O assunto já é outro, mas sinceramente acredito que todo mundo com segurança e um básico bom (especialmente no quesito da luta contra a fome) seria net positivo para o mundo em comparação com esse sistema onde muitos lutam insensantemente em prol da mansão, da lamborghini, da empresa milionária, etc... acho que é uma bela reflexão para se fazer.
Quando queremos muito aquele carro, a felicidade ao alcançar ele eventualmente se desfaz. Aí temos que decidir qual a próxima "coisa" a se buscar... um vicio insaciável.
Pelo menos foi o que aprendi alcançando objetivos e pensando nos momentos que fui mais feliz.
Eu não tenho a menor ideia de porque a Argentina está no 47º lugar e o Brasil está 87° do IDH. E quais são os aspectos que mais se consideram. Mas eu sei que no meu caso, não importa tão rico e luxuoso seja um lugar, se eu não me sinto bem em caminhar de noite na rua, eu vou ficar mal. E nesse caso, é um aspecto duplo.
Tem essa questão que tu citou, do desejo como o inimigo a felicidade. O livro do Naval citado na nossa thread dos livros fala muito sobre isso e de uma forma genial. Concordo completamente com seu ponto.
E existe o aspecto para além do desejo do consumo, que é a liberdade de fazer o que se gosta. Eu me sinto muito feliz com caminhadas no final da tarde, de voltar pra casa andando dos lugares. Se algo me priva disso e me faz ter medo, não existe qualidade de vida pra mim. É uma questão muito objetiva. Em grandes centros urbanos violentos, eu não consigo ficar bem, não importa as oportunidades e festas e luxos que esses lugares possam oferecer.
Até engraçado falar isso, mas aqui no Brasil o dólar tem desvalorizado, pois quando o ATH bateu, acho que aqui o dólar era vendido aqui a uns R$ 5,60 mais ou menos e o BTC uns 68,5k, o que dava pouco mais de R$ 380 mil reais
Pra termos uma noção, se o dólar continuar no valor de hoje a R$ 4,77, o BTC precisaria bater uns 80k dólares para equivaler ao ATH daqui
Poisé, considerando as projeções do Goldman que está prevendo o dólar a R$4,40, talvez vamos precisar esperar uns dias/semanas pra comemorar a ATH em BRL. Que momento né? Vamos comemorar duplamente o momento.
Sabe o que acontece com a pessoa que estava horrorizada com a reportagem que apareceu no Globo Repórter. Ela foi criada achando que a felicidade só se obtém através de ganhos materiais. Sabe aquilo que é mostrado nos filmes norte-americanos? Sabe aquela cultura dos Winners e do Losers ? É isso que passa na cabeça de muitas pessoas. Já falei em outros tópicos sobre pessoas que amam o American Way of Life. Parece até lavagem cerebral.
A pessoa em questão teve uma infancia bem pobre e inclusive precisou ser criada por outra familia na infancia devido a falta de condições dos país. Então acho que ela tem um aspecto doloroso relacionado a situações de pobreza. Hoje felizmente é uma pessoa com uma ótima condição de vida, mas acho que por conta da infancia, a questão da qualidade de vida em situações que lembram pobreza, é impensável pra ela.