Pages:
Author

Topic: Orientações aos usuários mais novos! (Bem vindos!) - page 5. (Read 86365 times)

newbie
Activity: 1
Merit: 0
Ja tinha andado a ler o forum mas agora que me registei a primeira coisa que faço é dar os parabens e agradecer a quem contribui para este excelente tópico. Wink
newbie
Activity: 8
Merit: 0
É preciso um super computador para mineirar.

Não sei quantos estão a mais tempo no forum... Não seria o caso de abrir uma espécie de sociedade para montar esse super computador?
Um sozinho, ficará difícil e pesado no bolso, dois já alivia a conta, grupo de 5 a 8 pessoas fica numa boa divisão para estas pessoas e, obviamente, os 5-8 ganham.
Quem ficar com o computador, fica responsável por negociar para os demais até que esses 5-8 membros do grupo tenham, cada um, ganhado o suficiente para possuírem o seu próprio supercomputador. É um tipo de consórcio entre poucos membros porque gente demais acabaria melando tudo. E ficam os membros livres para 'vender' sua cota no grupo.
Com a experiência deste primeiro grupo, outros novos grupos podem ser formados, sob a orientação dos que já passaram pela experiência.
Fortaleceria a comunidade *coin, que deve ser um dos pontos fundamentais para o completo sucesso da ideia.
Se falei besteira, me desculpem. Estou acostumada a trabalhar em equipe, prefiro tudo junto do que separado.
newbie
Activity: 8
Merit: 0

Em princípio sim, porque é muito difícil ser gerado outro par de chaves igual a um já gerado (mas não impossível). Em geral, você tem uma offline wallet para receber bitcoins (o que só precisa de chave publica) e vai gerando vários pares para cada transação. Depois de usado, você simplesmente descarta o par (depois, é claro, de enviar para sua offline wallet os bitcoins das suas online wallets).


Par seria a sequência Info e a sequência Secret Key?
newbie
Activity: 8
Merit: 0

1) Alguém pode me explicar mais sobre os wallets?
Há as online wallets, que são as carteiras que ficam em sites. São as mais inseguras, no entanto as mais simples de se usar e as que prontamente te permite enviar e receber bitcoins.

-> A offline wallets eu já tenho, então. É a sequência que está no software. É esta sequencia que uso como Trade?


Onde? BTC-e? MtGox? MercadoBitcoin?

-> Fiz a conta no BTC-e. No MtGox eu não consegui, a página de registro estava dando offline


Para isso é preciso que muito mais pessoas usem diretamente a moeda na compra e venda de serviços e mercadorias em bitcoins.

-> Tem algum sciptzinho de Bitcon para colocar em sites e blogs? Faço alguns serviços, gostaria de colocar o "pague com bitcoin" para a pesoa clicar ali e dali, já fazer o pagamento.


5) Baixei e instalei o software bitcoin-qt mas não entendi como configurar.

Não é preciso fazer nada. Ele vai sincronizar sozinho com a blockchain. Mesmo sem sincronização, podes ir usando como offline wallet.

-> Tá.

Em geral, você tem uma offline wallet para receber bitcoins (o que só precisa de chave publica) e vai gerando vários pares para cada transação. Depois de usado, você simplesmente descarta o par (depois, é claro, de enviar para sua offline wallet os bitcoins das suas online wallets).

-> Gerando pares? Descarta o par?  Huh Shocked Huh

Não, os endereços bitcoins podem ser "comparados" a e-mails, mas não estão vinculados a nenhum e-mail. Cada endereço bitcoin é como um endereço de e-mail em que você envia e recebe bitcoins, mas não estão associados a nenhum e-mail. O que vai garantir que tal e tal endereço bitcoin te pertence é você guardá-lo com cuidado (a parte privada, que é a usada para enviar valores). A parte pública essa você distribui para as pessoas te enviarem bitcoins.

-> Entendi.

Obrigada pela paciência, andredcavalcante.

bjs no coração.
member
Activity: 152
Merit: 12
Mereceu Fixo, muito esclarecedor e com várias dicas fundamentais. Parabéns!
member
Activity: 91
Merit: 10
Ola a todos! Sou novato aqui e gostaria de fazer um agradecimento especial estou aprendendo muito com a ajuda de todos usuarios que postam por aqui. Obrigado! Abração
newbie
Activity: 52
Merit: 0

1) Alguém pode me explicar mais sobre os wallets?

As wallets são os lugares em que são guardados os bitcoins - na verdade somente as chaves pública e privada da wallet e os registros de transações de/para ela, bem como o saldo, são as informações relevantes guardadas.

Há vários "tipos" de wallets de acordo com a necessidade de uso.

Há as online wallets, que são as carteiras que ficam em sites. São as mais inseguras, no entanto as mais simples de se usar e as que prontamente te permite enviar e receber bitcoins.

Há as offline wallets, que são as carteiras que ficam no teu PC. Tu somente podes realizar transações quando a colocares online. Uma variação são as wallets em tablets e smartphones

Há ainda as wallets para os paranoicos em segurança, como as paper wallets, isto é, você escreve em um papel as chaves públicas e privadas (e também pode manter até o saldo corrente).

O mais seguro e para o mais paranóico usa-se brain wallet, isto é, wallet no cérebro, onde nem você sabe quais as chaves. Quando precisar, você digita uma frase em um programa o qual gera, na hora, as chaves associadas e você realiza as transações.


2) Fiz uma conta no BTC para ver como é por dentro. Tem 3 opções para marcar: info, trade e withdraw. Qual o uso correto de cada uma delas?

Onde? BTC-e? MtGox? MercadoBitcoin?

Em geral em info você tem as informações sobre a sua carteira. Trade é onde você vai comprar ou vender bitcoins (normalmente com dólares, euros ou reais). Withdraw é onde você vai fazer retiradas de bitcoins ou dólares. Funding é onde você vai realizar depósitos na conta (também em dólares, euros, reais ou bitcoins).


3) Ãhn... Tenho que perguntar: Se o objetivo original do projeto era a troca livre e a economia, além de, entre outras coisas, diminuir ou eliminar o controle dos banqueiros/Estado sobre a moeda física e sobre o que cada um faz com seu dinheiro... Por que para ter Bitcoins é preciso comprar com o dinheiro?

Porque a economia bitcoin ainda é muito pequena para alcançar o objetivo. Para isso é preciso que muito mais pessoas usem diretamente a moeda na compra e venda de serviços e mercadorias em bitcoins. Por hora o bitcoin é um ativo, ou ainda, um meio de transferência de fundos. Para se tornar dinheiro, de fato, é preciso crescer a economia em bitcoin, mas necessita de tempo para isso.


4) Que outras formas existem para ter Bitcoins?

Vender produtos e serviços por bitcoin.


5) Baixei e instalei o software bitcoin-qt mas não entendi como configurar.

Não é preciso fazer nada. Ele vai sincronizar sozinho com a blockchain. Mesmo sem sincronização, podes ir usando como offline wallet.


6) Quando entramos no https://www.bitaddress.org/, aparece aviso de que está gerando endereço. Ótimo! Cada endereço é gerado apenas 1 vez, ou seja, se eu entrar e anotar as sequências que aparecem nas abas, aquelas sequências serão só minhas?

Em princípio sim, porque é muito difícil ser gerado outro par de chaves igual a um já gerado (mas não impossível). Em geral, você tem uma offline wallet para receber bitcoins (o que só precisa de chave publica) e vai gerando vários pares para cada transação. Depois de usado, você simplesmente descarta o par (depois, é claro, de enviar para sua offline wallet os bitcoins das suas online wallets).


7) Ainda em relação ao BitAdress: em quais situações utilizar cada uma das sequências nas abas?

Depende da sua paranoia por segurança. Mais aqui


8 ) pelo que entendi nas leituras que fiz hoje, cada pessoa pode ter várias assinaturas digitais do bitcoin. E esse montão de identidades, sob o mesmo e-mail? E, se preferir, a pessoa abre vários e-mails e uma assinatura digital para cada um dos e-mails, né/ Ou seja, o uso fica de acordo com a opção de cada um?

Não, os endereços bitcoins podem ser "comparados" a e-mails, mas não estão vinculados a nenhum e-mail. Cada endereço bitcoin é como um endereço de e-mail em que você envia e recebe bitcoins, mas não estão associados a nenhum e-mail. O que vai garantir que tal e tal endereço bitcoin te pertence é você guardá-lo com cuidado (a parte privada, que é a usada para enviar valores). A parte pública essa você distribui para as pessoas te enviarem bitcoins.

E sim, fica de acordo com a opção de cada um o uso dos endereços para transações.


9) Por que não estão mais aceitando pagamento em dinheiro brasileiro?

Onde? Nas exchanges? Nestes sites de câmbio, em geral somente são aceitas moedas fortes, como o euro, o iene e o dólar. Infelizmente, o real é uma moeda muito fraca para as grandes casas de câmbio se preocuparem com ele. Só nos resta, por hora, uma casa de câmbio que opera com reais: www.MercadoBitcoin.com.br


10) PayPal é aceito? E como usar o paypal para a minha conta Bitcoin?

Em geral não. Isso depende das políticas do paypal e das casas de câmbio.
newbie
Activity: 8
Merit: 0
Navegadores são softwares cada vez mais complexos, verdadeiras máquinas virtuais, com diversos plugins etc. Por mais higiene digital que você tenha (e muitos não tem), você ainda assim corre o risco de ser contaminado por algo que passar por alguma vulnerabilidade do teu navegador. Já vi isso acontecer com computeiros que "vivem" na internet desde meados da década de 90, e que entendem de segurança digital.

Navegadores diferentes adianta?
Costumo usar o Ópera ou o Safari quando quero mais segurança e o Firefox para navegação geral.
Ópera e Safari tem alguns plugins de segurança. No Firefox tenho os plugins de segurança e outros para navegação geral.
O Chrome eu não gosto porque cria um cache imenso.

bjs
newbie
Activity: 8
Merit: 0
Oi, membros!

Conheci hoje de tarde o Bitcoin e, de cara, me identifiquei com a ideia. Vi alguns vídeos no YouTube, li alguns artigos acadêmicos, etc.
Acabei parando neste fórum.

Tenho muitas dúvidas.

1) Alguém pode me explicar mais sobre os wallets? Vejo tantos nomes acompanhados de wallet que me sinto perdida.

2) Fiz uma conta no BTC para ver como é por dentro. Tem 3 opções para marcar: info, trade e withdraw. Qual o uso correto de cada uma delas?

3) Ãhn... Tenho que perguntar: Se o objetivo original do projeto era a troca livre e a economia, além de, entre outras coisas, diminuir ou eliminar o controle dos banqueiros/Estado sobre a moeda física e sobre o que cada um faz com seu dinheiro... Por que para ter Bitcoins é preciso comprar com o dinheiro? = Não é crítica; é curiosidade por ter visto uma certa contradição frente ao objetivo original.

4) Que outras formas existem para ter Bitcoins?

5) Baixei e instalei o software bitcoin-qt mas não entendi como configurar.

6) Quando entramos no https://www.bitaddress.org/, aparece aviso de que está gerando endereço. Ótimo! Cada endereço é gerado apenas 1 vez, ou seja, se eu entrar e anotar as sequências que aparecem nas abas, aquelas sequências serão só minhas?

7) Ainda em relação ao BitAdress: em quais situações utilizar cada uma das sequências nas abas?

Cool pelo que entendi nas leituras que fiz hoje, cada pessoa pode ter várias assinaturas digitais do bitcoin. E esse montão de identidades, sob o mesmo e-mail? E, se preferir, a pessoa abre vários e-mails e uma assinatura digital para cada um dos e-mails, né/ Ou seja, o uso fica de acordo com a opção de cada um?

9) Por que não estão mais aceitando pagamento em dinheiro brasileiro?

10) PayPal é aceito? E como usar o paypal para a minha conta Bitcoin?

Cheguei a 10, vou parar por aqui...rs

bjs
newbie
Activity: 2
Merit: 0
Muito bom este topico  Shocked
hero member
Activity: 788
Merit: 1001
Muito Obrigado pelas observações, caveden.

O texto está sempre em evolução e com certeza vou adicionar mais algumas coisas na
parte de segurança seguindo suas dicas.



legendary
Activity: 1106
Merit: 1004
Parabéns pelo tópico Daniel. É importante dar esses conselhos de boas-vindas.

Eu só seria um pouco mais "paranoico" no que diz respeito a segurança das tuas bitcoins. Pessoalmente, acredito que você nunca deve estocar suas bitcoins no mesmo computador que utiliza para navegar na internet. (claro, você pode estocar uma pequena quantia por questão de comodidade, como o dinheiro que você leva contigo no bolso, mas nunca uma soma significativa)

Navegadores são softwares cada vez mais complexos, verdadeiras máquinas virtuais, com diversos plugins etc. Por mais higiene digital que você tenha (e muitos não tem), você ainda assim corre o risco de ser contaminado por algo que passar por alguma vulnerabilidade do teu navegador. Já vi isso acontecer com computeiros que "vivem" na internet desde meados da década de 90, e que entendem de segurança digital.

Ou seja, se quer segurança, não pode estocar suas bitcoins no teu sistema principal de uso cotidiano.

As alternativas disponíveis são coisas como paper wallets, offline wallets (que podem ser simuladas com um sistema Live numa USB, tipo um Tails por ex., para quem não tem um computador só pra isso), ou até mesmo brain wallets para os mais aventureiros (cuidado, a qualidade da senha é muito importante aqui).
Admito que essas soluções são um tanto quanto geeks, e podem afugentar quem não fica muito à vontade com computadores. Eventualmente dispositivos como o Trezor ou o BitSafe estarão à venda para as massas, com interfaces bonitinhas e outras firulas, permitindo que todo mundo possa estocar bitcoins em segurança.

Ah, e lembre-se de sempre fazer backups criptografados na cloud. Use senhas fortes para teus backups. E senha forte = senha longa, não uma senha cheia de símbolos e caracteres estranhos que mais parece um texto em chinês que você inevitavelmente vai esquecer caso não a digite o tempo todo.
newbie
Activity: 7
Merit: 0
Muito completo. Obrigado.. Wink
hero member
Activity: 853
Merit: 500
Começando hoje nesse mundo BTC. Espero aprender muito aqui. Valeu !!!
newbie
Activity: 4
Merit: 0
Como novato curti demais o tópico.
newbie
Activity: 13
Merit: 0
Fala galera tudo bem?

tem esse vídeo tutorial para iniciantes que eu fiz e acho que poderia ser de uma boa ajuda para o pessoal

http://www.youtube.com/watch?v=4zIQwz3SEXY
newbie
Activity: 19
Merit: 0
Tem mulher sim... olha eu aqui srsrsrsrsrsr  Cool
sr. member
Activity: 294
Merit: 250
full member
Activity: 126
Merit: 100
Apoiado + Up
legendary
Activity: 1320
Merit: 1001
Tb voto pra este tópico ficar fixo.

EDIT: foi fixado, thanks!  Smiley
Pages:
Jump to: