já chegou a ler as publicações dele?
de toda forma acho que esses argumentos esbarram num valor fundamental que muda de cabeça pra cabeça:
você acredita que as pessoas aprendem, mudam e se arrependem?
eu acredito que sim.
Eu também acredito que sim. Por isso, mencionei que acho que este tipo de casos as penas deviam ser revistas de x em x de tempo.
Até porque, quanto mais tempo estiver na prisão, menos potencial tem de ser recuperado.
Já a silk-road não produz algo legal. Era um Black market de produtos ilegais, nocivos pra sociedade.
Quem quiser arranjar drogas, vai arranjar. O que o Silk Road fazia era dar a oportunidade para que essas pessoas comprassem esses produtos sem o perigo de se ferrarem em uma biqueira ou de receberem um produto falsificado, assim como temos a epidemia dos opioides comumente infestados de fentanil, responsável por
67% das mortes por overdose nos EUA. "Nocivos para a sociedade" é juizo de valor
Não é assim tão linear.
O Silk Road não vendia só droga, vendia todo o tipo de artigo ilegal. A discussão sobre se um artigo devia ou não ser legal, já é outra coisa.
Mas existe uma diferença em haver um "Mercado Livre" - um marketplace, onde algum utilizador vende produtos ilegais, e haver um "Mercado Livre Drogas" especialmente dedicado a produtos ilegais.
No primeiro caso, os criadores não tem uma responsabilidade sobre o que é lá vendido, porque não foi criado com intuito de vender produtos legais. Já criar um marketplace onde o principal objetivo é vender produtos ilegais, é outra conversa. Foi intencional a criação desse marketplace.
Outro ponto aqui é: acho que ninguém pode ser ingénuo em pensar, que ele apenas criou o marketplace e ficou sentado a espera que começa-se a ser usado. Logicamente ele conhecia quem podia o usar. Ou seja, incentivou o seu uso, de forma direta (por convidar pessoalmente dealers por os já conhecer) ou indireta (anunciar o portal em foruns da DarkWeb). Ele sabia que estava a criar algo que era ilegal, com objetivos ilegais.
O ponto referente a como o produto chegava as pessoas sem perigo, também é um pouco subjetivo. O produto circulava livremente pelos serviços postais? Isso seria altamente exposto, para os vendedores e compradores. E se assim fosse, as autoridades até agradeciam ao site, porque conseguiriam apanhar muitos criminosos. Por isso, como é que as pessoas recebiam os produtos que compravam, serão que tinha de ir algum local levantar? Isso seria perigoso também. Qualquer das formas, desconheço esse aspeto do negocio.