Bom, vou dar o meu relato e a minha opinião no assunto - e o que eu consegui assimilar em uma rápida comparação do Bitcointalk x Facebook
Descobri o Bitcoin em meados de 2014 e logo entrei nos grupos no Facebook para saber melhor sobre o assunto, e depois de um tempo descobri o forum Bitcointalk entre 2016~2017 (se não me falhe a memória)
Cheguei a conclusão que:
• Brasileiro (ou a maioria) preferem Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram etc), creio que isso esta "enraizado", diferentemente nos outros países como por exemplo, EUA, que o meio que eles utilizam a internet não é só para ficar em redes sociais, mas sim em foruns na internet, de certa forma isso é normal lá, diferentemente do brasileiro, pois a gente não tem uma ""cultura"" de utilizar foruns para adquirir conhecimento ou coisas do tipo, geralmente são redes sociais, youtube, e-mail, netflix, spotify e demais outros meios. Esse já é um motivo pro forum ter poucos BR's por aqui
• Outro ponto, por si só é que, um número massivo de brasileiro possuem Facebook, consequentemente tem um número maior de grupos relativos a criptomoedas por lá, por isso existe essa discrepância de quantidade de usuários Bitcointalk x Facebook.
Existem diversos tipos de esquema ponzi/piramide espalhados por lá, gente querendo ganhar dinheiro facil etc, sem contar que o alcance de divulgação é MUITO maior no Facebook.
• O brasileiro cria a conta no Facebook não pra acessar os grupos de cripto, mas sim por utilizar a rede social propriamente dita, ai quando conhece alguma coisa já entra pra participar em grupos no Facebook para saber melhor do assunto, basicamente ""une o util ao agradavel"". E quando entram nos grupos, nem participam ativamente, e no final se torna +1 número na quantidade total de membros nos grupos do Facebook, por isso tem alguns grupos por ai com mais de 100k 150k membros
• Creio eu que, para aumentar o numero de usuários teria que haver uma maior divulgação do forum Bitcointalk (que na minha opinião pode-se considerar uma rede social também)
Mas uma coisa eu falo, eu prefiro que a nossa aba local tenha poucos usuários de qualidade e ativos por aqui
(que é o nosso caso atualmente), do que ter VÁRIOS users com pouca participação e que não agregam quase nada (por exemplo alguns grupos no Facebook).
Outra coisa que eu falo com propriedade, é que, o Bitcointalk é MUITO, MUITO MELHOR do que os grupos espalhados pelo Facebook de criptomoedas (pelo menos nos grupos brasileiros), a qualidade do conteúdo publicado por aqui é superior, a cordialidade entre os membros é superior, você vê cada um ajudando o outro, existem diversos membros inteligentíssimos por aqui e que compartilham o seu conhecimento e mais outros pontos positivos.
Já nos grupos do Facebook, direto você ve gente querendo ganhar dinheiro fácil, gente querendo passar a perna através de piramides, membros faltando com respeito, tirando sarro um com o outro, não que o Bitcointalk são 1001 maravilhas, mas no Facebook é algo descarado demais!!
Bom, essa foi a minha pequena análise que consegui sintetizar, espero ter sido util