De acordo!
Não é de hoje que ouço pessoas falarem que 1 BTC sempre irá valer 1 BTC, mas eu gostaria que algué me apontasse qualquer coisa que seria possível comprar com 1BTC do ano passado e agora novamente com apenas 1 BTC de hoje, só uma, por favor.
Enquanto não tivermos mercados onde só o que conta é o valor do Bitcoin sem comparar com seu preço em Fiat, não é certo termos esse tipo de pensamento de "tanto faz o seu valor em fiat".
Apesar de concordar, eu penso um pouco assim, desde que conheço o Bitcoin. Porque para mim o Bitcoin devia ser uma moeda de troca.
Isso não faz o menor a diferença, se é moeda de troca ou não.
Se voce vendeu euros para comprar bitcoin e o bitcoin foi de 60 pra 20k, vc perdeu parte do seu patrimonio. Se antes voce comprava 50 bananas com seus bitcoins, agora voce só compra 20.
Além disso, todas as moedas fiats são negociadas entre si. Todas tem preço, valorização e desvalorização.
o Euro pode desvalorizar frente ao dolar, frente aos produtos que voce consome no seu dia a dia e assim por diante.
Se voce vendeu sua casa e comprou um monte de Euros, e por algum motivo surgiu uma inflação de 1000% anual e seu dinheiro nao vale mais nada, voce perdeu riqueza e tornou-se mais pobre. Não importa se é usado como meio de troca ou não. Antes voce trocou aqueles EUR pela sua casa, agora já não compra mais.
A mesma coisa com o bitcoin.
Acredito que praticamente todos aqui na aba local devem ter algum trocado em bitcoin. Sim, todos perdemos dinheiro nesse processo (do ATH pra cá).
Isso é um problema? Pode não ser. Pode ser um dinheiro separado para esse fim, para um ativo altamente especulativo e já era uma perda "calculada"
No mundo inteiro as pessoas estão perdendo dinheiro nas bolsas de valores, em titulos do tesouro de todos os países do mundo (com a subida dos juros), com metais (até o ouro caiu), inflação alta e assim vai.
Está muito difícil manter o patrimônio nesses tempos, e nem por isso é algo desesperador. Estar expostos a riscos é necessário para ganhar dinheiro. Quem não aguenta perder um pouco, depois não ganha muito quando o mundo se recuperar.
Mas certamente encarar a verdade dos fatos, de que se está perdendo dinheiro, é importante. Até para tomar as decisões importantes de realocação/venda/compra/etc é necessário entender e aceitar o que está acontecendo e quanto de risco deseja expor-se.