Pra quem não quer ver tudo, a Arábia Saudita está considerando aceitar a moeda chinesa ao invés de dólar para as vendas de petróleo, e a Arábia é provavelmente o 2º país que mais extrai barris de petróleo.
Duvido que isso aconteça... Mais depressa iam para o Euro do que para o Yuan, e se ainda não o fizeram, duvido que o façam.
O Yuan é uma moeda muito fraca. É verdade que se fossem a base de cotação para o petróleo, isso iria subir muito o seu valor, mas os Estados com as moedas fortes como o DolarUS/Euro/Libra, iriam ganhar mais vantagem com isso do que a Arabia Saudita.
EDIT:
O que eles estão a ponderar é venderem o petróleo a China diretamente em Yuan, em vez de ser em Dólar.
Mas duvido que os EUA deixem que isso aconteça, irão certamente propor algo a Arabia Saudita.
Isso, exatamente, seria a venda de petróleo para a China, petróleo proveniente da Arábia Saudita.
E não sei se os Estados Unidos conseguiria fazer muita coisa para proibir ou evitar, já que a negociação seria entre os dois países, e também nada impede de a Arábia receber em Renminbi/Yuan e já trocar por outra moeda do seu interesse ou até mesmo usar em outras negociações com a China.
A China provavelmente quer fortalecer sua moeda e não deve ser uma jogada a toa, ela pode oferecer alguma vantagem para os países que aceitarem a moeda
É um passo, você vai notando que a cada passo desses o dólar pode ir perdendo um pouco a força, e quando você junta tudo, pode ser algo maior, é fácil ver que a China quer aumentar sua influência e poder no mundo e tem mais gente que não quer ver mais os Estados Unidos mandando em tudo
Em algum futuro podemos ter petróleo negociado em Bitcoin quem sabe