Sinceramente, duvido que em 2030 tenhamos uma solução em massa.
Por algumas informações que tenho lido, e o que tenho falado com pessoas perto desse mercado, as coisas estão mais atrasadas do que muitos querem fazer crer.
Mas não estou a fazer FUD, só acho que a malta anda anunciar coisas rápido de mais, quando ainda esta numa fase muito embrionária.
é, pode ser
veremos
é que algumas coisas de tecnologia caminha exponencialmente e dá saltos que pra gente é difícil prever.
eu apostaria que até 2030 já existirá alguma solução de metaverso em massa
Se for um mundo VR estilo Player One, acho que ainda estamos bem longe e ninguém vai viver nesse estilo de vida no longo prazo, mas sim utilizá-lo para navegar na internet e jogar jogos assim como já começamos a fazer hoje em dia.
Se for um mundo visto através de uma Google Lens (real com objetos virtuais), eu gosto da ideia e consido acreditar nela acontecendo em 20-30 anos.
Se for só um Second Life onde você entra no seu computador ou tablet e acessa um mundo virtual, acho uma perda de tempo e um hype desnecessário. Talvez para socializar e jogar jogos (i.e VR Chat), mas nada que vá mudar a humanidade.
bom ponto
estava falando algo estilo Ready Player One mesmo
mas também acho que será algo que as pessoas vão entrar e jogar como um videogame hj em dia e não necessariamente muitas pessoas passarem o dia todo nele (mas não to tão confiante assim nisso, imagina redes sociais por exemplo, tomando um tempo absurdo de muitas pessoas)
pessoalmente isso me interessa bem menos que as aplicações de AR, bem lembrado.
To super interessado no mundo real ultimamente e tem muitas coisas que não dá pra fazer no digital e nunca serão adaptadas com toda fidelidade do mundo real (dançar a dois por exemplo)
AR tem várias aplicações interessantes para aprendizado e desenvolvimento científico que acho que serão incriveis, mas 20-30 anos vc acha que leva? não antes?