Renda Passiva em B3
Atualmente conheco duas manterias. FII's e Ações que pagam dividendo.
Ao meu ver:
risco com ações diretas -> Desvalorização e variação grande (SANEPAR, ITAUSA, ETC)
fundo de investimento imobiliriario -> Não sofre tanta variacao de preco e geralmente tem preços travados (ou quase travados) em condicoes normais de mundo claro
Muito bom topic texgeek. Muitos acabaram procurando cripto pq querem renda passiva, mas cripto é, na minha opiniao, pobre em renda passiva. Os riscos sao extremametne altos e mal precificados.
Fiquei surpreso de você não mostrar o principal ativo de renda passiva do país, o tesouro direto.
O Tesouro Direto ainda tem uma das maiores taxas de juros do mundo , similar a paises com Sri Lanka, Namibia, Paquistao. Voce pode conferir isso aqui
http://www.worldgovernmentbonds.com/No Tesouro Direto temos as famosas NTNBs, que são titulos que pagam IPCA + X%. O IPCA é a inflação, e eles pagam um juros real (esse X%, que é um dos maiores do mundo) a cada 6 meses, sao os famosos juros semestrais.
Uma simulação simples no tesouro direto mostra a rentabilidade para 1 BTC investido (100 mil reais), considerando uma taxa de IPCA+5% (valor que atingimos durante a pandemia e agora esta em torno de 4%)
https://www.tesourodireto.com.br/titulos/calculadora.htmLembrando que diferente dos FIIs, voce fica com seu capital protegido pelo IPCA (a inflacao) e recebe juros reais. FIIs sao uma boa opcao, mas voce nao tem a garantia do seu capital protegido, e as taxas de rentabilidade sao bem similares.
Nessa simulação, voce ve que ganharia em torno de 2100 por semestre do governo para deixar 100 mil lá com eles. Os vencimentos são longos, esse é o titulo 2035 (15 anos). Em 15 anos voce recebe seu capital protegido da inflacao e recebeu 5% ao ano de juros por 15 anos. Com a garantia do tesouro nacional. Ele pode imprimir o dinheiro e te pagar se ele quebrar (e ainda corrige pela inflacao q ele mesmo gerou). Ou seja, risco praticamente nulo, a nao ser que viremos uma venezuela... Nesse caso FIIs, Acoes etc vao pro brejo bem antes.
O rendimento é relativamente baixo, compativel com o risco.
Essa é uma das formas mais comuns de viver de renda passiva no Brasil hoje.
Ouvi falar sobre o reajuste de alugueis essa semana e lembrei desse tópico..
Como o IGP-M afeta tais dividendos já que o preço dos alugueis aumenta devido a ele? Ou não muda nada?
No caso de fundos de tijolo (escritórios entre outros) o IGPM faz com que os aluguéis aumentem e consequentemente aumente os rendimentos. Exceto se o locatário negociar para que o aluguel não aumente, como tem ocorrido este ano devido a pandemia.
Eu vejo que o brasileiro realmente curte muito FII, principalmente devido a questao da renda passiva.
O problema maior que eu vejo, nesse moemtno pros FIIs, é que muitas empresas simplesmente vao deixar os empregados em Home Office e podem devolver os predios. Pode acontecer uma queda na rentabilidade (e no preço) dos FIIs num prazo médio/curto. Tenho um pouco de medo desse mercado nesse sentido.
Legal esse tópico, texgeek, precisávamos de um tópico desse na nossa comunidade. Entrei na B3 depois do crash, próximo a 70 mil pontos. Como já estou acostumado com Bitcoin já entrei "rasgando". Sabia que tinha caído muito mais do que o cenário estava apresentando. E aprendi que assim como nas criptomoedas os "especialistas" erram demais, andei lendo relatórios de todas as grandes casas de research e pouca coisa se salva.
Para investir na bolsa, eu pessoalmente compro na maioria ETFs.
Eu compro um fundo que é composto pelo Ibovespa, e varia exatamente igual ao ibovespa (as 100 ações mais negociadas na bolsa na proporcao de sua capitalizacao, com dividendos automaticamente reinvestidos na mesma proporcao de emrpesas).
Existem algumas opcoes assim, BOVA11 é o mais comum, mas eu uso o PIBB11 que tem uma taxa de administracao menor.
Assim voce nao precisa pesquisar nada sobre empresas, nao precisa entender nem escolher muita coisa. Se uma empresa crescer muito ela entra no indice, se ela piorar muito ela sai do indice. Voce estará bem diversificado na maioria dos setores da economia e nas melhroes 100 empresas do Brasil (vale, suzano, petrobras, bancos, magalu,etc)
Já no caso de uma açao náo é bem assim, primeiro que como uma acao de uma empresa tem seus controles privados nao tao expostos assim e visivieis, pode acontecer de a direcao executiva da empresa decidir que nao tem dividendo no mes X ou Y. Por alguma coisa de reinvestimento ou qlqr coisa desse genero. Exemplo a SANEPAR, pegou uma parte da grana do lucro e avisou a investidores sobre o reeinvestimento. Além de que só por ser acao , ja tem uma variacao muitooooooo maior que a de um fii. Variacao de acao é uns 50 a 60% maior que a de um fii.
Isso é verdade, ibovespa é mais volátil
Contudo, a correlação é muito alta e a rentabilidade recente está um pouco pior pro lado dos FIIs (e eu acho que a perspectiva futura tb, na minha opiniao)
Esse é o índice IFIX (se nao me engano os 100 maiores FIIs do brasil por ordem de capitalizacao , ou algo bemm proximo disso)