Acho que é valido para qualquer tipo de preguiça.
Normalmente a pessoa só tem preguiça para fazer algo que não aprecia. Logo, alguém mais criativo, se sofrer disso com relação alguma temática, vai procurar arranjar maneira que aquela tarefa seja feita mais rápida ou deixa de ser feita diretamente.
Até para quem esta com preguiça em criar. Se o seu trabalho é criar, e não lhe apetece criar, vai procurar usar o seu tempo de outra foram, logo esta a "criar" coisas para se entreter.
Podem perguntar: mas onde ai entra o progresso? Bem, o lazer criado por alguém, pode-se tronar um negocio. Existem vários casos nisso.
Quando estamos numa atividade de lazer, podem surgir ideias vencedoras.
Claro que não é todo o momento de preguiça em si, vai se tornar um progresso. Mas, todos precisamos de momentos de preguiça, onde não queremos fazer nada, visto que isso pode ajudar a pessoa a ficar revitalizada para realizar o seu trabalho de uma forma mais produtiva e assim progredir.
Acredito que todos os seres humanos tem uma capacidade criativa incrível, mas infelizmente devido as circunstancias do mundo em que vivemos, a maior das pessoas não te a oportunidade de usarem essa capacidade.