Pages:
Author

Topic: O que fazer ao lucro de investimento na criptomoedas? - page 4. (Read 2268 times)

legendary
Activity: 1564
Merit: 1027

Supostamente sim, supostamente não, ainda não é claro, mas fiscalmente não deixam de ser mais valias obtidas na bolsa.

Não concordo com isso.

Explica lá exactamente onde é que no nosso enquadramento jurídico/fiscal estão previstas estão previstas as transacções com valores proveniente de activos criptpográficos?

A Bolsa não tem nada a ver o Kraken, Bittrex, Poloniex, etc pois nestas exchanges não se vendem fundos, nem acções, nem nenhum tipo de activos financeiros regulados.

Ando nisto há vários anos e nunca declarei nada!

Mas atenção, sou um cidadão cumpridor e faço ponto de honra em ter todas as minhas obrigações em dia. Não estou aqui de forma alguma a incentivar a malta a fugir às obrigações fiscais. Pelo contrário!

Mas eu acredito sinceramente que não tenho quaisquer obrigações decorrentes das minhas crypto transacções. Porquê?

Não estão regulamentadas em território nacional! Acho que a malta que já declarou teve algum excesso de zelo.

Vamos lá a ver alguns exemplos:

- Há vários anos, mandei vir da China uns Antminers. Em paralelo, mandei vir da Europa uns Gridseed Blade.
- Suportei a roubalheira das taxas alfandegárias.
- Paguei milhares de € ao fornecedor de electricidade.
- Vendi as máquinas no Ebay e paguei as respectivas comissões.

Expliquem-me lá como é que tenho que pagar impostos sobre o que consegui gerar em BTC ou qualquer altcoin?

Outro exemplo:

- O ano passado comprei 24 GPUs na Amazon e todo o restante material para montar 4 mining rigs.
- Durante cerca de 18 meses a minha conta de electricidade disparou (como se deduz isto no IRS?)
- Paguei as fees ao gajo que desenvolveu o software miner, as fees da pool e as fees das Exchanges (como se deduz isto no IRS?)
- Durante todo este tempo entraram na minha conta com regularidade algumas centenas ou milhares de €

Mas como é que são mais valias? De quê? Demorei meses a recuperar o investimento inicial!

- Vendi as GPUs no Ebay e fiz um bom negócio. Tenho que pagar IRS sobre este dinheiro? NÃO!

Durante todos estes anos sempre tive diversos investimentos em activos PoS. Comecei com um RasberryPi e só duas headless wallets, mas cheguei a ter 3 RPis, 4 MV na AWS e um Intel NUC sempre a gerar moedas 24/7. Actualmente tenho só o NUC mas gera um montante mensal estável.

Todos os meses transfiro os proveitos das minhas PoS para o Bittrex, vendo por BTC e depois uma parte vai para o Kraken, vendo por € e vem para o meu banco.

Onde estão as mais valias? Onde está a lei que diz que eu tenho que pagar sobre BTC, ETH ou XMR? Onde está a lei que regula a produção de activos destes em casa?

Obviamente que esta lacuna legal também se aplica a quem transfere € para uma exchange, investe, ganha e recupera o investimento.

O problema é que os bancos aos poderosos permitem tudo, desde offshores a golpadas descaradas. Mas ao comum dos mortais são capazes de chatear por meia dúzia de patacos.

Soluções?

Tentar não dar nas vistas, depositar montantes pequenos de forma irregular.

Usar o XAPO ou afins

Ter mais que uma conta em mais que um banco.

E ter a coragem de refilar se alguém quiser fazer perguntas! Já tive que dizer a um chico esperto que tinha uma gaja na Alemanha a trabalhar pra mim, era ela que mandava € e ele não tinha nada a ver com a minha vida!

Acabou logo a conversa...






legendary
Activity: 1493
Merit: 1003
guarda um  pouco

Para mim também, se faz favor. Pode ser mesmo metade, se não der incómodo.
newbie
Activity: 5
Merit: 0
guarda um  pouco
full member
Activity: 462
Merit: 109
não tens que avisar ninguém a não ser o IRS ao final do ano.

Boas!
vi no localbitcoins que fazes a venda de bitcoins,logo sabes tirar a seguinte dúvida estúpida Smiley ,
ao declarar os lucros, tens que especificar que os lucros foram obtidos através da venda de moeda digital? ou tanto faz?
e se é preciso especificar, e o valor a pagar, tem alguma taxa especial?
EX: se tens mais de 75k por ano, pagas 50%, neste caso, também serão os 50% ?

Obrigado, abraço

o problema do IRS é que não é possível especificar um rendimento que não tenha enquadramento fiscal, como é o caso. não há taxas especiais... és tributado pela taxa liberatória.
de resto o Jay já linkou vários artigos em que respondem a estas questões.

ok, obrigado! de facto, para valores grandes, a taxa liberatória compensa em portugal...
full member
Activity: 208
Merit: 106
não tens que avisar ninguém a não ser o IRS ao final do ano.

Boas!
vi no localbitcoins que fazes a venda de bitcoins,logo sabes tirar a seguinte dúvida estúpida Smiley ,
ao declarar os lucros, tens que especificar que os lucros foram obtidos através da venda de moeda digital? ou tanto faz?
e se é preciso especificar, e o valor a pagar, tem alguma taxa especial?
EX: se tens mais de 75k por ano, pagas 50%, neste caso, também serão os 50% ?

Obrigado, abraço

o problema do IRS é que não é possível especificar um rendimento que não tenha enquadramento fiscal, como é o caso. não há taxas especiais... és tributado pela taxa liberatória.
de resto o Jay já linkou vários artigos em que respondem a estas questões.
legendary
Activity: 1493
Merit: 1003
Boas!
Tb tenho algumas questões em relação a este assunto.
Já alguém vendeu Bitcoins e depositou os euros na conta bancária?

Já. Uma vez, pouca quantidade, Bitstamp, há coisa de 2 anos.

Somos obrigados a declarar estes rendimentos? Como se declara estes rendimentos na declaração de IRS?

Supostamente sim, supostamente não, ainda não é claro, mas fiscalmente não deixam de ser mais valias obtidas na bolsa.
newbie
Activity: 6
Merit: 0
Boas!
Tb tenho algumas questões em relação a este assunto.
Já alguém vendeu Bitcoins e depositou os euros na conta bancária?
Somos obrigados a declarar estes rendimentos? Como se declara estes rendimentos na declaração de IRS?

full member
Activity: 462
Merit: 109
não tens que avisar ninguém a não ser o IRS ao final do ano.

Boas!
vi no localbitcoins que fazes a venda de bitcoins,logo sabes tirar a seguinte dúvida estúpida Smiley ,
ao declarar os lucros, tens que especificar que os lucros foram obtidos através da venda de moeda digital? ou tanto faz?
e se é preciso especificar, e o valor a pagar, tem alguma taxa especial?
EX: se tens mais de 75k por ano, pagas 50%, neste caso, também serão os 50% ?

Obrigado, abraço
full member
Activity: 208
Merit: 106
não tens que avisar ninguém a não ser o IRS ao final do ano.
member
Activity: 76
Merit: 11
Pela primeira vez vou investir neste mundo de Criptomoeda e tenho umas dúvidas.

Vou investir num ICO de um projecto que acredito vivamente que dará certo a longo prazo. Digamos que invisto 300€ e que quando o projecto estiver em exchange, esse projecto chega ao valor de 0.50$. Terei 2307€, como posso tirar uma parte desse dinheiro para o poder utilizar no dia-a-dia? Terei que avisar o banco desta actividade para não ter o azar de bloquearem a conta?

O objectivo, basicamente, era tirar parte do dinheiro para mim e outra parte deixa la estar para caso o valor do projecto suba para fazer mais profit. Uma espécie de 'Banco particular'.
Pages:
Jump to: