TLDR: deu lucro.
Vou contar a minha.. comprei umas 1060 por 1.000, outras por 1.200 e vendi todas* por ~1000.. as 1070 paguei 1900 e vendi por ~1500.. ram/cpu/mobo vendi acima do preço que comprei, SSD guardei todos.. o cara só se fode em vender as fontes.. Minha sorte foi ter comprado as placas cedo e a vista, teve gente que pagou bem mais caro..
Naquela época os lucros estavam ótimos, o ROI não demorava, devo ter minerado uns 5+ meses e puxei uma grana legal, nunca fiz os cálculos de quanto ganhei.. loguei na NH e infelizmente já não tem os registros daquela data porém achei alguns e-mails da coinbase, sem contar os saques direto para um endereço..
Sobre a energia, naquele bull run pouco importava o preço da energia porém depois que o preço de todas moedas começou a cair, ai não tinha mais como competir com os gringos e você via todos mineradores vendendo suas placas ao mesmo tempo.. Se você se apaixonar por mineração, tem que mudar de país, ai então pode ser uma atividade rentável e sem dor de cabeça.. No Brasil eu não aconselho.. talvez o @tg88 que nunca abandonou a mineração possa dar mais detalhes..
Sobre a "durabilidade" das placas, ainda uso uma Galax 1070 EXOC daquelas, com mais de 3000 horas de jogos, e nunca tive problemas.. e nenhum comprador me contactou reclamando falhas até hoje.. máximo de problema que tive foi com TODAS EVGAs, tanto 1060 quanto 1070, que "suavam" e ficaram manchadas[1]..
*menos 1 que estava com problema de fábrica em 1 fan e a Terabyte não colocou o SN de nenhuma placa em nenhuma nota e a Galax não aceitou a garantia, eu não compro mais nada lá..
Bom relato, eu também minerei aquela época e é praticamente a mesma coisa que você rs
Comprei praticamente todos os modelos de placas na época, 1060, 1070, 1070ti, RX 580, RX 570 e as 1080ti que eu comprei umas 5, cheguei a ter 24 placas rodando
Eu tinha placas apontadas para várias moedas, então também não consigo saber exatamente quanto ganhei, mas ganhei bem, era muito legal ver as placas rodando e ganhando grana rsrsrs
Quando houve o crash também não arrisquei pagar energia do próprio bolso senão eu poderia amargar muito prejuízo esperando a época boa de vender, assim como hoje eu considero a mineração uma "operação" a parte onde tem que dar lucro senão eu desligo
Se eu quiser investir e esperar eu prefiro comprar a moeda e ficar no hold
Nunca tive problemas com placas também, o único "problema" também foi esse líquido que soltou dos thermal pads, mas foi de uma 1080ti da Galax, e depois eu vi que era normal, não afetava em nada, mas é bom sempre ficar de olho e limpar com alcool isopropílico, para que não prejudique a estética e posteriormente a venda
Uma última coisa, foi muito fácil vender as placas de vídeo, sem brincadeira, acho que foi os itens mais fáceis de vender, é só anunciar por um precinho legal e vender em menos de 1 semana, o povo compra muita placa de vídeo, as lojas de hardware devem vender toneladas de placas
Também consegui preços excelentes pois eu entrei e comprei antes do boom e depois consegui vender placas por preços excelentes