Sorte sua na ter vivido à época da hiperinflação brasileira. Do governo do Figueiredo e do Sarney. Lembro que você ia de manhã no supermercado e a tarde o preço já tinha aumentado. Lembro do confisco da poupança do Collor. Lembro da quebra dos bancos comind e auxiliar e por ai vai. Tempos difíceis eram aqueles.
Todo mundo pensou em postar, afinal afetou todos rs
Já passei por algumas como a inflação, o Collor bloqueando as poupanças, a crise das hipotecas dos EUA etc, mas dessa vez é tudo muito rápido e muito frágil, isso sim me assusta, nós dependemos demais um dos outros e o efeito do pânico é muito mais forte até do que a crise em si
O BTC ainda é um dos meus investimentos, eu torço para não afetar meu trabalho que esse sim é minha fonte principal de renda, e também utilizamos alguns materiais que são fabricados na China, poucos mas temos
E agora o pessoal fica muito receoso, incluindo eu mesmo, em gastar dinheiro, todos ficam pensando: "vou guardar esse dinheiro porque não sei o que vai acontecer" e por meses isso vai perdurar
Só que tem o lado que você falou por último, quem tem bala na agulha pra comprar cryptos, ações, o que seja, daqui a alguns anos tudo se recupera, e vai rir por último
Infelizmente ou felizmente eu não cheguei a presenciar a época de hiperinflação no Brasil antes do plano real ou até mesmo o confisco do Collor, o pouco que aprendi foi na internet, escola/faculdade e o que alguns familiares e amigos comentaram comigo. Pelo visto a situação era feia mesmo, praticamente o Brasil era quase uma Venezuela. Um fato interessante que lembro que no inicio dos anos 2000, eu ia com 0,50 centavos ou até mesmo com 1 real na cantina da escola e conseguia comprar MUITA coisa, salgadinho, sorvete, refrigerante, balas e diversas outras guloseimas, mas atualmente com 1 real você só consegue comprar balas ou chicletes e olhe lá ainda.
A unica coisa grave a nível mundial economicamente falando que cheguei a testemunhar foi o crash de 2008, mas como eu era adolescente, não entendia muito bem do assunto, mas tenho em minha memoria que diversos familiares de amigos meus perderam o emprego naquela época.
Creio que logo logo vão descobrir algum tipo de vacina/cura pro COVID-19 e as coisas vão normalizando aos poucos. Mas essa situação se tornou uma calamidade praticamente. Ontem mesmo recebi a noticia que vão paralisar as aulas na universidade que frequento por tempo indeterminado, outras que também pararam foram a Unicamp e Usp.
Mas a questão principal: com os confinamentos e restrições de circulação de pessoas aumentando pelo mundo e pelo br também, como as bolsas vão subir?
É nessa hora que o governo entra em ação, possivelmente baixando ainda mais as taxas de juros e injetando dinheiro para tentar estimular a economia através de Acordos de Recompra/REPO.
Também pretendo realizar algumas compras fracionadas para tentar se proteger dessas oscilações bruscas do mercado. Talvez as coisas podem melhorar ou piorar, de certa forma isso é uma incógnita .