Não me envolvo em ICOs e nunca levantei montantes dessa magnitude. Presumo que um depósito desses vindo do estrangeiro levante algumas questões. Confesso que não sei qual é o montante a partir do qual os alarmes disparam mas eu tento manter os depósitos abaixo dos 1000 €. Just in case...
de qualquer maneira obrigado pela resposta, vou tentar encontrar alguma resposta pelo forum
Sem desprimor para ninguém, acho que a resposta não pode ser encontrada aqui porque ela na realidade não existe. Ou seja, tudo isto é ainda uma grande novidade. Os bancos, independentemente do negócio ser crypto ou cocaina, têm regras de controlo do branqueamento de capitais.
Se alguém faz um depósito em numerário acima de uma determinada quantia, eles perguntam de onde veio o dinheiro. A única saída fácil seria dizer que veio do casino mas para isso seria necessário ter o recibo...
Dinheiro ganho em ICOs não se enquadra em rigorosamente nada, mas os bancos terão sempre a tentação de fazer perguntas e podem sempre aparecer os tais patos bravos armados em guardiões da santa ignorância.
Eu acho que parte do nosso papel, por enquanto, é metê-los em sentido sem deixar que nos intimidem.
Exemplo prático;
Há algum tempo atrás foi-me pedido que me deslocasse ao banco para actualizar a minha ficha de cliente. Como já esperava, queriam fotocopiar os meus documentos. Que acham que aconteceu?
Não abdiquei dos meus direitos, consagrados na lei desde Fev 2007, e não entreguei coisa nenhuma. O gerente da filial veio com uma conversa de merda, alegando que "eram leis do Banco de Portugal" ... Adorei! Levou logo uma esfrega e ficou ciente que era bem ignorante e que não estava a falar com um camarinha qualquer.
E ainda deixei bem claro que estava a fazer-lhes um favor ao não apresentar reclamação por escrito, tal como é meu direito!
Conclusão, a minha ficha ficou na mesma e eles ficaram a falar sozinhos!
Não se deixem intimidar! Façam valer os vossos direitos!