Pages:
Author

Topic: Bitcoin para ser adotado como moeda de curso forçado em El Salvador!! - page 6. (Read 912 times)

legendary
Activity: 2422
Merit: 2002
Crypto Swap Exchange
Do que toca ao LN... ainda tenho de explorar melhor, não vejo a coisa ainda como pratica (pelo menos na fase inicial...)

O que falta na LN é aceitação, se um grupo de pessoas a utiliza fica bom, você não precisa mais fazer transações on-chain..

É um caso bem parecido com o que o BTC é hoje para o mundo, para a maioria das pessoas não é algo prático.. Na verdade a maioria das pessoas tem preguiça/medo de experimentar..

O único problema que veja, será adotação da medida. Será que quem tem Bitcoin, vai estar disposto a comprar/pagar com Bitcoin, ou vai continuar a preferir cambiar?

Dá na mesma pagar com BTC ou trocar por uma segunda moeda para comprar algo.. O indivíduo estará se desfazendo dos seus BTC..

O que acho interessante é que a mudança econômica que o país poderá ter, em tese eles terão uma moeda forte que só tende a valorizar.. Pra mim essa foi a notícia mais importante para o BTC nos últimos anos, aqui poderemos ver como ele e o ambiente em que ele atua reagirão, quem sabe até atraia turistas BTCilionários Cheesy sem falar que é um caso de uso real e físico (não virtual) do BTC como moeda/sistema de pagamento, um verdadeiro teste.
legendary
Activity: 2170
Merit: 1278
Eu vi ontem no twitter, não consegui localizar o tweet que li, que um país iria anunciar a adoção do BTC, fiquei super curioso e nunca imaginei que seria El Salvador, eu pensei na hora que seria Luxemburgo ou Estônia, mas me surpreendi
Principalmente por ser um país tão pobre, mas torço aqui fortemente para que dê certo e seja um sucesso para o país e para o BTC

Não sei se outros países podem se espelhar nele, pois nem a própria moeda eles tem, e a economia funciona de forma diferente, mas é um pequeno passo que se for positivo, pode trazer bons resultados.
E a notícia por si só já é uma propaganda e tanto, e pode ser que o começo da adoção num país pequeno, pode ser uma experiência melhor para no futuro países maiores e economias mais fortes possam sequer pensar nisso (sonho meu, talvez...)

legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
Curioso um país pequeno e pobre, que não deve ter controle fiscal nenhum, legalizar o uso do bitcoin.

Acredito que para países pobres, o Bitcoin poderá ser uma verdadeira ajuda para recuperar a economia.
Certamente muitos habitantes, conseguiram obter Bitcoin quando era bem mais barato. Instituir o Bitcoin como uma moeda de troca aceitável, faz com que muitos possam começar a pagar dividas e outras coisas, com o Bitcoin.
Na realidade era essa os fundamentos do Bitcoin, ser usado para compra/venda de bens, não apenas como um ativo de investimento.

O único problema que veja, será adotação da medida. Será que quem tem Bitcoin, vai estar disposto a comprar/pagar com Bitcoin, ou vai continuar a preferir cambiar?
Veremos que medidas vão ser implementadas.



O país já é pro-Bitcoin há um tempo. De acordo com esse artigo da Forbes[1], os cidadãos da cidade de El Zonte utilizam puramente a Lightning network para pagar desde suas contas de energia até o cafezinho. E ainda há quem diga que a LN não funciona. Cheesy

[1] https://www.forbes.com/sites/tatianakoffman/2020/07/14/this-el-salvador-village-adopts-bitcoin-as-money/

Não conhecia a historia de El Zonte. É incrível saber como o Bitcoin e uma iniciativa de voluntários, tem ajudado as pessoas na localidade.

Do que toca ao LN... ainda tenho de explorar melhor, não vejo a coisa ainda como pratica (pelo menos na fase inicial...)
legendary
Activity: 2422
Merit: 2002
Crypto Swap Exchange
Eles devem continuar usando a fiat deles para pagar salário de servidores, aposentados, obras publicas etc etc, que o governo tem total controle.

Eles usam USD desde 2001.. Como não tem moeda própria, logo não tem total controle, para imprimir, etc.. É exatamente o que o artigo cita, a inflação:

"Mallers framed Bukele’s announcement as pushing back against “unprecedented monetary expansion.” He placed particular blame on the U.S Federal Reserve for “crushing emerging markets” such as El Salvador’s dollarized economy by printing greenbacks ad-nauseum."

Logo, nada mais inteligente do que trocar a moeda local para BTC..

legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Bastante interessante mesmo!!

Estava lendo o artigo, parece que deve ser aprovado no congresso:

Quote
The bill must still be reviewed by the country’s legislative assembly. But with the populist Bukele’s upstart political party in firm control of that body, approval seemed all but assured Saturday afternoon.

Curioso um país pequeno e pobre, que não deve ter controle fiscal nenhum, legalizar o uso do bitcoin. Provavelmente não deve ser usado para pagar as contas públicas, deve ser uma "segunda moeda" do pais, pelo q eu percebi aqui:



Eles estão preocupados com sanções de outros bancos centrais, que provavelmente não querem mais emprestar dinheiro para eles.
Eles devem continuar usando a fiat deles para pagar salário de servidores, aposentados, obras publicas etc etc, que o governo tem total controle.

Quote
But it is not yet clear what being “the first bitcoin country” will mean for the fiscally unstable and oppressively poor central American nation, where 70% of residents lack a banking account. Bukele’s bill was not immediately available Saturday.
https://www.coindesk.com/president-of-el-salvador-says-hes-submitting-bill-to-make-bitcoin-legal-tender
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Jack Mallers, o CEO do Zap e Strike, de longe as melhores carteiras Lightning do mercado, revelou hoje no Bitcoin 2021 conference que o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, está para enviar uma proposta que torna o Bitcoin uma moeda de curso forçado no país! Shocked

Isso significa que El Salvador se tornaria o primeiro país a adotar o tão sonhado "Bitcoin standard". Eles também vão se comprometer a hodlar BTC nas reservas do país.

Curso forçado é uma forma de pagamento oficial que pode ser aceita para uma dívida pública ou privada, ou aceito para cumprir uma obrigação financeira segundo as leis da região. Geralmente, o termo se refere a moedas nacionais, como notas e moedas, diferente de linhas de crédito, cheques e cartões. O credor é obrigado a aceitar a moeda de curso forçado como pagamento de uma dívida.

Isso seria um passo incrível para o Bitcoin!

Para quem quiser ler mais: https://www.coindesk.com/president-of-el-salvador-says-hes-submitting-bill-to-make-bitcoin-legal-tender

O país já é pro-Bitcoin há um tempo. De acordo com esse artigo da Forbes[1], os cidadãos da cidade de El Zonte utilizam puramente a Lightning network para pagar desde suas contas de energia até o cafezinho. E ainda há quem diga que a LN não funciona. Cheesy

[1] https://www.forbes.com/sites/tatianakoffman/2020/07/14/this-el-salvador-village-adopts-bitcoin-as-money/
Pages:
Jump to: