Pages:
Author

Topic: Site para fazer leilão com pagamento em BTC - page 3. (Read 514 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Pode ser P2P (pagamento e envio), o site só fazendo a intermediação e resolvendo disputas, como o Mercado Livre (que também tem/tinha leilões)..
E algo do tipo já existe (não necessariamente esse site em especifico): http://escrowmyether.com

Dá para botar um confiável no meio (e.g um operador de cartório) que só faz a liberação ou reversão dos pagamentos mediante o desenrolar dos acontecimentos.
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Simm ele pode roubar os fundos do ganhador do leilao, como eu expliquei. Pq o smartcontract só controla o que está dentro do blockchain. O objeto do leilão está sob guarda do leiloeiro, e ai entra a confiança nele.

Pode ser P2P (pagamento e envio), o site só fazendo a intermediação e resolvendo disputas, como o Mercado Livre (que também tem/tinha leilões)..
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Não aumenta a segurança das parte, pois mesmo usando um smartcontract vc ainda precisa de confiança no leiloeiro.

Aumenta a segurança dos fundos, o leiloeiro não vai poder dar um exit scam ou ser hackeado e todo mundo se foder.. os fundos permanecem com os usuários..

Simm ele pode roubar os fundos do ganhador do leilao, como eu expliquei. Pq o smartcontract só controla o que está dentro do blockchain. O objeto do leilão está sob guarda do leiloeiro, e ai entra a confiança nele.
legendary
Sim. Mas a ideia era um leilão que aceitasse btc.
Sim, mas no meu caso, eu estou argumentando pontos a favor de altcoins e smart contract apenas por que falaram que não tinha sentido em utilizar eles (o que não me parece ser tão simples e preto no branco como falaram).

Para o caso do OP, teria que ser utilizado um token "wrapped" ou um sistema não-blockchain centralizado, como eu também falei antes.

Se quiser aceitar BTC, a coisa muda um pouco. No caso do ETH, Polygon, BSC, Solana... teria que ser utilizado um wrapped token, como o WBTC ou rBTC, ai talvez já complique mais as coisas. Fora isso, provavelmente teria que ser feito um sistema de leilão (centralizado) por fora.

Daí surgiu a ideia de aceitar altcoins em vez de btc, pq isso suportaria aumentaria a segurança por meio de um smartcontract.
Aumenta a segurança, sim. Mas só isso? Não.

Interoperabilidade, lembra? Não precisa criar e gerenciar carteiras, nodes e a segurança do sistema (fora a dos usuários). Todos os tokens de pagamento da rede são 100% suportados diretamente no código.
legendary
Não aumenta a segurança das parte, pois mesmo usando um smartcontract vc ainda precisa de confiança no leiloeiro.

Aumenta a segurança dos fundos, o leiloeiro não vai poder dar um exit scam ou ser hackeado e todo mundo se foder.. os fundos permanecem com os usuários..
legendary
bitcoindata.science
Mas o smartcontract não vai lá na garagem do cara e tira a bicleta de lá kkk não adianta nada toda essa volta. Vc usou solana, teve mó trabalho, e o risco não mudou tanto assim (ele ainda dá calote no ganhador se quiser.
"Ah mas ele tem o nft da bicicleta ". Pedala o nft então kkk

E se fosse um imóvel? !a solana tb não consegue ir no cartório e registrar o imóvel do vencedor.
Calma lá, você está fugindo totalmente do ponto. A comparação smart contract <> sistema centralizado é para a plataforma do leilão em si, por conta da interoperabilidade das cryptomoedas. Ninguém está esperando que o smart contract vá contatar o cartório e de alguma forma liberar a casa para o ganhador (??).

Com um smart contract, você consegue suportar todos os tokens da rede de forma nativa e garantir as ações/regras do leilão de forma bem definidas. Um leilão de cryptomoedas. > Esse é o ponto <

Sim. Mas a ideia era um leilão que aceitasse btc.

Daí surgiu a ideia de aceitar altcoins em vez de btc, pq isso suportaria aumentaria a segurança por meio de um smartcontract.

Estou dizendo q não, esse suposto ganha é ilusório.  Não aumenta a segurança das parte, pois mesmo usando um smartcontract vc ainda precisa de confiança no leiloeiro.

AFazer A - D - C - B  não traz as vantagens prometidas, e ainda perde a função básica q é aceitar btc.
legendary
A -> B com uma exchange "customizada" ainda envolve tudo o que eu falei.

Envolve para o criador, não para o usuário.. o criador que fique com a parte complicada Cheesy

Público alvo menor é meio relativo e opinativo. Só olhar o que está acontecendo com o mundo do NFT, onde ninguém vende através de sistemas off-chain.
Minha visão é de que os NFTs tem um público alvo não tão mainstream quanto o possível público de um leilão de todo e qualquer tipo de item..

Bom, se me pedissem se obras de arte em NFT daria certo, eu seria o primeiro a falar que não Cheesy então posso estar bem errado.
legendary
Mas o smartcontract não vai lá na garagem do cara e tira a bicleta de lá kkk não adianta nada toda essa volta. Vc usou solana, teve mó trabalho, e o risco não mudou tanto assim (ele ainda dá calote no ganhador se quiser.

E se fosse um imóvel? !a solana tb não consegue ir no cartório e registrar o imóvel do vencedor.
Calma lá, você está fugindo totalmente do ponto. A comparação smart contract <> sistema centralizado é para a plataforma do leilão em si, por conta da interoperabilidade das cryptomoedas. Ninguém está esperando que o smart contract vá contatar o cartório e de alguma forma liberar a casa para o ganhador (??).

Com um smart contract, você consegue suportar todos os tokens da rede de forma nativa e garantir as ações/regras do leilão de forma bem definidas. Um leilão de cryptomoedas. > Esse é o ponto <
legendary
bitcoindata.science

Depende... Se seus clientes vão utilizar ETH ou USDC, você cria um contrato com um template feito em 10 minutos e lança ele na rede. Os clientes participam todo o leilão ali e no final recebem o produto. Taxas não são um problema por que não existe só Ethereum.

Mais seguro, concordo, porém com um público alvo menor.. muita gente já tem medo de lidar com BTC, imagina com outras moedas, stablecoins, etc..

Eu concordo que o mais simples é melhor.

Além disso, pra uma pessoa comum, ter SOL ou busd não tem grande apelo mesmo.

Montar um banco que organize os lejloes e faça tudo de forma centralizada não é tão complexo nem tão caro assim.

Sinceramente  não vejo muita aplicação do blockchain, ainda, pra essas coisas. Até os oráculos estarem realmente funcionando, organizar um leilão no blockchian me parece pouco eficaz.

Vamos supor que se faça um smartcontract na solana... vc consegue fazer as pessoas pagarem com sol ou usdt (muito difícil, mas blz)
O smartcontract define o vencedor e devolve o dinheiro dos perdedores. Ótimo.

No final de tudo, o blockchaim não tem grande utilidade pra eles negócios, ainda, pois depende de confiança no leiloeiro
Acho meljor usar um sistema centralizado mesmo é aceitar btc, que tem muito mais valor e estrutura q altcoins.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Agora, claro que se podia criar um "moeda" e isso tornava o sistema mais interessante, com a possibilidade dos mineradores ganharam pontos para fazer lances no leilão. Depois para o pagamento do artigo, era usado uma moeda acordada com o vendedor.
Agora isso sim é complicação. Grin

Não falei "moeda" no sentido de cryptomoeda com blockchain, e sim uma coluna em um banco de dados que tem representa o saldo de cada jogador. Já ouviu falar nos "bits" da Twitch.tv? É uma número com cara de "moeda", só que dentro do sistema da plataforma.

OK. Então estamos a falar do mesmo, mas com formas de explicação diferentes.   Tongue
legendary
Agora, claro que se podia criar um "moeda" e isso tornava o sistema mais interessante, com a possibilidade dos mineradores ganharam pontos para fazer lances no leilão. Depois para o pagamento do artigo, era usado uma moeda acordada com o vendedor.
Agora isso sim é complicação. Grin

Não falei "moeda" no sentido de cryptomoeda com blockchain, e sim uma coluna em um banco de dados que tem representa o saldo de cada jogador. Já ouviu falar nos "bits" da Twitch.tv? É uma número com cara de "moeda", só que dentro do sistema da plataforma.
legendary
**In BTC since 2013**
Por acaso tenho uma ideia mais simples para isso.
A pessoa comprar bits que vai gastando no leilão. Depois só tem de pagar o produto final.
O que seria bits? Se é uma "moeda" que só existe dentro do meu sistema, ainda não seria a mesma coisa do que falei? Só adiciona um extra ali no meio do "cria carteiras, recebe pagamentos, ... credita o saldo, ...". Não tira a necessidade de um sistema completo, hospedagem, domínio, etc...

Não diria que fosse "moeda", era mais um sistema de pontos, que em cada lance que eu fazia num leilão perdia 1 ponto. Aquilo só servia para fazer lances.

legendary
Mais seguro, concordo, porém com um público alvo menor.. muita gente já tem medo de lidar com BTC, imagina com outras moedas, stablecoins, etc..
Público alvo menor é meio relativo e opinativo. Só olhar o que está acontecendo com o mundo do NFT, onde ninguém vende através de sistemas off-chain.

A -> B com uma exchange "customizada" ainda envolve tudo o que eu falei.

A pessoa comprar bits que vai gastando no leilão. Depois só tem de pagar o produto final.
O que seria bits? Se é uma "moeda" que só existe dentro do meu sistema, ainda não seria a mesma coisa do que falei? Só adiciona um extra ali no meio do "cria carteiras, recebe pagamentos, ... credita o saldo, ...". Não tira a necessidade de um sistema completo, hospedagem, domínio, etc...

Vocês também ainda estão falando das taxas, mas tudo isso é temporário (arbitrum tá quase ai) ou evitável (outras chains/camadas).
legendary
**In BTC since 2013**
Verdade, acaba parecendo uma máquina de Rube Goldberg.. Tenho esse sentimento em relação a muitos projetos relacionado a criptomoedas/blockchain..

Em vez de A -> B, o negócio vira um A -> J -> P -> Q -> N -> H -> B (com 10 taxas no meio)..
Depende... Se seus clientes vão utilizar ETH ou USDC, você cria um contrato com um template feito em 10 minutos e lança ele na rede. Os clientes participam todo o leilão ali e no final recebem o produto. Taxas não são um problema por que não existe só Ethereum.

A outra forma seria fazer tudo isso off-chain através de um site com front end, banco de dados e servidor de hospedagem com domínio próprio. Será que é a melhor forma? Lembrando que você teria que escrever um sistema completo que cria carteiras, recebe pagamentos e verifica a sua autenticidade ao mesmo tempo em que teria que rodar um node próprio ou confiar em um terceiro.

E ai? Estamos falando de aceitar criptomoedas, e blockchains trabalham com o máximo de interoperabilidade.

No fundo poupa essa parte das taxas, digo eu.
legendary
Verdade, acaba parecendo uma máquina de Rube Goldberg.. Tenho esse sentimento em relação a muitos projetos relacionado a criptomoedas/blockchain..

Em vez de A -> B, o negócio vira um A -> J -> P -> Q -> N -> H -> B (com 10 taxas no meio)..

A outra forma seria fazer tudo isso off-chain através de um site com front end, banco de dados e servidor de hospedagem com domínio próprio. Será que é a melhor forma? Lembrando que você teria que escrever um sistema completo que cria carteiras, recebe pagamentos e verifica a sua autenticidade ao mesmo tempo em que teria que rodar um node próprio ou confiar em um terceiro.

E ai? Estamos falando de aceitar criptomoedas, e blockchains trabalham com o máximo de interoperabilidade.

BTC: Off-chain e hot/cold wallets.. Igual uma exchange, só mudar o livro de ofertas por um modelo de leilão..

A -> B, o mais simples possível..

legendary

legendary
bitcoindata.science
Por falar em cozinha, existe algum projeto relacionado com este tema?  Huh
Existem token e afins para tudo...  Roll Eyes

Tem uns projetos de rastreamento de produtos alimentícios que usam blockchain..

Inclusive a gigante IBM: https://www.ibm.com/br-pt/blockchain/solutions/food-trust

Nascido de ICO com o mesmo propósito, tem o TE-FOOD que deve ser o maior: https://coinmarketcap.com/currencies/te-food/

Não é bem sobre cozinha porém está no caminho, literalmente.

TEve uma ICO q eu entrei, INS (INSOLAR) que era exatamente isso. O projeto "deu erradO" depois deles arrecadarem milhoes.

Será que isso não é uma volta muito grande?

Nem mais. Por isso é que o Bitcoin acaba por se resumir, para muitas pessoas, as exchanges. Tudo o que for alem disso, parece muito complicado.

Isso acontece porque existem muitos projetos repetidos. Do tipo:
O token/ico/etc, relacionado com cozinha. Não é um para toda a cozinha. É um para o arroz, outro para a massa, outro das batatas, outro da carne.
Para fazer a receita, tenho de ir a 3 tokens, para depois ir ao token do fogão, sem esquecer de passar pelo token do gás. Há... já me esquecia do token das panelas.

Por falar em cozinha, existe algum projeto relacionado com este tema?  Huh
Existem token e afins para tudo...  Roll Eyes

Cara, tudo isso existe pq temos um incentivo economico para fazer tokens de panela/arroz/etc: Quando voce faz um token, voce imprime dinheiro, um monte de gente compra, e voce fica rico. Depois percebem que token de panela nao serve pra nada, mas o criador já ta rico.

Sinceramente, é (quase) tudo piramide kkkk

Olha esse exemplo q eu dei do Insolar. Os caras tinham mil ideias e tal... "ah, deui errado, foi mal, mas pelo menos ficamos ricos"
legendary
Por falar em cozinha, existe algum projeto relacionado com este tema?  Huh
Existem token e afins para tudo...  Roll Eyes

Tem uns projetos de rastreamento de produtos alimentícios que usam blockchain..

Inclusive a gigante IBM: https://www.ibm.com/br-pt/blockchain/solutions/food-trust

Nascido de ICO com o mesmo propósito, tem o TE-FOOD que deve ser o maior: https://coinmarketcap.com/currencies/te-food/

Não é bem sobre cozinha porém está no caminho, literalmente.
legendary
**In BTC since 2013**

Nem mais. Por isso é que o Bitcoin acaba por se resumir, para muitas pessoas, as exchanges. Tudo o que for alem disso, parece muito complicado.

Isso acontece porque existem muitos projetos repetidos. Do tipo:
O token/ico/etc, relacionado com cozinha. Não é um para toda a cozinha. É um para o arroz, outro para a massa, outro das batatas, outro da carne.
Para fazer a receita, tenho de ir a 3 tokens, para depois ir ao token do fogão, sem esquecer de passar pelo token do gás. Há... já me esquecia do token das panelas.

Por falar em cozinha, existe algum projeto relacionado com este tema?  Huh
Existem token e afins para tudo...  Roll Eyes
legendary

Pages:
Jump to: