Estava dando uma lida nas propostas que o Milei iria implementar, e uma delas é a exclusão do Banco Central... confesso que fiquei um pouco receoso com isso...
Será que de fato é viável eliminar um órgão como o Banco Central de um país?
BC argentino deve ser um dos maiores gastos do país..
Não é exatamente esse o motivo dele falar no fechamento do BC.
O BC é responsável por manter a política monetária, ou seja, controlar a quantidade de moeda em circulação.
Daí eles fazem isso através da impressão de moeda, do controle das taxas de juros, do compulsório bancário (quanto os bancos podem se alavancar), etc... O BC tb acaba virando uma espécie de regulador dos bancos privados. Ele também consegue, de alguam forma, controlar a taxa de cambio, através da compra e venda de dolares em volume muito grande.
O problema é que o BC Argentino tem falhado miseravelmente ano após ano, com a inflação galopando. Os governos se apropriaram do BC para usar ele para gastar dinheiro infinitamente, sempre oferecendo melhorias pra população (em troca de votos, assim que o peronismo se mantem. Desde os mais humildes até a classe média, servidores, etc).
A solução do Milei é bem maluca mesmo, vamos ver o que vai acontecer. Alguns países menores já fizeram isso, Panamá por exemplo só usa dólar.
O caso da União Europeia é diferente, pois existe um banco central europeu e os paises membros tem alguma representatividade lá.... Já no FED, os argentinos nao tem influencia nenhuma