Qual será uma boa carteira defensiva nesse momento?
@bitmover, na situação atual, uma maneira bem interessante de se fazer hedge é operando vendido! (e é o que estou fazendo no momento)
Acho válido reservar talvez 3%, 5% ou até mesmo 10% do portfólio e investir em Opções (PUT) (a estratégia do "pózinho" é um boa tática)
Investir em BLVT na Binance (BTCDOWN, ETHDOWN, ADADOWN) são alguns exemplos, além de você estar alavancado, não existe a chance de você ser liquidado durante a operação.
Ouro é uma boa forma de se proteger também! Considerei em comprar prata futuramente!
Em relação a carteira defensiva, eu estou fazendo caixa no atual momento, acredito que na proxima reunião do FED agora em Março, Powell irá elevar a taxa de juros (CPI), consequentemente ocorerrá uma migração da renda variavel para fixa e com isso diversas ações vão estar a preço interessante lá!
Acho que a mesma coisa acontecerá no Brasil, mas acho que a partir do 2° semestre, ano politico, Brasil também não "anda bem das pernas" e por ai vai! É nessa hora que acho muito válido de comprar algumas ações a preços interessantes! Lógico que não podemos desprezar a renda fixa, com a SELIC acima de 2 digitos
obs: @bitmover, não sei se você viu, algumas ações brasileiras que estão baratas são, TAEE11, ITSA4, CPLE6, BBAS3 (são empresas de excelente qualidade, ótima pagadora de dividendos e um DY alto)