(...)
Ainda vejo as ondas como um tsunami de oportunidades, é evidente que uma parcela muito grande do que hoje está suando para se manter, tende a recuperar o valor, mesmo que em um futuro distante - daí meu destaque para a paciência. Em um cenário ainda não experienciado no mundo, é difícil marcar previsões (já é difícil em um cenário "normal").
Sejam criptos ou stocks, a corrida pela liquidez vem justamente em um momento que, talvez, ela seja mais necessária do que nunca. Muitos estão pensando nos possíveis ganhos, mas a maioria extrema na contenção de perdas. Em muitas vezes não é uma questão de escolher deixar de ganhar ou ganhar, mas do incerto ao deixar de ganhar.
Arriscar agora poderá ser uma ação de vida ou morte financeira... ainda não temos real identificação da proporção e impacto que estes movimentos terão, principalmente de forma regional. Quando vemos países europeus encravando sua produção por semanas buscando a contenção do vírus, penso em países emergentes e de grande potencial exportador (nós) experienciando o mesmo, em uma escala mais intensa (pela falta de estrutura). Fica aí minha dica para o povo que está pensando em vender as cuecas para aproveitar as promoções: calma! Seguindo o ditado, quem não arrisca não petisca, de fato... o negócio é saber quanto, quando e em que.
(...)
Ainda vejo muito mais como um "efeito manada" - decerto, como todo o mercado. Ainda que o conceito esteja ali, o ninja tem razão em dizer que a maioria detém o ativo principalmente pelo seu fator de investimento e possível multiplicação dos lucros. Ué, eu mesmo como um hodler assumido penso nessa escalada.
A queda abrupta do mercado, justamente em um momento delicado, pode ter sido o gatilho para o pandemônio em busca de liquidez em todas as frentes - fosse buscando uma melhor oportunidade de entrada, fosse numa atitude desesperada objetivando o capital de giro. O BTC como sendo um dos ativos mais sólidos era um agente de segurança no portfólio do usuário... até agora. Esse medo devo permanecer por um bom punhado de tempo e quedas substanciais devem ser mais corriqueiras. Mas não penso que se prolongue tanto tempo mais; ainda evidencio a subida de preços como algo natural e temporal.
Penso, até, que se tivéssemos tido um pequeno movimento no sentido contrário, o gatilho teria seguido o curso inverso e talvez estivessemos falando aqui de uma nova alta. Bom, como dizem, ou vai para baixo ou para cima, certo?!
Enfim, estamos em um momento totalmente atípico onde luquidez imediata é a palavra-chave. Minha opinião é que, como sempre, quem resistir a essa fase (e, logicamente, quem entrar nela) vai surfar muito bem lá na frente... quanto lá na frente, aí eu já não sei