A pergunta do momento é quem será o grande país a adotar uma reserva de valor em Bitcoin, EUA, Russia, Japão ou até mesmo China?
Nesta semana um politico do Japão sugeriu que o país deveria alocar parte das suas reservas internacionais em BTC, na ocasião ele citou até o Brasil como um dos países que estão analisando essa possibilidade (uma pena que por aqui sabemos que não é algo sólido).
Japão pode seguir El Salvador e EUA na adoção de Bitcoin como reserva soberanaE oque vocês acham os EUA adotam a reserva e os outros vem atras ou alguém vai ser mais apressadinho e vai furar a fila?
Pergunta difícil ein...
Eu vejo aí três motivos muito fortes para cada um deles sair na frente, mas não consigo decidir qual deles será mais determinante para essa vanguarda:
EUA: Certamente é o país com maior condições financeiras para fazer isso acontecer, além dos quase
$ 10 bilhões de BTC ainda apreendidos, as novas oportunidades de atrair investidores criptos deve facilitar essa compra de Bitcoin pelo governo como forma de investimento.
Russia: Putin está muito P**** com seus U$ "roubados" e precisa desenvolver sua economia junto com o Bitcoin caso não queira sofrer novos golpes. Por mais que ele ainda tenha alguns aliados econômicos fortes, terá que ir além desse "clubinho". É uma questão de necessidade urgente.
Japão: Os cara são "de outro mundo", muito antes dos EUA o Japão já era um lugar muito amigável às criptos, o problema talvez seja apenas o excesso de cautela dos japoneses quanto aos gastos. Mas se intenção é "guardar" grana então eles são os melhores e com a notícia fresca de que o governo agora pretende seguir o mesmo rumo de El Salvador, isso pode ter um impacto gigantesco no país e em sua economia.
[edit]
Eu não chutei meu palpite né... Vou de EUA, mas seja lá quem for sair na frente, acho que o mundo cripto como um todo tem a ganhar, pois o pódio não vai se resumir apenas à esses três países.