Puts, acho que foi só eu que não vendi e agora fico ainda mais mal com isso, kkkkk.
Mas fica o aprendizado para a pŕoxima alta.... depois de uma época turbulenta onde precisava vender BTC direto para pagar as contas, a gente fica tão aficionado pelo prazer de poder voltar a acumular que espera sempre conseguir um cofrinho mais gordo antes de finalmente chegar à borda para poder quebrá-lo
Parece-me então que o Bitcoin não é como o cofrinho do meu filho, tem que ter uma tampinha no fundo para poder retirar algumas moedinhas quando chega a oportunidade.
Teoricamente, a pior forma de fazer uma realocação de ativos é essa que voce esta sugerindo. Vender tudo uma vez e quebrar o potinho duma vez.
Vamos supor que voce seja uma pessoa que comprou um pouco de bitcoin ao longo da vida. Botou 10% do que tinha em bitcoin, e 90 em demais investimentos. Dai ficou assim:
10 - BTC
30 - Acoes
60 - Renda Fixa
Daí bitcoin bate 60k , e vc fica assim:
50 - BTC
15 - Acoes
35 - Renda Fixa
Voce pode ir direcionando 5-10% dos seus bitcoins todos mes (ou o limite de isencao de 30k) ao longo da alta, mirando ficar mais balanceado, para algo assim em uns 6 meses:
30 - BTC
20 - Acoes
50 Renda Fixa.
Isso permite que voce mantenha um patrionio alto em btc ainda, e caso o valor va pra 100-200k voce ainda terá uma parcela considerável.
Se voce vende tudo duma vez, voce pode ficar de fora da alta final.
Minha ideia é a seguinte: Eu sou um cara normal. Eu nunca vou vender no maior pico, nem comprar no maior vale. Minha meta é estar sempre ali no meio da boiada.
Eu vendi uma parte quando chegou ao U$ 60k. Ao meu ver, esse é o teto máximo que o Bitcoin venha a chegar. Mesmo que mais gente entre para o sistema, tem muita gente que também está saindo do sistema. Muita gente que perdeu dinheiro com pirâmides(ponzi), tipo essa da Luna, não vai voltar.
Luna não tem absolutamente nada a ver com bitcoin. Podem existir mil ponzis e todas as altcoins podem virar Ponzi. Não faz diferença pro BTC.
No fundo as vítimas de LUNA sabem disso. E o mercado todo tambem.
A queda da LUNA afeta o preço do bitcoin
temporariamente. Além disso, acredito que os motivos da queda do BTC sao muito mais a alta de juros.