Voce está correto. O termo correto é comerciante.
Sobre o pagamento - errado. O comerciante escolhe se quer receber em BTC ou em outra moeda:
"BitPay will clear the payments over the bitcoin peer-to-peer payment network and post the balance to the merchant accounting ledger, according to the merchant preference settings.
Merchants can receive a settlement in their
local currency with a guaranteed exchange rate,
or keep the bitcoins, or choose a percentage split."
(fonte:
https://bitpay.com/bitcoin-direct-deposit )
Por favor, me ajude a interpretar o texto acima onde os comerciantes "recebem em USD e não BTC".
Deixei outras moedas de fora e utilizei apenas o USD, a moeda mais escolhida para a conversão. De qualquer forma, tu estás correto, o BitPay também permite o comerciante a aceitar indiretamente BTC. Entretanto, esta discussão se iniciou com sua citação que mais de 4000 empresas utilizam BTC. Eu então questionei a fonte.
O artigo publicado pelo Bitpay não discrimina o que estes comerciantes estão escolhendo. Daí a minha presunção de que recebem USD, pois não há vantagem alguma em receber indiretamente BTC. Ou seja, fiz uma afirmação baseada em dedução lógica.
O que tu não demonstrou é se realmente há mais de 4000 empresas utilizando BTC e se todas são idôneas. Da mesma maneira também não tenho como provar de forma direta quantos usuários de BTC adotam um comportamento criminoso. Porém eu baseio minha afirmação nos crimes cometidos envolvendo BTC que estão registrados neste fórum. Minha afirmação foi em grau qualitativo e não quantitativo.
Assim, fica determinado que a tua fonte é imprecisa e não lhe permite confirmar que mais de 4000 empresas utilizam BTC.
Interessante, mas isto não exime ninguém de citar a fonte de um trecho de texto disponível na Internet. Além disto, não estamos discutindo acesso a trabalhos científicos. Tu estás tentando utilizar um outro assunto como pretexto para ocultar sua inabilidade de citar uma fonte disponível a todos.
Infelizmente não forneceu nenhuma evidência para o que acabei de colocar. Releia minha afirmação. Não estou querendo dizer que por "EXCLUSIVAMENTE" você quis dizer "TODOS". Quero realmente entender sua afirmação!
Vamos tentar com números para ficar mais fácil.
Pessoas (física ou jurídica) sérias = 1
Pessoas (física ou jurídica) criminosas = 2
Todos = 3
Baseado em
Eu disse que BTC no presente momento esta sendo utilizado EXCLUSIVAMENTE por criminosos.
Por favor me responda apenas se:
"Eu disse que BTC no presente momento esta sendo utilizado " por:
(a) APENAS 1
(b) APENAS 2
(c) 3
Por favor, pare com estas "cambalhotas" gramaticais. É evidente desde a primeira mensagem que tu estás sugerindo que eu qualifiquei de criminosos todos aqueles que utilizam BTC:
Eu disse que BTC no presente momento esta sendo utilizado [apenas | tão somente] por criminososApenas e tão somente é equivalente a todos.
Eu já afirmei diversas vezes que quando fiz o comentário não tive a intenção de qualificar que todos (ou apenas, ou tão somente) aqueles que utilizam BTC são criminosos. Há muitas pessoas idôneas participando neste fórum em português e que utilizam o BTC. Entretanto o mundo é vasto e cheio de pessoas com comportamento questionável. BTC é a melhor escolha para as atividades criminosas destas pessoas.
Sinceramente eu desejo sucesso para todas pessoas com um comportamento honesto e gostaria que BTC não fosse escolhido para atividades criminais. Mas isto é apenas um desejo e não muda a dura realidade do comportamento moral humano.
Vide o recente caso do Mercado Bitcoin. O Leandro trabalhou duro para manter o negócio dele e oferecer um serviço idôneo para os Brasileiros. O que ele recebeu em troca? Foi atacado por criminosos ao ponto de não poder restaurar a página do câmbio. Aí, depois de tudo isto, ainda foi ameaçado e xingado por alguns usuários neste fórum (provavelmente pessoas com tendência criminosa).
O que há de comum nesta história? Aqueles que atacaram o Mercado Bitcoin e aqueles que xingaram e ameaçaram só querem uma coisa, o BTC.
Agora, em relação ao assunto principal deste tópico, se o BTC fosse regularizado e assegurado pelo governo Brasileiro, os clientes do Mercado Bitcoin não sofreriam perdas e o Leandro possuiria meios legais para ser ressarcido. Entretanto, a dura realidade é que o Leandro vai ter que pagar caro por esta perda, pois o governo brasileiro não assegura o uso de BTC para transações monetárias. Ou seja, para o poder judiciário não houve infração pois o mesmo não reconhece o BTC como moeda de troca.
Quem sempre sai ganhando neste cenário? Os usuário que utilizam o BTC para atividades criminais!