. Pequenos forks ocasionais são um problema, mas não são um grande problema. A partir de uma certa frequência isso prejudica muito a segurança da blockchain.
Quando eu explorei mais os limites, chega um determinado momento que a rede perde o consenso total.
Trocar o algoritmo de consenso de PoW para PoS pode talvez resolver. PoS mais simples, possuem muitos pontos de falha. E mesmo assim, só resolve 1/3 do problema da escalabilidade.
- Largura de banda para trafegar transações e blocos
- Armazenamento da blockchain - fullnodes
- Transações por segundo
Os algoritmos recentes como Ouroboros, Casper conseguem escalar vertical e horizontalmente. Isto é, consegue aumentar a capacidade de transações que a rede consegue trafegar como um todo e quantidade de transações que cada nó pode validar.
O Bitcoin com o PoW passou no teste do tempo e está até hoje funcionando muito bem. Com baixa escalabilidade, mas funcionando. PoS são algoritmos muito mais complexos, e possuem mais chance de aparecer pontos de falha. Falhas na implementação, falhas na rede, falhas não previstas, problemas gerados pela concentração de dinheiro em poucas mãos.
Eu particularmente gosto mais de PoW. Acho que soluções mais simples são mais robustas, resistem mais ao tempo.
Desde 2017, estou trabalhando em um algoritmo PoW que ataca esse três pontos de escalabilidade.