E qual o problema disso tudo? Por quê ter medo/desgosto dessa adoção do BTC? Melhor deixar tudo à deriva de uma proibição por parte do governo? Pelo menos com os bilhões entrando, fica meio difícil chegar banindo tudo, já que isso significaria a falência de várias empresas que estão cada vez mais até os dentes no BTC.
Eu tenho medo/desgosto da FALTA de adoção do Bitcoin, o preço dele já perambulou dos 0 aos 20k USD nesses 10 anos e infelizmente a sua adoção não aumentou nada em comparação a seu preço.. É bem frágil como a casa de palha dos 3 porquinhos.. do mesmo jeito que foi fácil para essas empresas injetarem bilhões, é fácil para elas saírem..
Coloca o seu tiozão de 50 anos para baixar uma carteira, fazer um backup, guardar ele em um local seguro, não cair em phishing, não baixar malware, etc... muito difícil. Intermediários, em primeiro momento, pelo menos dão segurança à aqueles que nem tocariam na tecnologia. É uma fase necessária para garantir a adoção e confiança do uso da moeda. Sem empresas ou governos acreditando no BTC, a moeda é só um dinheiro virtual para nerds.
A dificuldade é a mesma de usar o PP, eu não vejo tanta diferença entre educar o tiozão em BTC ou PP.
A Steam é uma empresa que precisa receber em dólar e pagar seus produtores de jogos. Eles iam receber BTC e fazer o que?
1) Hold, igual as empresas que estão comprando BTC hoje, porém isso seria muito mais significativo na minha opinião..
Além do que, eu duvido que o uso de BTC em qualquer plataforma grande dessas (vamos dizer, Steam, iFood, Amazon, Uber..) seria >1%.. ou seja, não faria tanta diferença em holdar tal montante, e despejá-lo após um tempo..
E como você falou sobre o BRL, bom, será que não é mais vantagem para eles pegar BTC do que BRL na mão?
2) Pagar alguns funcionários/parceiros com BTC.. Aqui começaria a ficar interessante, a Steam pede para seus funcionários/parceiros quem gostaria de receber o salário em BTC.. e a engrenagem começa a girar.. IMO é isso que está faltando para o BTC ser o que veio para ser.
Seguindo o mesmo ponto colocado acima, esses intermediários dão uma facilidade para quem quer começar agora. Imagina se a Steam precisasse manter vários nodes, criar um sistema de pagamentos, receber em BTC e tentar liquidar eles de alguma forma para pagar os desenvolvedores de jogos... mesmo eu odiando a BitPay, era: mandou BTC, recebeu dólar. E é disso que a empresa precisa.
No futuro, com a maior adoção da moeda, cada vez mais aumentam as chances de cada um seguir o seu caminho, com os próprios produtos e mais soluções descentralizadas.
A logica seria o valor cair, não? Por que alguém que busca fazer isso compraria BTC se é tão caro, inconveniente e não é uma opção na maioria das lojas?
O preço sobe por que: tem muitas pessoas querendo fugir da impressão descontrolada do fiat, e tem muita gente acreditando que o preço vai subir. Eu não compro BTC para gastar. Eu compro para utilizá-lo como reserva de valor e pois acredito nele ao longo prazo. Ou eu compro BTC ou eu deixo meu dinheiro em Real. E aí, o que é melhor?
Acho que isso que é o bonito do BTC, alguns o enxergam como investimento, outros como moeda, outros como reserva de valor, outros como meio de pagamento, outros com uma ideologia, outros como uma tecnologia inovadora, etc..
Por fim, cada um ponto desses depende fortemente do outro..
A tecnologia precisa seguir melhorando, ex: LN para pagamentos mais rápidos/baratos, carteiras mais amigáveis; e isso será bom para os outros pontos
A moeda/sistema de pagamento precisa ser aceita em mais lugares; e isso será bom para os outros pontos
Investidores precisam continuar entrando para que as pessoas continuem se importando com o BTC e criando soluções dentro e fora dele; e isso será bom para os outros pontos
A ideologia também é muito importante pois sem ela o BTC fica na mão do Estado; e isso será bom para os outros pontos (você deve se lembrar das variações de preço de quando a China bania/desbania o BTC 1x por mês, o BTC tem que estar forte a ponto de não depender do que o Estado diz, assim como ele já não se move com hacks em exchanges - o que era comum há 2 anos atrás)
O meu ponto é que é preciso ter um equilíbrio entre os pontos, é legal ver dinheiro entrando porém será muito melhor quando isso for suportado por uma maior aceitação do BTC por ai..
Só espero que o PayPal de fato possua e compre os BTC conforme as carteiras vão crescendo, pra que não dê ruin lá pra frente.
Ah, nem queria falar nisso ai.. Se não for o PP, logo surge outro fazendo reserva fracionária do BTC.. tipo as exchanges que investiam o dinheiro dos usuários em piramides e depois pediam KYC até do seu cachorro para
liberar os fundos