Como já foi dito em outra postagem, essas exchanges criam essas regras para pegar a grana dos clientes. Como eles sabem que a maioria esmagadora não declara imposto de renda eles ficarão com essa grana. Simples assim.
Da para pensar em muitas hipóteses ilegítimas além dessa que você citou só não da para criar uma hipótese legítima pois não existe isso de IRPF ou comprovação de origem/renda para fazer qualquer tipo de negócio, mesmo os negócios extremamente regulados não tem essa exigência. A única exceção é a remessa internacional de moeda de estrangeira, coisa que legalmente o Bitcoin não é. A única regulamentação é da Receita Federal que o caracteriza como um bem igual uma bicileta, uma TV, um carro ou imóvel.
Não tem nenhuma lei obrigando os exchanges a isso, tanto que em cada exchange as regras são completamente diferentes. Os exchanges estão criando essa limitação a primeira vista contra eles mesmos, as pessoas não enviam IRPF ou qualquer documento financeiro seja porque não declaram, seja pelo constrangimento, por privacidade, por suspeita ou pelo risco de ser vitima de um crime . Se ninguém ou quase ninguém envia consequentemente não tem negócio e o exchange não lucra.
Muito suspeito. Outra coisa estranha é que a maioria dos exchanges se quer informa sobre isso e os que informam o fazem de maneira nada clara e escondida no site, pegando a pessoas de surpresa assim como aconteceu com o criador do tópico.
Se alguém for tentar lavar dinheiro simplesmente envia uma declaração de IRPF falsa, não tem nada mais fácil. Quem não está lavando dinheiro provavelmente não vai fazer isso pois é crime. Parece até lei de proibição de arma onde só o infrator da lei se beneficia e mais um caso Negocie Coins em andamento .