Pages:
Author

Topic: A importância da liberdade na internet: PL 2630/20 e a luta contra as fake news - page 2. (Read 624 times)

legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Para quem tem a memoria fraca, vou postar aqui a mesma coisa em 2014.

A Empiricus, consultoria financeira, fez um livro chamado "O Fim do Brasil" onde ela descrevia os erros na parte economica dos governos do PT, principalmente do governo Dilma.
Ela sugeria fortemente tirar o dinheiro do país (dolar a 1,70) e vender bolsa. Acertaram na mosca.

A dilma se irritou, e mandou eles se calarem:

https://www.brasil247.com/poder/em-sua-guerra-ao-terror-dilma-mira-empiricus
Quote
Em sua "guerra ao terror", Dilma mira Empiricus
27 de julho de 2014, 23:12 h
Depois da trapalhada do Santander, que previu uma tragédia econômica em caso de reeleição da presidente Dilma Rousseff e em seguida pediu desculpas, o QG da campanha petista comemorou neste domingo uma nova vitória; por decisão da Justiça Eleitoral serão retiradas do ar, pelo Google, todas as peças publicitárias da empresa de análise de ações Empiricus Research; os anúncios, que se alastravam pela internet, tinham slogans polêmicos; "como se proteger da Dilma", era um deles; "o fim do Brasil", é outro; para o PT, as peças publicitárias faziam parte de uma estratégia de "terrorismo econômico"

Agora é o mesmo partido que desvirtuou o PL do bolsonaro de 2020 e deseja regular as "fake news".
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
Lembrei de um amigo Marxista que acha que o governo é tomador de risco com essa discussão.



@Paredao concordo bastante com essa ideia do Tio Lawrence apesar de não conhecê-lo
A questão é a quem esses interesses e a nova dinâmica de poder vão servir para decidir se a sociedade vai para um lugar estilo Somália ou Rocinha... ou para um lugar em que o poder está mais distribuído e as condições de vida são melhores.



@bitmover
além disso foram obrigados a veicular uma mensagem do STF de "esclarecimento" e aparentemente quem tentar burlar a proibição do telegram pelas próximas 72h está sujeito a uma multa de 100 mil reais por hora
só não me pergunte como vão detectar users que estão usando VPN ou proxies...
legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
E o texto crimonoso:

É verdade que o texto esta enviusado e talvez declara as coisas de forma radical de mais.

Mas, não é assim que até os políticos lidam com as informações que tem? Não estou a dizer que por uns fazer, outro também tem de o fazer.
Apenas gostava de saber se esse PL é valido para políticos e se é só para o texto, ou se também para os discursos orais.
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
E o PL nem foi aprovado, mas a censura já começou com força.

Mais um artigo que deve sair de circulação. Foi a vez do telegram

Quote
https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2023-05-10/telegram-apaga-mensagem-contra-pl-das-fake-news-apos-decisao-de-moraes.html

Telegram apaga mensagem contra PL das Fake News após decisão de Moraes
Caso as medidas não sejam cumpridas, o aplicativo deverá ficar fora do ar por 72 horas
Home  Último Segundo  Política Telegram apaga mensagem contra PL das Fake News após decisão de Moraes

Após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes , o Telegram retirou do ar uma mensagem enviada aos usuários da plataforma criticando o PL das fake news .

Moraes pediu ainda, nesta quarta-feira (10), que a Polícia Federal ouça representantes do Telegram no Brasil em até 48 horas. O magistrado pediu também, além da exclusão a mensagem, a divulgação de uma nova, assumindo a disseminação de informação falsa e ilícita.

A nota do ministro
Quote
“Por determinação do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, a empresa Telegram comunica: A mensagem anterior do Telegram caracterizou FLAGRANTE e ILÍCITA DESINFORMAÇÃO atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Democracia Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários a coagir os parlamentares”, diz a decisão de Moraes.

E o texto crimonoso:



Que bom que o Lula e o STF estão nos protegendo das big techs.
Morro medo da polícia das big techs um dia entrar na minha casa e me prender, confiscar meus bens, e coisas do tipo!

O estado que é fraco e deve ser protegido  Cheesy
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
No outro tópico foi o Tio John que te mandou um abraço. Agora neste tópico, é o Tio Lawrence que te mandou lembranças.  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Governo te censurar: bad.
Big tech que tem marketshare de 85% na internet te censurar: good, direito deles, livre mercado.

Grin

declaro aqui que acho que censura é ruim de ambos os lados, bla bla bla, tem que botar o aviso senão chega alguem ignorando tudo pra te chamar de amante do governo etc etc etc...
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617

algumas novidades em relação ao tópico foi que o telegram se pronunciou também com uma mensagem oficial para todos os usuários.
E tangenciando mas não diretamente relacionado o elon tweetou que estão trabalhando para lançar mensagens privadas criptografadas no twitter.

No outro tópico foi o Tio John que te mandou um abraço. Agora neste tópico, é o Tio Lawrence que te mandou lembranças.  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy



legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
Isso faz-me lembrar a frase de um amigo:
"A leis estão a ser criadas, não para serem cumpridas, mas para serem contornadas."

Ou seja, criam leis para proibir isto e aquilo, limitar XPTO e afins. Mas, na realidade só estão a criar barreiras, que vão levar as pessoas a procurarem formas de as ultrapassar. Isso acaba por levar a que o problema em vez de ficar resolvida, torna-se ainda pior do que era e mais difícil de controlar.

Por exemplo, durante anos a industria da musica e cinema, andou a lutar contra os torrents. Então surgiu os iTunes e Netflix da vida, e esse questão dos torrents deixou de ser tão gritante. Mas, por sua vez, agora com mil umas opções de apps de musica e filmes, obrigado as pessoas a terem de pagar 3 ou 4 serviços para terem o que querem, faz com que tudo volte a ficar caro, o que leva as pessoas a quererem voltar aos torrents.

Não criem barreiras, criem opções viáveis para as pessoas agirem.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
Que coisa maluca que estamos vendo nos últimos dias meu deus!

Eu estive sem acesso a internet por alguns dias e hoje que voltei, parece que entre em um mundo paralelo onde a ''bipolaridade'' do mundo da politica se transformou na bipolaridade entre aqueles ''favoráveis'' com a PL e aqueles contra. E é surreal ver como as grandes mídias brasileiras de tv e portais tomaram parte de forma completamente EXPLICITA a favor da PL. As ''pesquisas'' e todas as notícias, nada é sobre a PL em si, seus gastos, seus mecanismos, é tudo sobre dizer '' nossas crianças precisam ser protegidas'', é uma apelação muito tensa. Eu to bem chocada na verdade.

Um PL é um Projeto de Lei.

Ainda não é lei.

Durante um projeto de lei, ocorre um amplo debate no congresso e no legislativo sobre esses projeto e seus impactos no sociedade.  Não tem nada de anormal nisso. É quando as opiniões (e empresas podem ter opiniões) são expressas.

As pessoas e os lobistas e as associações são livres para se manifestarem nessa hora. É comum.

Anormal é a censura, quando uma opinião é proibida.

Discutir um PL é diferente de Discutir uma lei. Ninguém discute lei. Lei a gente obedece, de preferência calado

acho que o que a Disruptivas está trazendo é que no passado as discussões de PLs eram diferentes
eu também senti bastante isso de que continuamos hiper polarizados nesse sentido e o caminho óbvio da esquerda é defender o PL (mesmo como está) e falar mal das big tech, enquanto da direita é questionar o PL

mas o debate é mais profundo que isso, temos que adicionar nuance de novo.

E é surreal ver como as grandes mídias brasileiras de tv e portais tomaram parte de forma completamente EXPLICITA a favor da PL. As ''pesquisas'' e todas as notícias, nada é sobre a PL em si, seus gastos, seus mecanismos, é tudo sobre dizer '' nossas crianças precisam ser protegidas'', é uma apelação muito tensa.
Vou ter que concordar totalmente. Esse "PL pelas crianças!!" é extremamente apelão e me dá nojo. Me remete totalmente à aquelas cruzadas contra a privacidade que aconteceram nos EUA: "a espionagem dos cidadãos é necessária para estar contra os terroristas!!". Uma gigante apelação a emoção, nada de diferente em relação aos reacionários de direita... e pode ter certeza que esse pessoal do "pelas crianças" não sabe o que o PL vai trazer para a mesa, só está engolindo seco qualquer propaganda que aqueles favoraveis ao PL estão emitindo (assim como o pessoal de direita provavelmente está engolindo a propaganda dos reacionarios das fake-news sem nem saber se essa PL realmente é autoritariamente-censuradora, rsrs). Tongue

exatamente.

Como vc molda a opinião pública?
vc junta um argumento que todo mundo concorda e de preferencia que desperta uma reação emocional forte como por exemplo combate a pedofilia ou aversão/medo em relação ao terrorismo

ninguém vai defender pedofilia e terrorismo

aí vc linka essa emoção ao que quer defender

é raso e bizarro, mas funciona...



algumas novidades em relação ao tópico foi que o telegram se pronunciou também com uma mensagem oficial para todos os usuários.
E tangenciando mas não diretamente relacionado o elon tweetou que estão trabalhando para lançar mensagens privadas criptografadas no twitter.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Agora o problema, não esta numa Google da vida. Eles também foram contra o RPGD, que acabou por ser aplicado. Mas na realidade eles pouco ou nada foram afetados. O problema e o que essas medidas podem afetar os mais pequenos, que ficam a merce de imposições governamentais que não fazem sentido no seu nível de ação.
Na PL já está detalhado que os requisitos só valem para empresas que tem mais de 2 milhões de usuários brasileiros.

Até porque, não é o consumo de energia que torna a rede mais ou menos segura. Se só metade das ASIC estivesse a funcionar, a rede continuaria igualmente segura e consumir menos energia. A rede é tão segura hoje, como era há 10 anos atras com um consumo de energia bem inferior.
Claro que é. Quanto maior o consumo de energia, maior é o custo de um ataque.

Se a rede perde metade das ASICs -> o hashrate cai pela metade -> agora o ataque também "custa metade".

Se fosse como você diz, então era só adicionar uma regra no protocolo para que o hashrate da rede tenha um limite, assim o consumo ia ser 1% do que é e todo mundo ficaria feliz com a mesma proteção e zero narrativas de gasto energetico... Roll Eyes

OK, isso tornaria a mineração mais centralizada e sensível ao ataque dos 51%. Mas, nesse campo, já se começa a entrar em detalhes mais técnicos, que logicamente não faz sentido debater num artigo que foi feito para criticar o consumo de energia do Bitcoin.
Não concordo, é o pilar básico da rede. Dá para resumir em uma frase: "quanto maior o gasto, maior a segurança da rede"

Mas tudo isso já é a minha opinião, no PL não se fala especificamente nesse tipo especifico de contexto em argumentações. O caso real é o Google e o conflito de interesses; o tamanho estrangeiro quase monopolico para controlar narrativas internas, etc...
legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
Ao escrever um artigo com sua opinião "a PL é ruim" e sem esclarecer o seu conflito de interesses, o usuário é mal informado. Esse usuário mal informado pode servir como massa de manobra para bloquear a PL.

Bloqueando a PL, você afeta todo o país. Se isso é ruim ou bom, vai de opinião... mas é bom para a Google e eles utilizam da sua influencia desproporcional para tal. Isso, em outros casos, potencialmente afeta diretamente a vida de centenas de milhões de pessoas, a estabilidade do país, as eleições, enfim... a sociedade como um todo.

A regulamentação serviria para não ficarmos à mercê de uma gigante da tecnologia que pode a qualquer momento modificar seus algoritimos para mudar o rumo do debate nacional, de forma desproporcional, e passar a sua agenda. Recomendo que assista o documentário "O Dilema das Redes"... a coisa é bem pior do que parece.

Novamente, em nenhum caso estou defendendo censura. Adição de transparência não é censura, pelo amor de deus!!!!!!

Entendeu?

Eu entendo isso! E de modo geral concordo contigo.

Agora o problema, não esta numa Google da vida. Eles também foram contra o RPGD, que acabou por ser aplicado. Mas na realidade eles pouco ou nada foram afetados. O problema e o que essas medidas podem afetar os mais pequenos, que ficam a merce de imposições governamentais que não fazem sentido no seu nível de ação.

Claro, que felizmente na maioria dos casos existem bom senso e as coisas praticamente ficam iguais. Mas, se deixas a porta aberta para esse bom senso se perder, as coisas podem não ser assim tão positivas.



Ué, claro que é o tema. Se há um motivo justificavel para o consumo, a coisa muda gigantemente e totalmente. Não é consumo pelo consumo, assim como o consumo energetico das industrias é justificavel pois elas nos dão bens necessários para a sobrevivencia.

Mas, foi dito para que é que serve o consumo de energia: suporte da rede, para a rede funcionar.

Até porque, não é o consumo de energia que torna a rede mais ou menos segura. Se só metade das ASIC estivesse a funcionar, a rede continuaria igualmente segura e consumir menos energia. A rede é tão segura hoje, como era há 10 anos atras com um consumo de energia bem inferior.

OK, isso tornaria a mineração mais centralizada e sensível ao ataque dos 51%. Mas, nesse campo, já se começa a entrar em detalhes mais técnicos, que logicamente não faz sentido debater num artigo que foi feito para criticar o consumo de energia do Bitcoin.

Como disseste e muito bem a pouco, se a pessoa quiser saber mais sobre o porque de ser gasta tanta energia para manter a rede a funcionar, irá pesquisar.
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Quote
A regulamentação serviria para não ficarmos à mercê de uma gigante da tecnologia que pode a qualquer momento modificar seus algoritimos para mudar o rumo do debate nacional, de forma desproporcional, e passar a sua agenda. Recomendo que assista o documentário "O Dilema das Redes"... a coisa é bem pior do que parece.


Pois é,  mas aí  corremos um risco muito pior.

Ficar na mão do estado, que decidi o debate nacional e as pessoas ficam  a mercê da agenda do partido.

O partido político tem uma agenda muito mais óbvio, um conflito de interesses muito maior.

O poder do estado é muito maior do que o de qq corporação .
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
A questão é: quem define o contexto? Ou o que é o contexto?
Vamos voltar para o começo, o caso do Google.

O contexto é bem claro e obvio... a PL é sobre o Google e outras empresas de internet. Isso quer dizer que o Google tem um conflito de interesse direto com a PL: Ele não quer que o projeto de lei seja aprovado pois vai afetar seus serviços. A notificação é literalmente sobre isso, é só ler o meu post com a fonte direta para o documento: https://bitcointalksearch.org/topic/m.62210902

No meu nosso exemplo eu disse o motivo para o consumo de energia: processar a rede. Se a rede é segura por causa disso ou não, não é o tema. O assunto não é segurança, é consumo de energia.
Ué, claro que é o tema. Se há um motivo justificavel para o consumo, a coisa muda gigantemente e totalmente. Não é consumo pelo consumo, assim como o consumo energetico das industrias é justificavel pois elas nos dão bens necessários para a sobrevivencia.
legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
Não é contexto por contexto. Não é aumentar o número de linhas e falar que é contexto. É, mais importante do que todos, sobre citar o possível conflito de interesses (caso Google).

~~

O problema é quem não pesquisa nada e de todas as formas vai continuar sem pesquisar, só vivendo da opinião alheia (enviesada). Com o contexto pelo menos se garante que algo importante não vai ficar de fora.

Se o "community notes" do twitter fosse disseminado pela internet, muita coisa melhoraria... pode ter certeza.


A questão é: quem define o contexto? Ou o que é o contexto?

No meu nosso exemplo eu disse o motivo para o consumo de energia: processar a rede. Se a rede é segura por causa disso ou não, não é o tema. O assunto não é segurança, é consumo de energia.


EDIT: O que eu quero dizer, é que colocar este tipo de critérios em lei, raramente trás bons resultados, e não resulta para evitar possíveis informações tendenciosas.
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
O negócio todo é o seguinte joker_josue

Quem defende o PL  Aacredita que as pessoas estarão mais bem informadas se burocratas do governo estiverem escolhendo quais textos as pessoas devem ler, quais não devem, quais tem contexto e quais não tem (seja lá o q seja isso)

Quem é contra o pl acredita que esses burocratas vão só atrapalhar.

Como falei, o lula quer fazer isso desde 2002 e nunca conseguiu. Mas agora que o STF falou q vai fazer de qq jeito  o congresso vai ter q aprovar algo. Senão vai ser pior.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Artigo (com contexto): O Bitcoin tem um elevado gasto de energia, visto que o seu modelo de suporte a rede, envolve equipamentos de alto processamento. Quando mais a rede é usada, maior capacidade de processamento é preciso, ou seja, maiores consumos de energia é necessária. Essa constante procura por mais energia, cria dificuldades em implementar energia mais verdes a curto prazo, sendo assim mais difícil alcançar as medias propostas pela ONU. Já o sistema tradicional, procurar cada vez tornar-se mais eficiente e promover energia verde e projetos associados.
Não é contexto por contexto. Não é aumentar o número de linhas e falar que é contexto. É, mais importante do que todos, sobre citar o possível conflito de interesses (caso Google).

Atenção, em concordo consigo, em que deve-se sempre argumentar com factos reais sobre a ideia que se quer defender. Mas, por mais leis que façam a maioria irá sempre omitir pontos que possam ser relevantes para analise.
Aí vai ser a quebra de leis, o que caracteriza crime... boa sorte. Grin

Alem disso, existe o perigo das pessoas deixarem de pesquisar um assunto, ficando ainda mais exposto a leitura de informação tendenciosa. Porque as pessoas irão encostar-se a lei, acreditando que ao ler um artigo, vão encontrar os dois lados da historia, quando na realidade estão a ler os dois lados da historia, contada pela mesma pessoa.
Não acredito nisso. Quem tem o hábito de pesquisar vai seguir pesquisando, só que com um ponto de partida importante que pode até mesmo garantir outras buscas (exemplo: adiciona-se o contexto que a lei X pode ser boa pois garante o direito tal; ai a pessoa sabe que o direito tal é algo a se pesquisar).

O problema é quem não pesquisa nada e de todas as formas vai continuar sem pesquisar, só vivendo da opinião alheia (enviesada). Com o contexto pelo menos se garante que algo importante não vai ficar de fora.

Se o "community notes" do twitter fosse disseminado pela internet, muita coisa melhoraria... pode ter certeza.
legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
Estou de acordo, adoraria isso! Mas vamos pensar primeiro no contrário, seguindo os moldes do exemplo que postei acima:

Artigo 1: O Bitcoin só gasta energia. É um horror! Tem que ser banido imediatamente!!
Artigo defensor (adiciona contexto): O gasto energético do Bitcoin se deve devido ao seu modelo de segurança. Além do mais, pode incentivar a produção de energia limpa em locais isolados onde se há uma forma de manter os seus custos enquanto a energia seria normalmente desperdiçada por falta de demanda.

Sou super favorável ao contexto, tendo como exemplo a nova funcionalidade do twitter que adiciona uma nota com o contexto super necessário para certos tweets publicos, assim todo mundo fica bem informado. Smiley

Nada contra o contexto.
Mas o que você escreveu, não foi contexto, foi opinião positiva. Logo, uma instituição contra algo, não vai falar positivamente disso.

Artigo (sem contexto): O Bitcoin só gasta energia. É um horror! Tem que ser banido imediatamente!!
Artigo (com contexto): O Bitcoin tem um elevado gasto de energia, visto que o seu modelo de suporte a rede, envolve equipamentos de alto processamento. Quando mais a rede é usada, maior capacidade de processamento é preciso, ou seja, maiores consumos de energia é necessária. Essa constante procura por mais energia, cria dificuldades em implementar energia mais verdes a curto prazo, sendo assim mais difícil alcançar as medias propostas pela ONU. Já o sistema tradicional, procurar cada vez tornar-se mais eficiente e promover energia verde e projetos associados.

Não disse mentira nenhuma, mas não acrescentei informação relevante sobre o tema. Uma é sem contexto, outra é com contexto sem apresentar todos os detalhes.

Atenção, em concordo consigo, em que deve-se sempre argumentar com factos reais sobre a ideia que se quer defender. Mas, por mais leis que façam a maioria irá sempre omitir pontos que possam ser relevantes para analise.

Alem disso, existe o perigo das pessoas deixarem de pesquisar um assunto, ficando ainda mais exposto a leitura de informação tendenciosa. Porque as pessoas irão encostar-se a lei, acreditando que ao ler um artigo, vão encontrar os dois lados da historia, quando na realidade estão a ler os dois lados da historia, contada pela mesma pessoa.
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Entendo o ponto e onde quer chegar. Mas, porque é que a Google, empresa privada tinha de ser obrigada a ter o link para a sua opinião sobre o assunto e o link para a opinião de terceiros?
Pode me dizer qual o problema em fazer isso? Mais especificamente, qual o problema em pedir para a Google adicionar o contexto do assunto? O mundo não funciona melhor quando todo mundo entende as consequencias de ambos os lados (os pros e contras) e toma decisões baseados no âmbito geral? Qual é o problema de MAIS informação, ao invés de um único lado de informações que estão incompletas de maneira proposital para pintar uma versão tendenciosa pré-calculada?


Um projeto de lei é um tema que está em discussão.
Uma empresa pode emitir sua opinião se ela achar que o PL será ruim pra sociedade.
Não existe outro lado da história. O Google não é um site educativo para ensinar as pessoas a pensarem.

Você está sugerindo um "estado babá"  que sabe o que é melhor pra você.

"Emite umas opiniões aí a favor tambem, pq sua opinião é lida por muita gente e isso vai contra os interesses do governo".

Pegou mais feio ainda pq o PL que deveria ser um projeto de lei do estado virou um projeto de lei do governo.

O que você está sugerindo ébasicamente ir num jornal brasil247 e pedir pra eles emitirem umas opiniões a favor do bolsonaro

Cada um tem direito a ler o q quiser, falar o que quiser. Isso q é liberdade de expressão. (Contanto q não faça crimes ou incite a ir contra a lei  notícia falsa etc)

Quem defende a liberdade de expressão tem q defender  o direito de falar coisas nas quais você não concorda. Defender a liberdade de falar só o que você concorda é fácil né.

O PL das fake news nem foi aprovado e já tá tendo censura, só de se posicionar contra o projeto de lei
Imagina quando for aprovado.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Entendo o ponto e onde quer chegar. Mas, porque é que a Google, empresa privada tinha de ser obrigada a ter o link para a sua opinião sobre o assunto e o link para a opinião de terceiros?
Pode me dizer qual o problema em fazer isso? Mais especificamente, qual o problema em pedir para a Google adicionar o contexto do assunto? O mundo não funciona melhor quando todo mundo entende as consequencias de ambos os lados (os pros e contras) e toma decisões baseados no âmbito geral? Qual é o problema de MAIS informação, ao invés de um único lado de informações que estão incompletas de maneira proposital para pintar uma versão tendenciosa pré-calculada?

Sabe quem é contrário a isso (não digo o seu caso)? Pessoas que querem a desinformação, que querem crescer ao poder com a assimetria de informação. Pois assim um grupo tem o poder de falar X, enquanto esconde Y que corretamente declararia que "não é assim".

Vou te dar um exemplo hipotetico que te afetaria:

- Um banco é dono de uma empresa que é acessada todos os dias por 100 milhões de brasileiros (~50% da população).
- Como eles odeiam o Bitcoin e querem lucrar com seus bancos, certo dia, postam em sua página inicial que o Bitcoin é super poluidor e que deve ser banido urgentemente.
- O cidadão médio vai ler isso e tomar a opinião para sí.
- A lei proibindo o Bitcoin é aprovada! ... Pelo menos não obrigamos o poderoso do meio da comunicação a informar que, na verdade, o Bitcoin tem suas vantagens!

Na teoria: "olha só, deixamos eles livres! leu quem quis Cool"
Na prática: o Bitcoin foi banido, somos menos livres.

Isto era o mesmo de tu fazeres um site só a falar mal do sistema financeiro mundial e defender o Bitcoin. E depois ser obrigado por lei a criar um artigo a defender o sistema financeiro mundial.
Estou de acordo, adoraria isso! Mas vamos pensar primeiro no contrário, seguindo os moldes do exemplo que postei acima:

Artigo 1: O Bitcoin só gasta energia. É um horror! Tem que ser banido imediatamente!!
Artigo defensor (adiciona contexto): O gasto energético do Bitcoin se deve devido ao seu modelo de segurança. Além do mais, pode incentivar a produção de energia limpa em locais isolados onde se há uma forma de manter os seus custos enquanto a energia seria normalmente desperdiçada por falta de demanda.

Sou super favorável ao contexto, tendo como exemplo a nova funcionalidade do twitter que adiciona uma nota com o contexto super necessário para certos tweets publicos, assim todo mundo fica bem informado. Smiley

Exemplo:



Tweet: "Idosos vão receber o seu maior cheque em 10 anos graças à liderança do Biden!! - olha como o Biden é legal e um ótimo presidente, né?
Contexto: "Vão receber o seu maior cheque devido à inflação explosiva. A lei que garante esse aumento que segue a inflação foi assinada em 1972" - pera... então o Biden não foi o bonzinho nessa história? Na verdade o seu governo tem piorado as nossas vidas com o descontrole da inflação??

O maravilhoso poder do contexto!!

Eu conheço um site que esta bloqueado na Rússia, visitado por milhões de pessoas em todo o mundo, simplesmente por partilha ideias contrarias aos ideais políticos russos, apesar de promover a paz e união da sociedade. Você acha que um site desses, teria de ser obrigado a partilhar os ideias que não defende, apenas para apresentar os dois pontos de vista?
Fatos são fatos, indepentende do lado que os dissemina. Qual seria o problema?

Você seria a favor do Estado controlar os jornais e radios, disseminando apenas a sua opinião e sem o contexto dos fatos?

Se a resposta for não, troque "Estado" por "bilionário" ou "X empresa privada" e responda novamente... tá vendo como é interessante? Provavelmente com o Estado é 1984, enquanto com o bilionário é "livre mercado".

"Ah, mas é só ler outro jornal/radio" - Sim, no mundo das fadas. Na prática um (nesse caso, o Google) tem quase que o monopolio da internet (google, youtube, gmail, etc...) e molda opiniões da sociedades (até por meio dos seus algoritimos). E se o outro lado não tiver esse alcance?

Situação hipotetica super possível: O cidadão médio entra no Google e vai se informar... então pesquisa "o que é a PL2630/20". O Google altera o seu algoritimo para garantir que os resultados são todos contrários ao PL, assim o cidadão médio nunca vai entender que o PL pode ser na verdade bom. Está certo isso? Eles tem carta branca por que "são uma empresa privada"? Um dos pontos da PL é evitar esse tipo de situação onde a empresa bilionária faz essas alterações indevidas.

Para mim, nenhum dos dois poderia. Nos EUA já não é permitido que empresas controlem diversos meios de comunicação, por exemplo.
legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
@joker_josue, sempre leia esses posts reacionários com muito cuidado.

Eu tenho cuidado, nisso até sou muito racional nestas. E assim como critiquei a obrigatoriedade da Microsoft ter de anunciar outros browsers dos concorrentes; como critiquei o RGPD, também critico esse tipo de lei que obriga qualquer agente - não noticioso, a partilhar as opiniões que não defende.

Entendo o ponto e onde quer chegar. Mas, porque é que a Google, empresa privada tinha de ser obrigada a ter o link para a sua opinião sobre o assunto e o link para a opinião de terceiros?

Vai dizer, que era para mostrar imparcialidade. Até pode fazer sentido. Mas o assunto afeta os serviços Google, então eles tem o direito de mostrar o seu ponto de vista sobre o assunto, não tem de ser imparciais.

Isto era o mesmo de tu fazeres um site só a falar mal do sistema financeiro mundial e defender o Bitcoin. E depois ser obrigado por lei a criar um artigo a defender o sistema financeiro mundial.

Eu conheço um site que esta bloqueado na Rússia, visitado por milhões de pessoas em todo o mundo, simplesmente por partilha ideias contrarias aos ideais políticos russos, apesar de promover a paz e união da sociedade. Você acha que um site desses, teria de ser obrigado a partilhar os ideias que não defende, apenas para apresentar os dois pontos de vista?

Quem tem de se manter imparcial são os jornalistas, e apresentarem os dos lados da historia. Isso sim, é que tem de acontecer. Não é obrigar agentes que não são jornalistas a terem de apresentar os dois lados.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Se você não quer quee essa opinião circule, é censura.  Não adianta fazer textao.  No mundo todo é assim
Tente ler o post direitinho. A opinião pode e vai circular. Não pediram para tirar a opinião do google (ou seja, não é censura), apenas pediram para que fosse adicionado contexto. Wink

Também pediram para garantir que o Google não cometa a sua próprio censura (privilegiando conteúdos que ele prefere). Quer mais anti-censura que isso?? Grin

@joker_josue, sempre leia esses posts reacionários com muito cuidado. Assim como tem que tomar cuidado com quem fala "é pelas nossas crianças", tem que se tomar cuidado com quem fala que o governo vai implementar o comunismo, que vai censurar tudo, etc... Infelizmente esse é o Brasil nos tempos atuais, é uma dor tremenda discutir qualquer coisa relacionada com política.

Assim como o bitmover diz que "cerca de 50% da população apoia tudo o que o partido faz", o contrário pode ser dito. Cerca de 50% não só lambe os caras do outro lado como também são contra tudo o que o atual partido apoia.

Essa é a importancia da leitura, de ir buscar uma informação você mesmo. Assim você fica protegido contra os tendenciosos de cada lado.
Pages:
Jump to: