Eu me divirto com essas postagens do @Lucasgabd
Me faz lembrar de um tempo atrás, onde existiam restaurantes que o sujeito pagava quanto quisesse no valor da conta. Ele estipulava o valor que a comida valia. Fui dar uma pesquisada rápida e não achei mais nenhum restaurante nessa modalidade. Acho que isso deve responder a sua pergunta. Entendeu ?
eita Paredao, esqueceu que ausência de evidências não é evidência de ausência?
o Curto Café, no centro do rio de janeiro, até hoje funciona num esquema colaborativo.
muito provavelmente existem outros exemplos no mundo, mas entendo os desafios e limitações desse modelo.
Provavelmente ninguém iria pagar. Se deixassem, o brasileiro daria até calote no condomínio.
Eu vejo os impostos praticamente como um condomínio gigante. No começo o condomínio so tem que dar segurança e serviços básicos, por um valor relativamente pequeno. Depois querem que o condomínio cuide de toda a sua vida, forneça academia, piscina, plano de saúde, etc. , mas esquecem que tudo isso vem com o aumento do valor do condomínio. Esse é o drama do Brasil e boa parte da America Latina hoje.
Acredito que esse tópico está meio em alta no Brasil, principalmente depois da semana passada que o Lula disse que o governo
não precisa gastar menos do que arrecada. Ele inclusive falou que precisa aumentar ainda mais o gasto público para o "bem do Brasil".
Pois é, e ele vai financiar isso tudo através do aumento dos impostos e da rolagem da dívida pública.
ótimo comentário, valeu por contribuir @bitmover
por isso políticos tinham que ter skin in the game
se o efeito cantillon afetasse a eles e tivessem um salário mais modesto muita coisa seria diferente
a própria possibilidade de obrigatoriedade de uso de serviços públicos por políicos já seria um bom extra de skin in the game.
Hahahaha, desde antes de nosso nascimento fomos alimentados com o discurso de que os políticos (generalizadamente, por melhor que não seja) são um bando de ladrões, então você acha que alguém de fato pagaria um imposto opcional?
<..>
eles são.
Mas ainda assim duvido que seria zero
é absurdamente difícil encontrar algo que considere a população inteira como homogênea, algo que todo mundo dê a mesma resposta, nesses tipos de debates.
Por menor que fosse a porcentagem ainda teria gente que pagaria.