Pages:
Author

Topic: Celsius acaba de bloquear saques - a coisa está feia - page 2. (Read 988 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Alex Mashinsky não é mais CEO da empresa.

Quote
Celsius Network CEO Alex Mashinsky has submitted his letter of resignation, effective immediately, to the Special Committee of the Board of Directors of Celsius Network Limited.

https://www.businesswire.com/news/home/20220927005812/en/Celsius-Network-CEO-Submits-Letter-of-Resignation


Eu diria que isso é uma boa notícia, considerando a quantidade de mentiras contada por ele enquanto na empresa. Tongue

O token, porém, caiu pra caramba.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Será que estão querendo impressionar alguém para conseguir se reerguer mais fácil ou realmente estão pesando nos clientes, mesmo que uma minoria?

Pode ser uma estratégia para melhorar a opinião pública e dessa forma conseguir apresentar argumentos positivos em tribunal.

Mas o que importa é que isso acaba por ser bom para esses clientes, independentemente do objetivo por detrás desta acção.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Se você tinha $$ na carteira de "custodia" da Celsius, talvez receba o seu dinheiro de volta.

https://coinmarketcap.com/alexandria/article/some-celsius-users-may-be-allowed-to-withdraw-crypto-but-there-s-a-catch

Como saber se você faz parte: Você recebia yield nas suas moedas? Se não, fazia parte da seção de "custodia".

Há quem diga que esse é um truque da empresa para rotular a carteira de custodia como sendo "dos clientes", então meio que implicando que a carteira NÃO de custodia (a que dá yield) seria da empresa (aquele papo de "você nos deu as suas moedas").

https://twitter.com/SimonDixonTwitt/status/1565349073972252672

Puts, é sério?
Eu estou curioso para saber qual a porcentagem dos clientes que tinham fundos na Celsius que não faziam Yeld ou empréstimos Roll Eyes
Claro que para uma empresa que já decretou falência, pensar nos clientes em um momento em que deve para tantas outras empresas é no mínimo curioso.
Será que estão querendo impressionar alguém para conseguir se reerguer mais fácil ou realmente estão pesando nos clientes, mesmo que uma minoria?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Se você tinha $$ na carteira de "custodia" da Celsius, talvez receba o seu dinheiro de volta.

https://coinmarketcap.com/alexandria/article/some-celsius-users-may-be-allowed-to-withdraw-crypto-but-there-s-a-catch

Como saber se você faz parte: Você recebia yield nas suas moedas? Se não, fazia parte da seção de "custodia".

Há quem diga que esse é um truque da empresa para rotular a carteira de custodia como sendo "dos clientes", então meio que implicando que a carteira NÃO de custodia (a que dá yield) seria da empresa (aquele papo de "você nos deu as suas moedas").

https://twitter.com/SimonDixonTwitt/status/1565349073972252672
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Ele vendeu "centenas de milhões" em BTC antes da reunião do FED em Janeiro desse ano e recomprou MAIS CARO apenas 1 dia depois. O tal do "vender na baixa para comprar na alta" que muitos mestres ensinam mundo afora. Eu mesmo sou adepto dessa filosofia milenar!

Lembro que um investidor famoso (mas agora não me lembro o nome), disse algo do género: as pessoas tem um comportamento contrario, no mercado bolsista, quando deviam comprar (em baixa) é quando vendem.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Olha o porque é importante ficar de olho nos CEOs desse tipo de empresa: https://www.ft.com/content/43d4fb5d-72a1-468c-aac8-9e11c4693f4e

O Alex Mashinsky simplesmente tomou controle das estratégias de trading da empresa (Celsius) e tomou decisões arbitrárias baseadas no seu achismo.

Ele vendeu "centenas de milhões" em BTC antes da reunião do FED em Janeiro desse ano e recomprou MAIS CARO apenas 1 dia depois. O tal do "vender na baixa para comprar na alta" que muitos mestres ensinam mundo afora. Eu mesmo sou adepto dessa filosofia milenar!

Fora isso:

- Perdeu $100m tentando arbitrar o nav do GBTC
- Insolvente desde Março.

Lembrando que ele sempre afirmou publicamente que não fazia trading com o $$ dos clientes.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Os advogados que estão a tratar do processo de insolvencia da Celsius, andam a notificar os clientes para poderem-se constituir como credores. Até aqui tudo bem... a questão é que alegadamente anda a ser notificadas empresas que nunca tiveram conta na Celsius.

Em Portugal, foram notificadas pelo menos duas empresas (TAP; Grupo Pestana), para poderem se constituir credoras. Mas segundo essas empresas, elas nunca trabalharam ou tiveram contas com a Celsius.
https://observador.pt/2022/08/09/tap-e-pestana-nao-tem-dividas-da-celsius-mas-foram-notificados-da-falencia-da-plataforma-de-criptomoedas/

Será que eles andaram abrir contas fictícias de eventuais grandes empresas!?
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
e até mesmo a venda de dados pela própria empresa (algo insano de se pensar, mas pode ser também).

NEm é algo tão insano assim de se pensar. Dados dos clientes valem muito dinheiro.
Antigamente  devia ser pratica corrente vender dados dos clientes para outras empresas, ainda mais empresas pequenas.

Recentemente que começaram a existir leis para proteger as pessoas dessas praticas, como a LGPD aqui no Brasil e a GDPR na Europa.

Daí existem multas e coisas do tipo para quem abusa dos dados pessoais, mas até pouco tempo (uns 5 anos atrás) não existia nada disso. A GDPR é de 2018 se não me engano. Não tem nem 5 anos.

Tá, mas do que serve essas leis para empresas que já decretaram falência e entraram em processo judicial?
O que é mais uma multinha para quem não tem mais dinheiro nem para pagar os funcionários?

Infelizmente, nessas horas de desespero, qualquer forma de se fazer dinheiro é vista como solução, independente de quem irá ser prejudicado com isso,.. a merda já está fedendo por tudo quanto é lado.

Enfim, de tudo oque está acontecendo, há chances reais da Celsius não só se manter (fazendo um acordo de recuperação) mas também de se reerguer e continuar operando?
Caso consigam, creio que no mínimo eles devem mudar o ramo de atuação, mas como, fazendo o que?
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Prevejo que vou receber vários scams e e-mails de possíveis firmas de advocacia querendo meus dados para ''me pagar''  Cheesy

É normal. Quando este tipo de situação ocorre, existe sempre uns hackers que querem tentar se aproveitar das noticias para enganar as suas vitimas.

Eles só tem de enviar uns milhares de emails, porque sabem que desses milhares, uma centena é capaz de cair na armadilha.

E o mais incrível ainda - coisa que não consigo entender, é que boa parte dos que vão cair, são pessoas que nunca ouviram falar da Celsius... Undecided
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Estava pensando aqui agora, escapei por pouco da Iron Finance quando teve o espiral da morte e agora escapei por pouco da Celsius também  Shocked
Tem algum nome pra isso? Safe exit?
Safe certamente não foi, devido a proximidade do perigo rsrs.

Está mais para um risky exit.

Aqui eu ainda não recebi nenhum phishing direcionado à Celsius, mas sempre recebo emails oficiais do Stretto.com, que parece estar cuidando da parte dos documentos. Também não tinha nada lá, no máximo uns $50 em BTC de um ref code que esqueci de sacar.
legendary
Activity: 2212
Merit: 1303
A coisa desculhambou mesmo, estou recebendo vários e-mails referente a Celsius, mas como consegui tirar meu dinheiro de lá no tempo certo, nem estou tendo o trabalho de ficar lendo pra ver o que está acontecendo exatamente.
Prevejo que vou receber vários scams e e-mails de possíveis firmas de advocacia querendo meus dados para ''me pagar''  Cheesy

Situação ridícula que os caras deixaram chegar

Estava pensando aqui agora, escapei por pouco da Iron Finance quando teve o espiral da morte e agora escapei por pouco da Celsius também  Shocked
Tem algum nome pra isso? Safe exit?
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Daí existem multas e coisas do tipo para quem abusa dos dados pessoais, mas até pouco tempo (uns 5 anos atrás) não existia nada disso. A GDPR é de 2018 se não me engano. Não tem nem 5 anos.

O RGPD foi aprovado em 2016, mas só entrou em vigor na maioria dos países da UE em 2018.

Só em 2021, em toda a UE, foram aplicados 1.087 milhões de euros de multa. Foi um aumento de 585% face aos dados de 2020.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/multas-no-ambito-do-rgpd-atingiram-1087-milhoes-de-euros-na-europa-em-2021
https://business-it.pt/2022/01/07/multas-relativas-ao-rgpd-ultrapassam-mil-milhoes-de-euros-em-2021/

A questão que as vezes coloco é: quanto é que as empresas multadas ganharam, apesar de violarem o RGPD? Se calhar, até compensou pagar a multa, porque rendeu muito mais.  Roll Eyes
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
e até mesmo a venda de dados pela própria empresa (algo insano de se pensar, mas pode ser também).

NEm é algo tão insano assim de se pensar. Dados dos clientes valem muito dinheiro.
Antigamente  devia ser pratica corrente vender dados dos clientes para outras empresas, ainda mais empresas pequenas.

Recentemente que começaram a existir leis para proteger as pessoas dessas praticas, como a LGPD aqui no Brasil e a GDPR na Europa.

Daí existem multas e coisas do tipo para quem abusa dos dados pessoais, mas até pouco tempo (uns 5 anos atrás) não existia nada disso. A GDPR é de 2018 se não me engano. Não tem nem 5 anos.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Quem tem conta na Celsius, cuidado com os ataques phishing, pois o banco de dados de email dos clientes acabou de vazar. Tongue

Recebi esse email deles, hoje:

Bom alerta.

Esse golpe, até está bem planeado, criando a ideia que existe mesmo uma pagina alternativa para resolver questões dos clientes.
Estes hackers, já não é só copy-past, começam a elaborar melhor os seus ataques.


Vocês já perceberam que isso costuma ser algo meio que "previsível" em muitas empresas que estão quebrando?
Vejo várias possibilidades para isso: funcionários insatisfeitos (muitas vezes com salários atrasados), [...]

Normalmente acredito que seja isso. Funcionários insatisfeitos ou que foram despedidos.
Acho que todos nós temos a noção de como é fácil levar informação dos clientes por parte dos funcionários, independentemente da sua "patente" dentro da empresa.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Quem tem conta na Celsius, cuidado com os ataques phishing, pois o banco de dados de email dos clientes acabou de vazar. Tongue

Vocês já perceberam que isso costuma ser algo meio que "previsível" em muitas empresas que estão quebrando?
Vejo várias possibilidades para isso: funcionários insatisfeitos (muitas vezes com salários atrasados), empresas terceirizadas com pagamentos atrasados, menos investimento em segurança e consequentemente mais suscetível a hacks, e até mesmo a venda de dados pela própria empresa (algo insano de se pensar, mas pode ser também).

Enfim... eu nem me lembro mais quais dados eu tinha lá. Só fiz a conta para receber os bônus, depositei alguma coisa por poucos meses e fiz o saque, nunca pedi um empréstimo.
Quanto ao pishing, uso um e-mail próprio para essas coisas, e á estou bem vacinado contra esse tipo de golpe.

Mas, obrigado pela informação e o alerta.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Quem tem conta na Celsius, cuidado com os ataques phishing, pois o banco de dados de email dos clientes acabou de vazar. Tongue

Recebi esse email deles, hoje:

Quote
We are writing to let you know that we were recently informed by our vendor Customer.io that one of their employees accessed a list of Celsius client email addresses held on their platform and transferred those to a third-party.

We do not consider the incident to present any high risks to our clients whose email addresses may have been affected but are releasing this communication to make sure you are aware.

We have been in ongoing communication with Customer.io. They have confirmed that no other Celsius-related data was compromised beyond those identified email addresses.      

To state clearly, Celsius’ systems and security had not been involved or impacted. Celsius’ robust security and data protection management, and our focus on protecting our clients’ data, remain intact.

Context

On 30 June 2022, Celsius identified that one of its vendors, Customer.io, had been involved with a data breach connected to OpenSea. Celsius proceeded to remove all data held with Customer.io. We quickly contacted Customer.io and they responded that, as of that time, no Celsius data had been involved in their breach. Celsius requested all details surrounding the incident.

On 8 July 2022, Customer.io informed us that one of their employees had accessed a list of Celsius client email addresses from Customer.io’s platform, along with lists from several of their clients, and transferred these lists to a third-party bad actor. Customer.io confirmed that, other than the identified email addresses, no other Celsius client data was accessed or taken by the employee.

Evidence of this incident has not yet been provided to us by Customer.io.

Customer.io made a public statement on the matter

https://customer.io/blog/update-to-compromised-email-addresses-incident/

Further Information

Celsius sees this as a severe violation of vendor-client relations, and we have notified the appropriate authorities. Again, we do not consider the incident to present any high risks to our clients whose email addresses may have been affected. Should you wish to contact us for further information regarding the incident, please contact our data protection officer, Charles Roberts, at [email protected] for further information.
            
Sincerely,
Celsius

Note: Celsius will never ask you for private keys or to send funds to external addresses. Always verify that you’re interacting with the celsius.network domain when receiving emails from us.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Thread interessantíssimo sobre a situação da Celsius de acordo com as informações do seu processo de falência: https://twitter.com/kadhim/status/1547651177323540481

Por exemplo:

- "A empresa cresceu mais rapidamente do o esperado e tomamos péssimas decisões sobre como alocar os ativos" - CEO

- O bank run começou lá para março desse ano com $1b de saques em meros 5 dias.

- Usaram uma linha de crédito de $750m para investir na sua própria operação de mineração.

- Uma vez pegou $108m emprestado da FTX com $403m de colateral (4x!).

- Tem $467m em ETH "travados" na stETH.

- Realizavam trades (swing trade, spot trading) e market making com os ativos dos clientes (enquanto diziam não fazer isso).

- Perderam 35k ETH com a empresa de custodia StakeHound (ouch).

- Pegaram um empréstimo com uma empresa, colocando $509m como colateral, apenas para a empresa "PERDER" esse colateral (!!!), deixando a Celsius com um buraco de $439m. Wtf?

- Perderam $15.8m no depeg da UST.

- Perderam $40m com a 3AC.

- Perderam $100m ao serem liquidados pela Tether em um empréstimo com a emissora da stablecoin.


Ou seja, fizeram merda atrás de merda.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Lendo a bloomberg hoje, vi que a Celsius entrou com pedido de recuperação judicial, chamado de Chapter 11 nos EUA.

US$ 81 milhões só um credor!?  Shocked

Isto só serve para educar o mercado, na próxima vaga de subidas (se vier a existir), certamente muitos irão gerir melhor os seus investimentos neste tipo de empresas/ativos.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Lendo a bloomberg hoje, vi que a Celsius entrou com pedido de recuperação judicial, chamado de Chapter 11 nos EUA.

Segue a lista dos maiores credores:
Quote
Bloomberg — Entre os mais de 100 mil credores da Celsius Network, a plataforma de empréstimo de criptomoedas que entrou com pedido de proteção na quarta-feira (13), uma entidade se destaca: a “Pharos USD Fund SP”.A Celsius deve US$ 81 milhões a uma empresa chamada Pharos, um valor duas vezes maior que o do segundo maior credor, de acordo com o pedido no “Chapter 11″ – capítulo da legislação americana para recuperações judiciais e falências dos Estados Unidos. O documento lista um endereço nas Ilhas Cayman para a Pharos, juntamente com um e-mail.
...
A Lantern Ventures, no entanto, tem funcionários cujos históricos de carreira listados no LinkedIn se cruzam com o de um proeminente bilionário de criptomoedas cuja empresa também é um grande credor da Celsius: Sam Bankman-Fried, CEO da exchange FTX.

https://www.bloomberglinea.com.br/2022/07/14/plataforma-celsius-entra-com-pedido-de-protecao-no-chapter-11-nos-eua/
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
o "rombo" até agora divulgado, seria de US$ 1,2 bilhão
É ainda mais, pois eles estão contando os seus "$600m em CEL" que em nenhum lugar do planeta valem tudo isso. O marketcap da moeda já está abaixo desse valor e definitivamente não tem liquidez nenhuma para absorver $600m de uma empresa que está literalmente na falência.

Parece ser algo próximo de $1,6 bilhão. E de quebra ainda podemos desconsiderar a empresa prima de mineração deles (criada com dinheiro dos clientes), que deve valer beeem menos do que o estimado.
Pages:
Jump to: