EOS arrecadou 4 bilhões em sua ICO, Telegram arrecadou 1,7 bi.. e a lista segue..
O primeiro está vendo seu preço cair desde o primeiro trimestre de 2018, e o segundo sequer saiu do papel..
4 bilhões em criptomoedas, de qualquer um, e que não é facilmente liquidavel. Estamos falando de meio bilhão de dólares de uma empresa publicamente listada na bolsa. Eles tiraram $500 mi de FIAT liquido da balança e colocaram no BTC. Tem uma diferença imensa, IMO.
Agora, olhe o ETH na época das ICOs, a moeda/blockchain tinha um caso de uso (tudo bem se você achar que tal caso de uso era ruim, e não gostar do ETH, porém..) as pessoas precisavam/queriam comprar ETH e ele quase alcançou o BTC, e então "morreu" novamente quando este caso de uso morreu..
O caso de uso do Bitcoin é a proteção e descentralização que ele oferece. Quem compra Bitcoin, compra por que é confiável, seguro, avança de forma consistente. Se você quer caso de uso, fique no PayPal, no PIX, no PicPay, etc... com eles você envia instantaneamente para qualquer pessoa, a maioria de forma gratuita. O Bitcoin, atualmente, não oferece custo barato ou velocidade, e sim segurança. E é daí que vem o valor de uso dele.
O que fez essas pessoas mudarem de ideia sobre o BTC? Melhorias no projeto? Melhor alternativa frente as fiats? FOMO? Se for pela taxa de emissão de novas moedas (inflação), então compremos NANO
Vai saber. O Michael fala sobre o seu caso no
podcast com o Pompliano. O PayPal viu uma chance de participar de um novo mercado crescente, outras empresas fogem da inflação. NANO tem a segurança do BTC? Não tem. Tem os anos do BTC, a confiança do mercado, o hash rate, a história comprovada de funcionamento? Também não tem.
Então, o BIP39 é um belo avanço, QR code é outro e carteiras amigáveis também.. Com esses 3, fica mais fácil que usar PayPal..
Tenta ensinar sua avó a enviar uma transação via PIX. Depois tenta ensinar ela sobre o BTC e como utilizá-lo. Eu sei qual eu chuto que ela vai achar mais fácil.
É isso que precisamos, uma empresa grande que esteja disposta.. A Steam aceitava BTC (indiretamente) antes do boom do BTC (abr/2017).. Para mim, a saída dela foi uma grande perda.. Ninguém melhor que uma empresa voltada a jogos para aceitar uma moeda de nerds..
O ponto é que isso está começando a acontecer. Vide a diferença imensa para 2017. Pare para pensar que o PayPal, o maior "inimigo" do Bitcoin, com 300 milhões de usuários e 26 milhões de comércios, está começando a aceitar o uso das criptomoedas. E em breve vai começar a permitir o deposito/saque e uso direto nesses mesmos comércios... a diferença é incomparável com a situação de alguns anos atrás.