exercicio rápido de pensamento, o que aconteceria se jogássemos o salario minimo pra 15 mil reais do dia pra noite?
exato, mais gente iria pra informalidade ou seria contratado como PJ, sem CLT e fugindo do salário mínimo como valor obrigatório
Acho que ninguém está falando em mudar o salário mínimo de R$ 1412 para R$ 15000 (aumento de 10x) em uma noite. Mas vou propor outro exercicio de pensamento...
Vamos pensar que minha empresa só consegue existir caso eu te pague R$ 400,00 de salário, pois caso contrário não seria lucrativo pra mim. Você vai defender a existência dela? "Ah, deixa o cara oferecer R$ 400,00 de salário, caso contrário vai ser uma empresa a menos e portanto menos emprego"
Você provavelmente vai responder que aceita esse salário quem quer, e que eu provavelmente não vou conseguir contratar ninguém pagando tão pouco.
Mas e se o individuo só tem a opção de aceitar esse salário ou morrer de fome? Aí vira um tipo de escravidão moderna.
Será que uma empresa que só consegue existir pagando tão pouco deveria existir?
então, ninguem falou disso mas esse exercício de "esticar o elástico" ajuda muito para perceber as consequências das políticas, quando vemos os extremos e a situação atual
sobre o salário de 400 reais, depende da quantidade de trabalho, né?
tecnicamente vc não poderia contratar alguém fixo por esse valor mesmo que o trabalho da pessoa levasse 10 minutos por dia.
o lance é que aumentar o salário acaba jogando a galera para a informalidade
talvez empresas que só conseguem pagar mais deveriam existir, respondendo a sua última pergunta... pode ser, mas essa pergunta mostra justamente pq costuma levar 3 a 10 anos para que uma empresa realmente saia da zona de "fundadores se matando de trabalhar" para no mínimo um vôo baixo, nem digo velocidade de cruzeiro
O problema é que estamos no Brasil. A maioria esmagadora que recebe auxílio governamental realmente necessita, mas infelizmente sempre tem os que aproveitam. Conheço casos onde o chefe da família está na informalidade e a esposa recebe todos os auxílios governamentais. Infelizmente esse é o mal da informalidade. Como tem aquela velha história onde muitos não querem sair da favela, pois lá tem agua e luz de graça.
Como diz o Reinaldo Azevedo, esses casos são pirulitos para extrema-direita ficar feliz.
Uma maioria paga a fama por uma minoria safada. Isso é Brasil.
Sim, mas não tem muito o que fazer.
Fica aquela pergunta: Vale a pena cortar o auxilio de pessoas miseraveis de verdade por que tem algumas familias aproveitando do sistema?
Por que fraude sempre vai ter, especialmente no Brasil. Mas dá pra tentar combater, vez ou outra eu leio sobre como o governo fez um pente fino e cortou X milhões de cadastros. Em 2025 mesmo já planejam um "exame criterioso":
Exemplo:
Novo pente-fino no Bolsa Família pode dar fim a mínimo de R$ 600 a partir de 01/2025 para mais de 500 mil
https://fdr.com.br/2024/11/07/novo-pentefino-no-bolsa-familia-pode-dar-fim-a-minimo-de-600-a-partir-de-2025-para-mais-de-500-mil/provavelmente não vale cortar todos os benefícios por conta de algumas fraudes, não
mas... não seria melhor reduzir carga tributária dos produtos básicos ao invés de dar benefícios?
vi uma entrevista do cara que criou o ranking dos políticos uma vez (CEO da HP se não me engano) que dizia que o custo do bolsa família é só 1/5 do que é arrecadado com tributação pelo consumo dos produtos que as pessoas que recebem o bolsa família costumam comprar.