Pages:
Author

Topic: Bitcoin para ser adotado como moeda de curso forçado em El Salvador!! - page 2. (Read 912 times)

member
Activity: 116
Merit: 17
Só para acompanharmos um pouco dos desdobramentos de longo prazo da adoção do Bitcoin em El Salvador

Essa semana, a S&P Global disse que acredita que o reconhecimento do Bitcoin por El Salvador como moeda legal trouxe "implicações negativas imediatas" para a classificação de crédito do país.

De acordo com um texto da Reuters, a adoção do Bitcoin em El Salvador expõe sua economia a riscos financeiros significativos e pode diminuir as chances de El Salvador de garantir um contrato de empréstimo de US$ 1 bilhão junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Acho que a população local concorda com as perspectivas do S&P e durante a semana queimam ATM de Bitcoin em manifestação contra o presidente de El Salvador
Será que essas manifestações tiveram uma participação assim tão grande?
legendary
Activity: 1176
Merit: 1325
Só para acompanharmos um pouco dos desdobramentos de longo prazo da adoção do Bitcoin em El Salvador

Essa semana, a S&P Global disse que acredita que o reconhecimento do Bitcoin por El Salvador como moeda legal trouxe "implicações negativas imediatas" para a classificação de crédito do país.

De acordo com um texto da Reuters, a adoção do Bitcoin em El Salvador expõe sua economia a riscos financeiros significativos e pode diminuir as chances de El Salvador de garantir um contrato de empréstimo de US$ 1 bilhão junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Acho que a população local concorda com as perspectivas do S&P e durante a semana queimam ATM de Bitcoin em manifestação contra o presidente de El Salvador
legendary
Activity: 3262
Merit: 1599
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!

O desenvolvedor do app deve ter visto que bote tem tudo a ver com bitcoin, tanto que o Zuckeberg assim nomeou seu bode, então veio a brilhante ideia de por o nome na carteira de "Bode". kkk

Será que tem a ver alguma coisa a ver com a parábola do "bode na Sala" ?? Vou reproduzir a parábola logo abaixo e vamos ver se tem algo a ver:
"Um sujeito reclama que a sua vida em casa estava um inferno, na mesa faltava comida, todos ali discutiam e todos queriam ter razão. Um amigo sugeriu ao sujeito que colocasse um bode na sala. Mesmo estranhando, seguiu seu conselho e a reação foi imediata. O bode, além de sujar o local, ainda exalava um cheiro terrível, ou seja, a situação ficou pior ainda. Devido a isso o bode foi retirado e os ânimos na casa nunca estiveram tão bons. O bode causou tanto problema que eles até esqueceram-se dos outros problemas que tinham."  Cheesy Cheesy

legendary
Activity: 1697
Merit: 1074

Chivo? É esse mesmo o nome?

Procurei no Google... 1º resultado:  Roll Eyes
(...)


Isso ai está com cara de bode (como chamamos este animal no Brasil). Deve ser algum animal típico salvadorenho. Não consigo fazer até o momento qualquer analogia com tal animal. Deve ser o "símbolo pessoal" do Presidente.  Cheesy Cheesy Aqui no Brasil, nosso presidente também tem um "símbolo pessoal".
O desenvolvedor do app deve ter visto que bote tem tudo a ver com bitcoin, tanto que o Zuckeberg assim nomeou seu bode, então veio a brilhante ideia de por o nome na carteira de "Bode". kkk
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
Aqui no Brasil, nosso presidente também tem um "símbolo pessoal".

É a mula? Roll Eyes

PS: Sem querer ofender... as mulas...



EDIT:
Isso ai está com cara de bode (como chamamos este animal no Brasil).

Em Portugal, também chamamos bode (macho) ou cabra (fêmea).
legendary
Activity: 3262
Merit: 1599
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!

Chivo? É esse mesmo o nome?

Procurei no Google... 1º resultado:  Roll Eyes
(...)


Isso ai está com cara de bode (como chamamos este animal no Brasil). Deve ser algum animal típico salvadorenho. Não consigo fazer até o momento qualquer analogia com tal animal. Deve ser o "símbolo pessoal" do Presidente.  Cheesy Cheesy Aqui no Brasil, nosso presidente também tem um "símbolo pessoal".
legendary
Activity: 2422
Merit: 2002
Crypto Swap Exchange
Chivo? É esse mesmo o nome?

G.O.A.T. Grin

Os caras são rápidos, já tem uma conta no Twitter e tudo, só não sei se é legítima (pelo tempo da criação parece ser): https://twitter.com/chivowallet
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Isso sim é possibilitar adoção em massa. Dessa forma só necessitarão de um celular para usar o btc.

Essa é outra grande questão....
Eu não conheço as condições financeiras das pessoas desse país, mas será que todos possuem um aparelho de celular?
Quem não possuir faz como?
É possível cadastrar mais de um membro da família com o mesmo celular/aplicativo?

Creio que devem ter pensado em tudo isso, só precisamos achar essas respostas e saber se a distribuição desses Bitcoins de fato é essa maravilha como anunciado ou se será uma dor de cabeça para os cidadão salvadorenhos.

Chivo? É esse mesmo o nome?
Sim Cool

Quote
En la aplicación Chivo podrás hacer pagos y enviar dinero por medio de un código QR.
En este ejemplo, Miguel podrá pagar su minuta en bitcoin pero Roberto, quien se la vendió, lo podrá recibir en dólares.
Fonte: https://twitter.com/PresidenciaSV/status/1408255451989524480

Por curiosidade eu fui scanear o QR Code que está em uma das imagens e realmente deu em uma wallet do Bitcoin.
Pensou que bola fora seria se esse fosse um aplicativo para transação "off-chain" possível apenas dentro do APP sem registro na blockchain?
...bitcoin criados do nada, felizmente o airdrop parece ser sério.
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
Nayib Bukele, presidente de El Salvador, fez o anúncio na televisão nacional aberta, onde apresentou o “Chivo”, um aplicativo disponível para Android e ISO onde será possível receber os satoshis do governo."

Chivo? É esse mesmo o nome?

Procurei no Google... 1º resultado:  Roll Eyes

legendary
Activity: 3262
Merit: 1599
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
Olha lá, primeiro airdrop estatal: "Os moradores de El Salvador receberão um airdrop equivalente a US$ 30 dólares em bitcoin do governo com o objetivo de incentivar a adoção da criptomoeda do no país, que, em breve, se tornará a moeda oficial ao lado do dólar americano.

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, fez o anúncio na televisão nacional aberta, onde apresentou o “Chivo”, um aplicativo disponível para Android e ISO onde será possível receber os satoshis do governo."

Já dá para comprar alguma coisa com 30 doletas.  Cheesy Cheesy
legendary
Activity: 1697
Merit: 1074
https://twitter.com/DocumentingBTC/status/1408261020028653571
Quote
President of El Salvador @NayibBukele
 has announced each registered citizen of their wallet app will receive $30 in free #Bitcoin

“The wallet app will even work anywhere with a cell connection, and you won't have to have a cell plan for the app.”
Traduzido do inglês por
Presidente de el salvador @NayibBukele
 anunciou que cada cidadão registrado em seu aplicativo de carteira receberá $ 30 grátis #Bitcoin

 “O aplicativo de carteira funciona até mesmo em qualquer lugar com uma conexão de celular, e você não precisa ter um plano de celular para o aplicativo.”

Isso sim é possibilitar adoção em massa. Dessa forma só necessitarão de um celular para usar o btc.
legendary
Activity: 3262
Merit: 1599
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!


Aqui costumamos lembrar que o Kinder Ovo custava 1 real.. hoje em dia custa uns 10 reais..

Nem me fale. Como dava dinheiro revender Kinder Ovo em meados da década de 90 do século passado.  Grin Eu tinha um parente que ganhou muito dinheiro com esse negócio. Ele era dono de uma distribuidora desse produto. Ficou rico.  Cheesy
legendary
Activity: 2422
Merit: 2002
Crypto Swap Exchange
Aumento por causa da inflação e por parte do comerciante. Note este exemplo:

Imagine aqui no Brasil, acho que essa imagem fala tudo:



Aqui costumamos lembrar que o Kinder Ovo custava 1 real.. hoje em dia custa uns 10 reais..
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
Nos não percebemos isso pq vivemos numa economia baseada em reais. Mas vai viajar pro exterior e pagar 100 reais num Chopp q vc vai sentir na hora kk 3 anos atrás era uns 50 reais. Foi o chop q mudou de preço, ou ou a moeda que vc usa q reajustou

Isso mesmo!
Por exemplo, por causa do EUR eu consigo perceber essa questão, por saber o preço que pagava em ESC. Aumento por causa da inflação e por parte do comerciante. Note este exemplo:

Uma ida ao cinema há 20 anos atras, custava 500ESC = +/-2,5€, hoje custa 7€ (o equivalente a +/- 1400ESC).
Um aumento de 180%, motivo da inflação e da conversão mal feita por parte dos comerciantes na altura em que o Euro foi adotado.

Os ordenados há 20 o ordenado mínimo era uns 70000ESC = +/- 340€. Hoje é de 665€, o que será uns 130000ESC.
Isto representa um aumento de uns 95%. Aumento com base na inflação e na conversão "bem feita" por parte do Estado.

Mais detalhes:
https://www.e-konomista.pt/moeda-unica-20-anos/
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Acontece tb dentro do Brasil, a gasolina muda de preço todos os dias...

Ai o ajuste é no preço de um produto, não no preço da moeda..

Teoricamente não. O lucro do dono do posto não muda (prrcentualmebte) o que mudou foi o cusfo da gasolina q ele compra da refinaria (por conta do dólar q mudou de preço, muitas vezes).
Quote
Agora imagine o preço da moeda flutuando de hora em hora e mudando o preço de todos produtos..

Mas toda moeda faz isso. O par usd brl muda a segundo, o negocio é que a volatilidade é muito menor, mas muda.

Se eu pegar meu salário e botar ele em dólar, vou ver q ele sobe e desce duma forma absurda todo mês.

Nos não percebemos isso pq vivemos numa economia baseada em reais. Mas vai viajar pro exterior e pagar 100 reais num Chopp q vc vai sentir na hora kk 3 anos atrás era uns 50 reais. Foi o chop q mudou de preço, ou ou a moeda que vc usa q reajustou
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
Você preferiria o Escudo ou o Euro?

Acho que se tentassem criar uma moeda comum para toda a américa latina, a maioria das pessoas daqui seria contra..

Isso é um pouco complicado, porque hoje não sei como seria se ainda tivéssemos o Escudo.

Mas, acho que o Euro foi uma boa decisão. Torna tudo mais pratico, quando se viagem e compra-se internacionalmente.
Alem disso, tem-se uma moeda mais forte, do que com o Escudo.

O problema foi que os ordenados não acompanharam essa moeda mais forte. Ou seja, o mercado torna-se mais forte, por causa de uma moeda forte. Mas visto que Portugal não é um país de grandes industrias, tens de importar muitos bens o que acaba por criar alguns desequilíbrios, faze a outros países da Europa.

Ou seja, para fora da UE é bom porque vamos conseguir ir comprar coisas a preços mais baixos. Mas para os produtos dentro da UE, fica mais chato.
(EDIT) Mas, se fosse em Escudo, ainda era pior, por isso não está mal. A UE tem outras coisas piores, o Euro não é uma delas.
legendary
Activity: 2422
Merit: 2002
Crypto Swap Exchange
Acontece tb dentro do Brasil, a gasolina muda de preço todos os dias...

Ai o ajuste é no preço de um produto, não no preço da moeda..

Agora imagine o preço da moeda flutuando de hora em hora e mudando o preço de todos produtos..

E se você tiver um negócio, no final do mês você tem que pagar seus funcionários em BTC, vai pagar que quantia? uma acertada no início do mês? no final? complicado.. El Salvador vai ser um verdadeiro teste..

Por isso é que eu disse, que em El Salvador, terá de se fazer algo semelhante ao que foi feito na Europa quando foi adotado o Euro.

Você preferiria o Escudo ou o Euro?

Acho que se tentassem criar uma moeda comum para toda a américa latina, a maioria das pessoas daqui seria contra..
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
O ponto é exatamente esse, 1BTC só é visto como 1 BTC se todo um ecossistema funciona com essa medida.
Para quem tem um pequeno comércio em qualquer lugar do Brasil, R$ 1,00 sempre será R$ 1,00.
Mas para quem tem um comércio de mesmo porte em uma região de fronteira, R$ 1,00 é U$ 5,00 hoje mas pode ser U$ 5,20 amanhã.

No Bitcoin é a mesma coisa, e como ElSalvador ainda vai depender muito do U$ por enquanto, o que eu e outros comentaram não faz sentido mesmo.

Por isso é que eu disse, que em El Salvador, terá de se fazer algo semelhante ao que foi feito na Europa quando foi adotado o Euro.
Foi um processo que demorou alguns anos, e curiosamente começo como sendo uma moeda "eletrónica" (mal sabiam o que é uma verdadeira moeda eletrónica).

Leituras interessantes sobre o tema:
https://www.ecb.europa.eu/euro/html/index.pt.html
https://www.ecb.europa.eu/euro/changeover/2002/html/index.pt.html
https://www.dw.com/pt-br/1998-decidida-a-cria%C3%A7%C3%A3o-do-euro/a-509821
https://www.bportugal.pt/page/taxas-de-conversao-irrevogaveis

legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Mas o ponto é esse! 1 BTC é 1 BTC!

[...]

Por exemplo em Portugal, ninguém compara EURO vs DOLAR (onde o DOLAR sempre vale menos) ou EURO vs LIBRA (onde a LIBRA sempre vale mais).
Isso, acontece porque culturalmente isso nunca foi assim. Claro que existe a malta que viagem muito ou que faz compras no estrageiro, que já avalia o valor da moeda de outra forma...

O ponto é exatamente esse, 1BTC só é visto como 1 BTC se todo um ecossistema funciona com essa medida.
Para quem tem um pequeno comércio em qualquer lugar do Brasil, R$ 1,00 sempre será R$ 1,00.
Mas para quem tem um comércio de mesmo porte em uma região de fronteira, R$ 1,00 é U$ 5,00 hoje mas pode ser U$ 5,20 amanhã.

No Bitcoin é a mesma coisa, e como ElSalvador ainda vai depender muito do U$ por enquanto, o que eu e outros comentaram não faz sentido mesmo.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Mas o ponto é esse! 1 BTC é 1 BTC!
A questão é que estas sempre a fazer a conversão. Se não fizeres isso, as coisas são vista logo de outra maneira.
Não nesse sentido. Se já tem que ficar convertendo toda hora, já não é a mesma coisa.

Um salvadoriano já fala: "Esse kilo de arroz vai te custar $1", ele não fala "esperai, vou ver quanto tá o dólar agora e te falo".

No dia em que definirmos que 1 BTC tem o poder de compra de X kilos de arroz, você vai poder falar "esse kilo de arroz custa X satoshis" sem se preocupar tanto com a volatilidade. Ai sim "1 BTC = 1 BTC".

Isto é o mesmo com o REAL, vocês ai no Brasil olham muito para o REAL vs DOLAR. Dai ter uma ideia de valor da muita muito diferente.
Mas, talvez para os mais velhos, que não acesso a tanta informação sobre o DOLAR, a noção do valor do REAL é diferente.
Ninguém realmente faz isso. Ninguém olha o preço do dólar antes de comprar um ingresso no cinema ou fazer as compras no supermercado. A gente pode até olhar ele antes de comprar uma GPU nova ou um produto importado, mas não as coisas do dia-a-dia. Sim, depois de um tempo, tudo pode encarecer devido a desvalorização da nossa moeda, mas isso só ocorre de tempos em tempo.
Pages:
Jump to: