Pages:
Author

Topic: Qual é o futuro do seu Bitcoin, se algo acontecer? - page 2. (Read 256 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
- Fazer um sistema digital para a entrega de documentos caso não haja interação (deadman switch).

Por acaso tenho pensado nesse tipo de sistema. Conheces algum?
Não conheço. Eu pessoalmente faria o meu próprio caso fosse seguir com a ideia. Só que teria que pensar na arquitetura desse sistema para não rolar vazamentos e ele ter confiabilidade para seguir funcionando até minha eventual morte.

É uma ideia interessante.
Mas, a pessoa pode continuar a usar a carteira, criando essa transação?

PS: Vou analisar esse tópico. Wink
Sim e não…

A transação gasta um input X específico, só que ela só vai ser valida a partir do bloco escolhido. Isso significa que, se o input X for gasto, a transação já deixa de ser valida. Você pode continuar usando a carteira desde que não toque nesse input especifico.

Em resumo, só funciona bem se você fizer isso em uma carteira cold que vai ficar intocada. Ai você pode criar essa tx travada que gasta todas as moedas e que vai poder ser transmitida e incluida em um bloco a partir daquele bloco futuro.

Se o bloco estiver chegando, é só invalidar a tx ao gastar o input e refazer ela com um bloco ainda mais adiante.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Rolou um tópico aqui sobre o assunto há 2 meses:

[DEBATE] - E se você morrer? O que irá acontecer c/ seus criptoativos?

Bem lembrado!
Vou rever o tópico, e talvez desenterra-lo.

- Fazer um sistema digital para a entrega de documentos caso não haja interação (deadman switch).

Por acaso tenho pensado nesse tipo de sistema. Conheces algum?

Segue o link do tutorial para quem se interessar:

Criando uma transação com nLocktime usando a Electrum

É uma ideia interessante.
Mas, a pessoa pode continuar a usar a carteira, criando essa transação?

PS: Vou analisar esse tópico. Wink
hero member
Activity: 1778
Merit: 882
Isso me lembrou um tutorial que eu fiz aqui em 2020  Shocked que pode ser utilizado nessa situação (não é uma opção ótima mas é melhor do que nada). Basicamente é criar uma transação que só será válida a partir de tal bloco definido por você. Você pode combinar com um amigo ou familiar e fazer uma transação usando nLocktime a cada 1 ano / 6 meses por ai e caso você venha a falecer o cara poderá transmitir a transação e ela chegará ao endereço de destino.

Caso você continue vivo é só mover os fundos pra outro lugar e criar uma nova transação...

Segue o link do tutorial para quem se interessar:

Criando uma transação com nLocktime usando a Electrum
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Rolou um tópico aqui sobre o assunto há 2 meses:

[DEBATE] - E se você morrer? O que irá acontecer c/ seus criptoativos?

Geralmente vai ser uma das opções:

- Contar pra família sobre como pegar as moedas.
- Pedir pro advogado entregar um documento com informações pra família.
- Backup em um cofre para a familia.

Hoje em dia eu tenho mais fiat do que crypto, então deixaria o curso normal correr. Praticamente só mantenho o meu semanal da campanha, e estou sempre me livrando dele, então nunca justifiquei configurar algo. Tongue
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
Lamentavelmente um user do forum, teve um acidente e faleceu. Cry
Bitcointalk user Joerii passed away...

Nestes momentos, lembramos como os imprevistos acontecem, e como é importante estar tudo preparado para essas ocasiões.

Acho que seria bom, partilharmos ideias ou medidas que já tomamos, para assegurar que o bitcoin que temos, possa ser util para os nossos familiares, se algo acontecer.

Nesse sentido, que medidas vocês já tomaram?

Eu já pensei nisso. Como não tenho herdeiros naturais, meus imóveis irão para meus sobrinhos e para minha sobrinha-neta. Já meu patrimônio em criptomoedas irei doar para alguma fundação que faça projetos para a propagação da ideia de criação de um Estado de Bem Social no Brasil. Vou procurar uma fundação nesse sentido, caso não exista, deixarei em testamento para que o dinheiro seja revertido para a criação de uma fundação que tenha esse intuito.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Lamentavelmente um user do forum, teve um acidente e faleceu. Cry
Bitcointalk user Joerii passed away...

Nestes momentos, lembramos como os imprevistos acontecem, e como é importante estar tudo preparado para essas ocasiões.

Acho que seria bom, partilharmos ideias ou medidas que já tomamos, para assegurar que o bitcoin que temos, possa ser util para os nossos familiares, se algo acontecer.

Nesse sentido, que medidas vocês já tomaram?
Pages:
Jump to: