Minha opinião: eu sou a favor do aumento no tamanho dos blocos. Quer dizer, quase isso (melhor ler o restante do post). É difícil dizer como, mas eu não espero que algum dia o Core resolva isso. Se for depender do Core, eu acho que a gente vai ficar aqui vendo blocos 100% cheios, taxas de transação nas alturas e um aumento fora do normal no consumo de banda e de processamento dos nós, e com gente ainda dizendo que é bom ter taxas de transação caras (sem entender que isso torna o Bitcoin uma moeda inútil) ou que devemos esperar até que coisas como o Lightning saiam do papel.
Escalabilidade é um negócio lindo, eu acho muito interessante as propostas do Lightning, dos sidechains, dos sub-chains, mas tudo isso até agora é teórico.
Dito isso, não acho que a solução proposta pelo XT seja perfeita. Mas bom, eles foram lá e escreveram o código e criaram uma forma de adesão à essa nova rede. Quem mais fez isso até agora? Ninguém. Dentre as alternativas existentes e implementadas, nós temos duas: o Core e o XT. Se eu tiver que escolher entre uma dessas duas, eu acho que eu fico com o XT.
No mais, eu concordo com este post aqui, que diz que no final das contas, a questão da escalabilidade do Bitcoin é basicamente um problema político. Aliás, vai que em algum momento no futuro a adoção do Bitcoin não cresce no ritmo imaginado? O crescimento no limite dos tamanhos dos blocos não vai servir pra nada.
http://blog.greenaddress.it/2015/03/16/scaling-bitcoin-is-political/Toda essa história me convence que o melhor caminho é o uso de um limite dinâmico no tamanho dos blocos. Seria bem interessante ver uma implementação concreta disso.
https://bitcointalksearch.org/topic/elastic-block-cap-with-rollover-penalties-1078521https://bitcointalksearch.org/topic/proposal-a-fee-driven-dynamic-maxblocksize-1056608
A proposta do projeto é lançar a versão alternativa do Bitcoin e arrebanhar apoiadores até janeiro/2016, quando efetivamente começará a separação das redes, sendo que o poder de mineração atual será dividido entre os que apoiam o Bitcoin e os que apoiam o XT.
Para que o projeto tenha viabilidade será necessário um apoio de pelo menos 75% do poder de mineração, mas funcionaria até mesmo com apenas 51% do poder total.
1. Não existe uma data limite para o fork começar. Em qualquer momento após 10 de janeiro de 2016, o fork pode começar. Basta que em algum momento ocorra que um grupo de 750 dentro dos últimos 1000 blocos minerados sejam produzidos por mineradores usando o XT.
2. Não existe isso de funcionar "apenas" com 51% do poder total. A partir do momento do fork, você passa a ter duas redes diferentes, e cada uma vai por si, ignorando a existência da outra.
EDIT: Fui ler com calma lá no shitco.in o artigo deles, e parece que apesar de não estar 100% pronto, o código que bane IPs vindo de Tor está dentro do XT já.
Sim, já está lá. Existe uma versão do XT que não inclui este código, sendo idêntico ao Core exceto na questão do tamanho dos blocos.